23 de Abril: dia mundial do livro

Livros quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia mundial do livro.
Um dia em que o livro é o foco.
Mas… porque dia mundial do livro?
Bom, a UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, na sua tradução da sigla, elegeu esse dia como dia mundial do livro. Nesse dia aconteceram algumas perdas e ganhos relacionados a literatura. William Shakespeare morreu nesse dia. Autor de histórias muito conhecidas até hoje, como Sonho de uma Noite de Verão, ele é uma das causas desse dia. Miguel de Cervantes também teve seu fim nesse dia. Autor de Dom Quixote, ele é outro bem conhecido. Mas isso foram as perdas.
de ganhos, muitos outros famosos autores tiveram suas vidas iniciadas nesse dia: Maurice Druon, K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e… Bom, deixa pra lá, acho que isso não é lá algo interessante.
Mas… como comemorar o dia do livro, essa data tão pouco divulgada? Slgumas cidades existe a troca de flores e livros, para lembrar alguma tradição que eu não sei muito bem o motivo nem qual é, mas é importante.
E hoje?
O que deveriam fazer para comemorar essa data?
Proponho o seguinte, nada complicado:
Vá a uma sebo, compre um livro. Não importa o título. O mais barato, o que você adora, aquele que significa muito para você. Oras, compre qualquer coisa que tenha o espirito literário dentro. E para deixar isso ainda mais marcante, escreva algo. Alguma palavra que possa ajudar a pessoa a descobrir sobre o dia.
Algo que possa deixar mais ligada na importância de um livro.
Ou, se você tem a capacidade, escreva algo SEU, alguma história SUA.
Escolha uma pessoa na rua e dê o livro, e sorria, apenas isso. se ela não pegar, apenas escolha outra e repita, até que o livro seja passado adiante. Se ainda quiser falar “feliz dia mundial do livro LOLOLOL” para quem você escolher, fique a vontade. Falam feliz natal e feliz páscoa para darem presentes e chocolates, porque não falar isso durante o dia do livro?
E é isso. comemore o dia lendo o que você gosta, recomendando o que você acha bom e dando um livro para alguém que não conta com isso.
surpreenda.

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Vou comemorar lendo Coração de Tinta :D Huhauhauhuah

    x

busca

confira

quem?

baconfrito