Eeeeeee ô ôoooo, vida de Pantera

HQs quarta-feira, 18 de julho de 2018

Apesar de toda a sua importância política e de representatividade, Pantera Negra, assim como o Homem de Ferro, estava longe da série A dos super heróis da Marvel antes de seu primeiro filme solo. Com certeza, graças ao sucesso do filme, o personagem finalmente ganhará seu lugar ao sol e começará a ter mais importância dentro da própria editora, inclusive já garantindo lugar na nova HQ dos Vingadores que irá surgir esse ano. Mas você fraga mesmo de Pantera Negra?

Pantera Negra foi o segundo super-herói negro criado nas história em quadrinhos, já que fui informado recentemente que Lothar, parceiro do Mandrake e atual Fantasma, foi o primeiro super herói negro das histórias em quadrinhos. É preciso dar importância para o SUPER aqui, pois existiam outros heróis negros antes dele. Alguns inclusive tiveram forte influência na criação do próprio Pantera Negra, como é o caso do Lion Man, criado pela All-Negro Comics, que defendia um local da África da ganância dos homens brancos que queriam roubar urânio para a fabricação de bombas, e do Waku, Prince of the Bantu, que torna-se rei de seu povo após a morte do pai, criado pela Atlas, que mais tarde, sob a sagacidade de Stan Lee, tornaria-se a Marvel que todos conhecemos e amamos. A não ser que você seja um DCnauta rancoroso.

Criado pelo mesmo Stan Lee e por Jack Kirby, a primeira aparição de Pantera Negra nos quadrinhos foi em 1966 na edição 52 de Quarteto Fantástico e, após algumas participações especiais em revistas de outros personagens, passou a integrar os Vingadores em 1968, tornando-se também o primeiro Vingador negro. Em 1973, ganhou histórias solo na revista Jungle Action, que durou até 1976, quando surgiu então a Pantera Negra Vol. 1, que durou apenas 15 edições. E assim vem sendo a vida do Pantera Negra desde então. Apesar de quase sempre ser um Vingador, sua popularidade nunca foi grande o suficiente para manter uma revista solo por muito tempo.

Com o passar dos anos, Pantera Negra enfrentou muitos problemas em Wakanda, desde perder o respeito de seu povo por ter abandonado suas responsabilidades como rei para ser um Vingador, até ser enganado e expulso de seu próprio reino por Mephisto e ter que passar um tempo tomando conta da Cozinha do Inferno quando o Demolidor resolveu dar um rolezinho por São Francisco. Apesar de toda a trama política, T’Challa sempre conseguia retomar seu posto como rei de Wakanda, até que um dia não conseguiu. Mas calma, que antes tem uma mega saga no meio do caminho.

T’Challa estava casado com a Tempestade, era um Vingador, era rei de Wakanda de novo e até deu uma liderada no Quarteto Fantástico ao lado da esposa enquanto Reed Richards e Sue Storm tentavam superar as tretas que tinham rolado durante a primeira Guerra Civil, quando de repente um Vingadores vs X-Men selvagem aparece e zoa a porra toda. Com o quebra pau rolando solto entre as duas equipes, Pantera Negra e Tempestade precisam tomar uma atitude e ficam do lado de suas equipes, resultando no fim do casamento dos dois. Porque é disso que a Marvel gosta, mega sagas e separar casal feliz. Mas o pior ainda estava por vir e Namor, tomado no Jiraya pela Força Fênix, destrói completamente Wakanda.

Vingadores vs X-Men acabou, o tempo passou, o Pantera Negra se recuperou, a fila andou e Wakanda estava quase voltando a ser a grande nação que era, quando o Pantera Negra simplesmente descobre que os mundos estão acabando. As realidades estão colidindo e para impedir que isso aconteça ele se une aos Illuminati, uma equipe secreta formada por Homem de Ferro, Doutor Estranho, Namor, Raio Negro, Professor Xavier e Reed Richards, que existe desde o fim da Guerra Kree-Skrull.

Nessa época, o Pantera Negra foi contra os ideais do grupo e recusou o convite, mas agora não lhe restava alternativa. Quer dizer, até restava, mas qual super-herói sabe tomar boas decisões? O resultado disso tudo é que Shuri, a irmã do Pantera Negra, descobre que ele tá de conversinha com o Namor e exila o irmão pro reino dos mortos de Wakanda, onde ele assume o lugar da deusa Bast e passa a receber toda a sabedoria e conhecimento dos antigos Panteras Negras.

Se já não tivesse ruim o suficiente, os Illuminati falham miseravelmente em impedir o fim do multiverso e tudo isso resulta no mega reboot da Marvel, Crise nas Infinitas Terr… digo, Guerras Secretas. Mas isso é papo pra outro texto.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito