Trilhas – Filmes & Séries

Música quarta-feira, 06 de agosto de 2008

Trilhas sonoras foram e sempre serão fundamentais ao cinema, canções e músicas orquestradas complementam o que está sendo exibido ou mesmo falado pelos atores; assustam, fazem rir e, principalmente, emocionam. Aqui, no Brasil, não temos a cultura do gênero Musical, que nos EUA está presente na Broadway e em diversos filmes (antigamente muito mais frequentes, hoje presente em filmes como Sweeney Todd e Across the Universe.

Entretanto, canções sempre estarão presentes nos filmes e séries, seja para revelar um novo artista ou banda ou para aumentar o sucesso do filme quando um reconhecido artista trabalha diretamente na trilha (como ocorreu recentemente com Eddie Vedder na trilha de Na Natureza Selvagem). Apesar de não servir como amostragem para as melhores canções lançadas a cada ano nos cinemas, o Oscar 2008 premiou uma singela e belíssima canção de um pequeno filme irlândes (um filme com músicas, não um musical), chamado Apenas uma Vez. A canção é Falling Slowly.

Atualmente, o que mais me chama a atenção sobre trilhas sonoras é seu sucesso junto as séries. Cada vez mais cantores/cantoras e bandas são utilizados em séries com destaque, inclusive, para quem acompanha de perto a televisão americana, sabe que este fenômeno tem rendido muito a artistas desconhecidos do grande público. Mais ou menos como acontece por aqui quando uma canção entra em trilha de novela, no entanto, noto que os produtores e os diretores musicais dão preferência a músicas que se encaixam diretamente com a cena na qual estão envolvidas, independente do reconhecimento dos músicos, muito pelo contrário. As trilhas de séries estão servindo de trampolim para diversos artistas e bandas.

As séries que mais se destacam nesse quesito são: Cold Case e Grey’s Anatomy. A primeira utiliza diversas canções a cada episódio para situar a época na qual se passa o crime que será investigado no episódio, um prato cheio para os saudosistas. Já Grey’s Anatomy busca nas canções apresentadas durante os episódios para retratar os sentimentos dos personagens, buscando música de bandas e artistas mais indies. Há diversos momentos dramáticos como, por exemplo, a morte de Denny Duquette, paciente/amor de Izzie, no final da segunda temporada ao som de Snow Patrol, Chasing Cars (cena no video abaixo).

Nesta última temporada foi a vez de House surpreender a todos com a belissíma canção Passing Afternoon, do desconhecido (para mim) Iron & Wine, na sequência final do seu último episódio da temporada, Wilson’s Heart, num dos momentos mais tristes e dramáticos da história de série.

Leia mais em:

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Naga Riddle

    Nossa é mto verdade isso..
    Realmente na maioria dos seriados em geral usam a musica para retratar uma ação/sentimento..
    Bom pelomenos a escolha da musica sempre foi pelomenos na minha opinião, sempre muito bem feita!
    Mas também os caras pensam em tudo… e não teria como não pensar pq ta cada vez mais difiel entreter o publico com series…
    Quer dizer não existem mais series como o Seinfeld…

    Mas fazer o q né.. C´est la vie!

    XD

  • josé

    eu só vejo 1 série, que é Supernatural. pouco tenho tempo pra ver TV, então quando eu posso é isso que eu assisto.

    Mas foi show de bola o último episódio da terceira temporada, em que o Dean (que está prestes a morrer, ) canta junto com Sam a música Wanted Dead Or Alive, do Bon Jovi.

    I’m a cowboy, on a steel horse I ride
    I’m wanted dead or alive
    Wanted dead or alive

  • como nunca assisti grey’s anatomy,não posso falar,mas em Cold Case as músicas são mesmo ótimas cara.Principalmente nos finais de episódio,quando eles “vêem” a pessoa que morreu.
    acho trilha sonora quase tão importante quanto os efeitos especiais.Cara,sem eles não tem filme,um filme sem trilha sonora seria uma bosta.Imagina só,aqueles filmes de guerra,quando se tem uma visão de longe de dois exércitos prestes a começar a lutar,sem música.Sux~

busca

confira

quem?

baconfrito