A Lenda de Aang é a melhor coisa que você pode assistir hoje

Televisão quarta-feira, 15 de maio de 2019

Antes da última temporada de Game of Thrones começar eu decidi assistir uma outra coisa. Uma que eu sabia que era boa. Uma que eu sabia que terminava bem.

Não parece, mas já tem catorze anos desde que Avatar: A Lenda de Aang estreou. Nesse meio tempo já houveram vários jogos, adaptações pra livros, uma pá de quadrinhos, livros de colorir, box das temporadas, sei-lá-eu-quantos bonecos e brinquedos, trilhas sonoras e um filme, a série continuação, A Lenda de Korra.

Já na época e desde então, Avatar já levantou muito pano pra discussão, passando do debate de se é ou não anime (Não, não é) e passando pros seus temas e desenvolvimento, numa história que inclui genocídio, tortura e ditadura num programa que é, efetivamente, pra criança. Isso tudo já foi falado, questionado e debatido nesses anos todos, então eu não vou perder meu tempo com isso. Eu vou perder meu tempo repetindo a mesma coisa até cada pessoa que ler este texto entenda, aceite e faça: CÊ TEM QUE ASSISTIR AVATAR, VÉI.

Primeiro porque é legal pra caralho. Segundo porque é muito foda. E terceiro porque é infinitamente melhor que qualquer outra coisa que cê esteja fazendo na tua vida.

E sim, estes são todos argumentos concretos.

Boa parte da minha vida foi passada na frente de uma TV assistindo desenho. Desde os desenhos mudos dos anos 30 – graças à coleções e coletâneas – até o final da década de 2000. Não nego que de lá pra cá eu tenha me distanciado muito, não por conta de desenho, mas da TV como um todo, mas desses quase 80 anos de produções, Avatar, sem sombra de dúvidas, é um dos melhores. Cara, Avatar é melhor que os curtas do Mickey. É melhor que Popeye, que o Gato Félix e que Tintin. Presta atenção, bróder: AVATAR É MELHOR QUE TINTIN. Looney Tunes então?! Uma bosta. Zé Colméia? Manda Chuva? Tudo lixo. Flintstones então, nem se fala. Homem-Pássaro, Herculóides, Corrida Maluca. Aliás, verdade seja dita de uma vez: Avatar é melhor que a gigantesca maioria de Scooby-Doo. Avatar é melhor que tudo que já saiu de Astro Boy, e Astro Boy é foda. Lembra da Liga da Justiça d’Os Super Amigos? Mal vale a menção perto à Avatar, tal qual Transformers ou Os Smurfs. Cansou? Pior pra você: Avatar é melhor que Speed Racer, Capitão Caverna e Gatchaman juntos. Não lembra de Gatchaman? Deveria, era foda. Pode juntar todos os Gundam também que não chega nem perto. He-Man? Thundercats? Não se comparam nem de longe, no escuro, chovendo e de olhos fechados. É muito melhor que YuYu Hakusho e Mega Man e Macross e Attack on Titan e Gumball e que todas as séries do Homem-Aranha.

Dá até pra achar que eu tô exagerando, mas véi, na boa. Na boa mesmo. Avatar é melhor que Evangelion. É melhor que boa parte de Tom & Jerry. Sério mesmo, irmão. Avatar é melhor que A Pantera Cor de Rosa. Também é melhor que boa parte de tudo dos Muppets. Avatar é melhor que Dragon Ball. Todo Dragon Ball. Qualquer Dragon Ball. SilverHawks? Nada. Lembra de como DuckTales era foda? Avatar é melhor. Simplesmente melhor. Melhor que Minduim, cara. Juro. Melhor que Garfield. Lembra de Doug? Porra cara, Avatar é melhor que Doug e Rugrats: Os Anjinhos, tem noção do que é isso? Também ganha de Animaniacs e d’A Vida Moderna de Rocko. É melhor que Os Gárgulas. Avatar é melhor que Os Gárgulas e Os Super Patos. Também é melhor que Saber Marionette e que a série do Timão & Pumba. É melhor que O Laboratório de Dexter e Samurai Jack e Hey Arnold!. É melhor que Pokémon e As Meninas Superpoderosas e CatDog e Os Thornberrys. Avatar é melhor que Medabots e que Liga da Justiça Sem Limites e Jovens Titãs e X-Men: Evolution. Também ganha de Kim Possible e Danny Phantom e Megas XLR. Avatar é melhor que Sakura Card Captors e Total Drama Island e Afro Samurai. Avatar é melhor que todas as séries animadas do Batman, todas elas. É melhor que As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy. Presta muita atenção no que eu vou falar aqui: Avatar é melhor que Pica-Pau.

