Um Estudo sobre Dr. House e Sherlock Holmes

Livros terça-feira, 22 de março de 2011

O último texto do K me serviu de inspiração para falar sobre um assunto bastante interessante: A relação dos personagens Dr. House, da série televisiva, e Mr. Sherlock Holmes, personagem criado pelo escritor inglês Sir Arthur Conan o bárbaro Doyle. Bom, se você nunca ouviu falar no Dr. Gregory House ou em Sherlock Holmes, seja bem vindo à Terra, mas se conhece um pouco da história dos dois personagens, já deve ter traçado um paralelo sobre as características de ambos, a não ser que seja um retardado mental. Beleza, vou considerar a hipótese de você ser um retardado mental.

Sherlock Holmes é um detetive criado por Arthur Conan Doyle, morador da Londres da era vitoriana (Fim do século XIX) e que apareceu pela primeira vez no romance Um Estudo em Vermelho (A Study in Scarlet), publicado no Beeton’s Christmas Annual em 1887, fazendo um certo sucesso. Sua aventura posterior, o também romance O Signo dos Quatro, (originalmente The Sign of Six, e mudado a pedido da editora para The Sign of Four) foi quem alavancou o personagem de Doyle, de modo que esse conseguiu um contrato com o periódico londrino The Strand Magazine. A pedido do periódico, o ilustrador Sidney Paget criou a célebre imagem do detetive de lupa na mão, cachimbo à boca e com chápeu de orelha ao contrário (Embora o chapéu citado só apareça em dois dos vários contos de Holmes). O formato de publicação das histórias na Strand Magazine era o de conto, quase todos narrados pelo seu maior amigo, Dr. Watson, e sua primeira publicação foi O Escândalo na Boemia, em 1891, no qual Holmes ajuda o rei de uma região alemã a tentar reaver uma foto. Com as publicações de Sherlock Holmes, a Strand Magazine se tornou um fenômeno, e Holmes se tornou maior que seu criador.

Mas agora vamos falar do personagem em si. Sherlock Holmes reside na Baker Street, em Londres, no nº 221B. Durante um tempo, morou com o Dr. John H. Watson, até este se casar e só visitar o amigo ocasionalmente, ou quando um caso interessante está na pauta. Os casos estudados por Holmes vão desde investigações a pedido da alta nobreza, assassinatos, roubos e em grande parte das vezes, casos modestos para livrar algum pobre homem de um destino indigno. As técnicas nas quais Holmes se baseia são a dedução lógica e observação, mas claro, tudo isso somada a perícias em química, geologia e etc.

 Holmes de Sidney Paget.

Embora Holmes não tenha sido o pioneiro nos detetives “dedutivos observativos” (Edgar Allan Poe já havia criado o investigador frânces Auguste Dupin e Charles Dickens criou o inspetor Bucket, por exemplo), certamente foi expoente do gênero, já que suas histórias se concentravam em focar as técnicas dedutivas aplicadas por Holmes no primeiro plano, ao contrário de outras histórias que se focavam na ação.

Sobre o Dr. House, não me prolongarei, já que o texto do K fala bem sobre ele, só tenho a dizer que o método que House usa para chegar aos seus diagnósticos são a dedução lógica e a observação extrema, tal como uma imaginação fora de série. Aliás, todos os personagens que usam essas técnicas são derivados de Holmes. (Patrick Jane, do The Mentalist, Monk, etc.)

Mas e aí? Qual a relação entre os dois personagens? Dr. House é uma recriação do próprio Sherlock Holmes, mas direcionado ao campo da medicina. A ele foram atribuídas algumas características peculiares, como uma personalidade sarcástica, persuasiva, narcisista e egocêntrica. Tô mentindo? Em que lugar do mundo você já imaginou que, para um médico, é mais importante se gabar de um diagnóstico correto do que salvar a vida do paciente? É isso que o House faz, ele salva vidas para alimentar o seu ego, ele não está nem aí para a vida dos pacientes. Continuemos.

 Se o paciente morrer, ele não pode dizer “Soufoda!”

Será que alguém além de mim consegue enxergar uma semelhança no nome dos dois personagens? Tipo, Gregory parece com Sherlock, e House lembra Home, que lembra Holmes? Acham que eu to viajando né? Vamos mais adiante. Qual o nome do melhor amigo de House? James Wilson. E do Sherlock? John Watson. Também não viram semelhança? Sherlock Holmes é viciado em cocaína, House em Vicodin (Poderoso anestésico). Porra, o apartamento dos dois é o nº 221B. O inimigo dos dois tem o mesmo sobrenome, Moriarty.

Mas também podemos conjecturar algumas diferenças drásticas entre os personagens. Holmes, por diversas vezes, abre mão de dinheiro para que um caso seja solucionado apenas para se fazer justiça. Holmes também não posa de tanta arrogância. Mas na boa, tudo mundo assiste House M. D. porque o cara é um mala. Imagine um House “bonzinho”, não teria graça alguma! Bom, depois de ler tudo isso, o melhor que todos nós temos a fazer é ou ler as histórias do maior detetive do mundo, ou então, assistir as proezas do médico mais mala do mundo.

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Num é que tudo isso faz sentido mesmo!?

  • Guten
  • Caveira

    Os próprios criadores da série já admitiram que House é um Sherlock Holmes trabalhando como médico.

    Se bem que negar isso seria uma mentira grotesca.

    De qualquer forma, ambos são personagens divertidos com histórias sensacionais.

  • Loney

    Cara, Gregory NÃO lembra Sherlock, nem gramaticalmente, fonologicamente e nem semanticamente =S

  • Eu acho que lembra, cara!

  • Pow, tá certo que os dois são pomposos e tal… mas tão meio distantes =X

  • A unica utilidade desse post em si foi divulgar os livros celebres de Holmes, em geral não apresenta grande dedução logica como dos objetos citados

  • Wandemberg

    Já tinha percebido a semelhança de nomes entre personagens.E repare que Wilson é o único amigo de Houseassim como Watson o é para Holmes.

  • yuri

    Sim, e se vc reparar, até as iniciais são as mesmas: James Wilson e John Watson

  • Ou rever as primeiras temporadas reparei que o apartamento do House eh o 221 e na porta dele tá “B” huahua

  • José victor

    eu já tinha notado tudo isso quando uma vez que vi o numero do apt do house procurei mais semelhanças.

  • mary

    Verdade, mas são dois nomes fortes e incomuns. Talvez eles tenham escolhido Gregory porque é o primeiro nome do Lestrade, mais uma coisa parecida com S.H.

busca

confira

quem?

baconfrito