Um Contrato com Deus (DC Comics)

Bíblia Nerd sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Quando se fala em um roteirista de HQs genial, logo vêm à cabeça da maioria Neil Gaiman, Alan Moore, Garth Ennis, Warren Ellis, Grant Morrisson e mais uma cacetada de outros deuses da Nona Arte. Mas, há um que é frequentemente esquecido, apesar de ser um dos pais do estilo chamado graphic novel: Will Eisner, criador do Spirit.

Um Contrato com Deus foi uma das primeiras graphic novels produzidas, e um dos primeiros trabalhos a se denominar de tal modo.

Essa obra pioneira se consiste de quatro histórias curtas, todas ocorridas em um cortiço no bairro do Bronx durante a década de 30. A última história, Cookalein, é a única história que não se passa exclusivamente no supracitado cortiço, tendo algumas partes ocorridas num campo de judeus refugiados. Todas as histórias possuem um teor semi-autobiográfico, nas quais Eisner representa as experiências da infância dele e de seus comtemporâneos. As histórias, embora independentes entre si, possuem em comum os temas da imigração e das descobertas da infância. Ou seja, não espere uma leitura exatamente alegre.

A arte é em preto e branco, bem detalhada (especialmente nos cenários) e os personagens são desenhados num meio termo entre o realismo e o cartoon. O texto é de excelente qualidade, complementando bem a parte gráfica e, adicionado do contexto de uma das graphic novels primordiais, transforma a obra em um clássico instantâneo. Agora, saia daqui e vá num sebo procurar essa pérola. Vai valer cada centavo investido, eu garanto.

Um Contrato com Deus


A Contract with God
Lançamento: 1978
Arte: Will Eisner
Roteiro: Will Eisner
Número de Páginas: 196
Editora: Baronet Books (Edição original), DC Comics (Nova edição)

Leia mais em: , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Nem precisa ir em Sebo. A Devir tá lançando todos os volumes dessa série do Eisner em bancas de jornal mesmo, eu por exemplo comprei os dois que já lançaram e to esperando p seguinte. Os preços giram em torno dos 50 beija-flores, mas eu acho que vale bem a pena, sim.

    E eu acho que “UM Contrato Com Deus” foi A primeira Graphic Novel.

busca

confira

quem?

baconfrito