Eu sei que isso parece só um amontoado que nomes de desenhos e séries, mas não é. É um ranking: Eu lembro e assisti muito cada um deles. Avatar é melhor que todos esses, com raras exceções, e ainda assim é uma briga árdua. A Lenda de Aang é melhor animado que a grande maioria, tem melhores atores e dubladores que a maioria, tem qualidade de imagem e som melhor que a maioria… E isso são parâmetros técnicos. Com muitas poucas exceções, nenhum desses desenhos tem o tanto de cuidado quanto Avatar tem com suas influências e referências: Cada cena de Avatar é um exemplo de como utilizar culturas diferentes numa unica obra, não só de forma coesa e interessante, mas de forma respeitosa. Nenhum deles tem tantos culhões quanto Avatar teve… Claro, alguns tentaram, mas Avatar fez, com limitações, é verdade, mas tá lá.

Tem desenhos incríveis aí, sem exagero algum. Esses dois parágrafos de citações são alguns dos melhores desenhos que eu já vi na minha vida… São alguns dos melhores desenhos já feitos. Vários e vários deles eram extremamente avançados pra quando foram feitos, enquanto outros conseguiram ser incríveis com todas as formas possíveis e imagináveis de limitações. Tem desenho aí de antes da minha avó nascer, cara. Desenhos que minha vó mesmo não viu e que eu vi, e que quase CEM ANOS depois ainda são divertidos de assitir. Tá todo mundo puto da vida com Game of Thrones, enquanto jogam o nome de Breaking Bad como a coisa mais incrível do mundo. Digo sem medo algum: Avatar é melhor que Breaking Bad. Fez muito mais com muito menos, sendo um programa pra crianças de oito anos.

Todo mundo que acompanha animações, seja em tradicional 2D, 3D, digital ou o raio que o parta já cansou de ouvir aquela frase “é pros filhos, mas os pais vão gostar também”, e que em tempos mais recentes virou “os filhos vão gostar, mas quem vai aproveitar mesmo são os pais”. Os dois casos costumam falar de obras muito legais. Mas cara… Avatar faz os dois. Tem outras obras que também conseguem (E isso é incrível!) mas conta-se nos dedos. Avatar faz os dois em 61 episódios. Avatar faz o seu coração crescer três vezes de tamanho do mesmo jeito que o Hobbit faz (O livro, faz favor).

Não dá pra dizer que Avatar é subestimado, considerando o tanto de coisa que a franquia inclui e virá à incluir, já que já tem mais quadrinhos pra serem publicados ainda este ano e com uma série live action da Netflix já programada (Sem previsão ainda, mas não antes de 2020), mas porra, tem gente que nunca ouviu falar e isso é um absurdo. É um absurdo porque daqui à 82 anos a gente ainda tem que estar falando de Avatar. É extremamente difícil falar do futuro, principalmente considerando que ainda estamos em 2019, mas Avatar: A Lenda de Aang é uma das melhores obras do século 21. Não é perfeito, realmente não é, mas se você quer ter toda a satisfação de ver uma história incrível ser contada com todo o esmero possível, vai lá assistir. Faça este favor pra ti e pra tua vida.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito