Um Plano Brilhante (Flawless)

Cinema quinta-feira, 10 de Abril de 2008

 Demi Moore (Instinto Secreto) e Michael Caine (Batman Begins) no mesmo filme? Puta encontro de DINOSSAUROS, eu diria. Uma coisa é certa: Esses dois detonam quando o assunto é atuação.

Em Um Plano Brilhante, Laura Quinn (Demi Moore) é uma executiva extremamente dedicada que trabalha na MAIOR empresa de diamantes de Londres, London Diamond, em… 1960. Mas ela é frustrada: seu sucesso profissional (mais conhecido como promoção, subir de cargo, essas coisas) é impedido pelo fato de ela ser uma mulher. Após conhecer o faxineiro Mr. Hobbs (Michael Caine), cara amargurado com uma pequena sede de vingança contra a empresa, ela junta-se ao cara por terem algo em comum: Os dois querem vingança ali. Mr. Hoobs tem um plano, e ela tem um motivo. Os dois se preparam então para colocar em prática o plano brilhante: um roubo audacioso na firma que os menosprezou.

É claro que a sinopse passa um filme sem inovações – e até mesmo clichê – e nada empolgante. E eu estou aqui pra provar exatamente o contrário. O que eu pensei que seria mais um suspense envolvendo alta tecnologia no roubo, um traidor, cadeia e um motivo bizarro pra sair da cadeia, na verdade é um filme BEM acima das expectativas. Tem seus clichês, mas… que filme que mostra os anos 60 não têm clichês?

 Olha o visual do cara.

ENREDO

Quando você pensa “vou ficar aqui sentado esse tempo todo pra só no fim ter algo que realmente vale a pena”, você está errado. O filme já começa genial, caprichando no estilo sessentista. Uma mulher determinada e um viúvo MANCO planejam um PUTA roubo que, de tão simples, foi genial. O suspense mesmo, de verdade, está após o roubo, e é daqueles que faria você ficar 4 horas interruptas olhando pra tela, prestando a atenção em cada detalhe. Só depois de ver o filme pra saber que o título realmente faz jus ao mesmo.

PERSONAGENS

Como eu disse lá no topo, Michael Caine e Demi Moore detonam. Os dois fazem a lição de casa e poderiam carregar o filme nas costas caso o elenco fosse ruim – o que não é o caso. Lambert Wilson (Matrix Reloaded / Revolutions) é Finch, um investigador dos melhores. O resto do elenco é secundário por CULPA desses três que, definitivamente, roubam a cena.

 Principalmente os dois.

CLICHÊS

A maior parte deles, que nem são tantos assim, são aceitáveis. Típicos do estilo de filme, eu diria. Me lembro de um BEM forçado, envolvendo um guarda e câmeras de segurança – e só, pra não estragar o filme. Já falei demais, até. Enfim, de resto, o filme é na medida.

O filme vale o ingresso. Taí a frase que resume essa resenha.

Um Plano Brilhante

Flawless (108 minutos – Suspense)
Lançamento: Reino Unido / Luxemburgo, 2007
Direção: Michael Radford
Roteiro: Edward Anderson
Elenco: Demi Moore, Michael Caine, Lambert Wilson, Joss Ackland

Leia mais em: ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito