Vingadores: Era de Ultron – Considerações e outros bichos

Cinema quarta-feira, 29 de Abril de 2015

Eu não sei porque, mas eu sempre fico ansioso para os filmes da Marvel e sempre que eles estreiam eu simplesmente desanimo de ir ao cinema assisti-los. Neste exato momento, por exemplo, estou pilhado para assistir Homem Formiga, mas tenho certeza de que quando o mesmo estrear eu não darei a mínima. Que coisa louca, não? Mas eu finalmente assisti Era de Ultron e tenho algumas considerações a fazer.


Bom, pra início de conversa o filme é sensacional. “Ain, mas o primeiro foi muito melhor.” Não foi, jovem idiota. O que acontece é que o primeiro nos surpreendeu pela originalidade. Era a, pasmem, primeira vez que víamos aqueles heróis unidos em live action. Agora nós já tínhamos uma ideia do que esperar, heróis brigando entre si, unindo-se contra a ameaça maior, piadinhas e muita ação. Agora parem de retardo e vamos falar sobre as coisas interessantes que a natureza dá pra gente o filme jogou na nossa cara.

Ah, mas antes disso, temos que falar sobre um outro assunto que também gerou bastante mimimi. A Viúva Negra ser ou não uma vadia. Pra começar ela não pegou o Capitão América e ela não pegou o Gavião Arqueiro, acho que isso ficou bem claro no filme. A não ser que ela seja realmente uma vadia falsa que se passa por amiga da mulher do cara e só a espera ir ao banheiro pra pegar nas bolas dele. Enfim, vamos ao que importa logo.

A Doutora Cho

Se não me engano ela é um personagem criado exclusivamente para o filme, mas se você souber nadar e não ficar somente na parte rasa do oceano que é a Marvel, deve ter percebido que ela tem o mesmo sobrenome que Amadeus Cho, o menino gênio chutador de bundas nas HQs.

Família Gavião e o destino Ultimate

Uma das cenas mais fodas do segundo volume dos Supremos, os Vingadores do universo Ultimate, é quando a família do Gavião Arqueiro é massacrada por mercenários. Ou pela Viúva Negra? Não me lembro, faz muito tempo que li. A grande questão é, teria sido a família de Clint Barton introduzida em Era de Ultron para que tenham o mesmo destino em Guerra Civil? É claro que é algo completamente desnecessário no UCM, mas que seria foda seria.

O destino de Thor e Hulk

Enquanto temos certeza de que Thor marcha rumo ao Ragnarok, que eu acho um tanto quanto difícil de ser empurrado goela abaixo dos fãs do UCM, o Hulk desapareceu sem deixar rastros. Teria ele ido para o espaço? Veremos realmente uma pequena porção de Planeta Hulk em Guardiões da Galáxia 2? Eu espero que sim, mas é quase certo que não.

A morte de um “Vingador”

Esse é o problema de criar expectativas com spoiler mal dado. É claro que eu tava contando com a morte do Gavião Arqueiro, mas isso foi antes de se aprofundarem na história do personagem e mostrarem o quão heroico ele é. Afinal, o cara tem família e arrisca a vida pelo bem maior da humanidade. E ok, a morte do Mercúrio também foi super heroica, mas quem liga? Os caras apenas queriam introduzir a Feiticeira Escarlate nos Vingadores e sabiam que sem o Mercúrio nego ia chorar pra caramba, então fizeram o que tinha que fazer. Infelizmente eu tenho que dizer que o Mercúrio da Fox, mesmo com aquela peruca digna de comunidade no Orkut, foi muito melhor aproveitado.

Os maiores HERÓIS da Terra

Se tem uma coisa que qualquer pessoa que já leu quadrinhos na vida sempre pensa é: “Quantas pessoas morrem toda vez que o Hulk e o Abominável embolam na porrada no centro de Manhattan ao meio dia dum domingo?” E um dos pontos altos de Era de Ultron foi a preocupação dos heróis em tirarem os civis da zona de combate. Porra, os caras se deram ao trabalho de evacuar uma cidade inteira antes de chegar descendo o sarrafo e destruindo tudo e soterrando gente inocente. Parabéns Joss Whedon.

O maior HERÓI da Terra

Porém não há como dizer que exista herói mais heroico do que o Visão. O cara não quer matar ninguém, se importa com a vida de todos e brinca com o Mjolnir melhor que o próprio Thor. Não interessa se você é uma lata velha gagá com complexo de Deus, pro Visão sua vida é importante, toda vida é importante e agora eu não consigo tirar aquela maldita música do Monty Python da cabeça.

A queda de Tony Stark

Se tem um cara nada heroico nessa história toda é o Toninho Canabrava. Nos 3 filmes solo ele nada mais fez do que arrumar as próprias cagadas, em Vingadores ele até teve uma boa taxa de ações heroicas, mas a Torre Stark foi algo fundamental pra invasão de Nova Iorque; já em Era de Ultron… Bem, não existiria Era de Ultron sem Tony Stark e lá vem a Guerra Civil. Se a ideia da Marvel era construir um vilão, ela está de parabéns, Tony Stark é um grande dum filho da puta, mas todos nós sabemos que essa não é a intenção e que Robert Downey Jr. é O cara do UCM, tendo seu grand finale em alta em Vingadores 3. O problema é como ele irá se reerguer após todas essas cagadas e as que ainda estão por vir.

Máquina de Combate e os outros side-kicks

Se teve uma coisa que me intrigou bastante em Vingadores foi: “Onde diabos estava o Máquina de Combate que não pode ajudar a galera contra um monte de aliens cuzões?” Bem, respostas não foram dadas, mas pelo menos ele se retratou em Era de Ultron. Quanto ao Falcão não ter aparecido… A batalha foi em outro país e o Falcão não teria como voar até lá a tempo de ajudar a galera. Agora, porque o Capitão América não pediu a ajuda de todos os heróis existentes pra enfrentar um exército de robôs eu não faço a menor ideia.

Os Novos Vingadores e a Academia Vingadores

Ao final do filme temos uma pequena amostra do que nos espera em Guerra Civil e Vingadores 3, a nova equipe dos heróis mais poderosos da Terra. Visão, Máquina de Combate, Falcão e Feiticeira Escarlate unem-se ao Capitão América e a Viúva Negra na nova base dos Vingadores que tem tudo pra ser a Academia Vingadores, que por sua vez, pode vir a ser uma das novas séries da Marvel, mais especificamente o spin-off de Agentes da S.H.I.E.L.D..

A verdade é que Era de Ultron me surpreendeu mais do que eu esperava, o que é raro hoje em dia. Um filme que supere as expectativas? Uau! Agora é esperar pelo encerramento dessa maravilhosa trilogia e torcer pra Homem Formiga não ser o novo Homem de Ferro 3.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito