Top 5 – Bandas Mineiras

Música sexta-feira, 15 de junho de 2012

Minas Gerais é um estado foda, e eu, como bom mineiro, sempre exaltarei isso. Essa aqui é terra do pão de queijo, do queijo, do biscoito caseiro, do feijão tropeiro, chega de falar de comida do trem-de-ferro, de nove presidentes, da Serra do Curral, das belíssimas Ouro Preto e Diamantina, de Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, muitas outras coisas boas, e claro, também de boa música.

A música mineira é unanimidade no cenário nacional, representadas por nomes como Beto Guedes, Milton Nascimento, Fernando Brant e todos os demais integrantes do ótimo Clube da Esquina. E também pela galera abaixo, que anima pessoas Brasil afora com um ótimo pop/rock nacional.

5 – Jota Quest

O Jota Quest começou com o nome de Jay Quest, uma referência ao clássico desenho Jonny Quest. Eu nem preciso falar muito da banda, já que ela é uma das bandas de pop rock mais famosas do Brasil. O que justifica a inclusão do Jota Quest na quinta colocação é o sucesso deles se deve muito mais ao apelo publicitário que a banda gera do que em questão da música produzida, é ou não é, Luciano Huck? Outro ponto interessante é que grande parte das músicas tocadas pelo Jota Quest é de autoria do irmão do Rogério Flausino, o Wilson Sideral (Grande torcedor do Galo), e de bandas com menor espaço midiático, como o Tianastácia.

4 – Pato Fu

O Pato Fu teve seu ápice durante o final dos anos 90, e em determinado momento, chegou a ser a banda mineira que mais sucesso fazia no Brasil. Donos de um pop melódico, resultado da bela voz da vocalista Fernanda Takai, a banda chegou até a ter música em abertura de novela global (Não que isso seja grande coisa), o que comprova o sucesso arrasador que a banda chegou a ter. É fato que o som do Pato Fu é bastante original, e um dos últimos álbuns da banda foi todo produzido com instrumentos de brinquedo.

3 – Manitu

Talvez a menos conhecida das bandas aqui citadas, o Manitu mescla pop rock e reggae com habilidade. Comandada pelo brother Alexandre Mascarenhas, a banda fala em suas músicas sobre praias, férias, e todas as coisas simples e boas da vida. É ouvir Manitu e lembrar das festas e farras da adolescência. Entre as suas músicas mais famosas estão Dez Segundos, Menina do Mar, Mulher, Estória, Lembrar de Amar, Enloucresça e a melhor de todas as versões de Bizarre Love Triangle, dos ingleses do New Order.

2 – Skank

O Skank é considerado por muitos como a maior banda de pop rock do Brasil, mas é notável que a influência publicitária atrapalhou o som da banda. Basta lembrar do álbum Calango (Considero o melhor álbum da banda) e O Samba do Poconé, com uma batida tendendo a reggae, e compararmos com o som dos últimos álbuns, onde fica nítido um som mais melódico, romântico e lento. Perfeito para trilha sonora de novelas.

O Skank foi o responsável pelo maior show da minha vida, no qual aproximadamente 50 mil pessoas tomaram a praça central da minha cidade para assistirem as gravações do DVD Mtv ao Vivo em Ouro Preto (Outro excelente álbum). Durante muito tempo, o Skank foi a minha banda brasileira favorita. E outra, os caras são muito gente fina, e já até tomaram café e brincaram com minha cachorra aqui em casa.

1 – Tianastácia

Simplesmente a melhor banda da minha adolescência. Os caras do Tianastácia são quase unanimidades aqui em Minas, mas infelizmente ou não não são muito conhecidos no resto do país. Donos de um estilo único, a banda não alterou o seu modo de tocar quando estava no auge de sua exposição, o que justifica um pouco esse “sumisso” da mídia. Com letras divertidas e inteligentes, muitas das quais se tornaram populares na voz do Jota Quest, o Tianastácia fez a galera pular muito lá pelos meados de 2000. Entre as mais famosas estão Conto de Fraldas, Cabrobró (Virou até nome de bloco de carnaval aqui em Ouro Preto), Dias Claros, O Sol, Fora de Controle, Ao Seu Lado, Rama e Mestre Jonas. Se não bastasse, os caras são todos atleticanos, ainda por cima.

Nota do editor: O Yuri foi demitido depois de ousar chamar coisas como Skank e Jota Quest de boas unânimes.

Leia mais em: , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Mas gente, cadê o Dias de Truta nessa lista?

  • Arthur Arantes Souza

    Pizurk, Skank é unanimidade sim, agora, tirando Pato Fu, que eu também acho importante pra música mineira, o resto é uma bosta. Jota Quest e Manitu são desprezíveis e nem sabia que a segunda era mineira. Tianastácia passa, mas também não é lá essas coisas. A mocinha ali falou sobre Dias de Truta, também num tá com nada no balaio.
    Na minha opinião, nem gosto tanto, mas a banda mais representativa da música mineira é Gravéola e o Lixo Polifônico.

  • “Unanimidade (do latim unanimitate) é a completa concordância por todos.” Ou seja, se UM não concorda, já não é unanimidade. E adivinha só, eu não concordo.

  • Arthur Arantes Souza

    Retórica barata…

  • Nop, semântica.

  • Nope, Tia-velhagem

  • Jo

    Tirando Pato Fu, nada que venha de Minas presta. Falando musicalmente, é claro.

  • Paulo

    Que interessante! Vc deve ser um conhecedor nato de toda e qualquer criação musical vinda de minas sem dúvida nenhuma.

  • yuri

    É fato que Skank é a banda de pop rock representativa dos anos 90! Ok, se a galera Clube da Esquina não presta, eu nunca mais escrevo sobre música!

  • Arthur

    Falou o tio que conhece de tudo.

  • Pô, cê tá roubando meu lugar como criador de rage também? VSF

  • Fato, Skank representa o pop rock dos anos 90. Por que pop rock é uma merda, ainda mais nos anos 90.

    E você faria esse favor pra gente, Yuri? Diz que sim, cara.

  • Cê ouve Evanescence.

  • Jose Augusto

    sepultura?

  • Arthur

    touchè

  • Porra, eu venho te defender e ainda tomo? É um beija-rapazes mesmo

  • Arthur

    hahhahahaha, pô, mas tu tem que concordar que foi boa a resposta dele…

  • Quanto amor junto

  • Pra mim você chamou de tia velha, e não me defendeu.

    Ademais, não falei nenhuma mentira nem incuti nenhum valor para o fato de você ouvir Evanescence. Você considerou pejorativo por sua conta.

  • Verdade, o Jose Augusto tá certo. Sepultura bate todos dessa lista ae.

  • Ce viu que o nomezinho do lado do meu comentário era do Arthur, né?

  • ClaytonSlayer

    Tianastácia? Empolgante como a personagem do Sítio… Uma das piores coisas já produzidas por aqui. Melhor uma banda que se assume pop que um lixo que finge de rock e não passa de um peido pouco barulhento.

  • Eu respondo pelo painel do Disqus, mal ae.

  • Jioao

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk LOL

  • Ryama

    Tuatha de Danann?

  • x

    skank é lixo, num mundo onde ja existiu elvis , chuck berry, titas , paralamas e tudo mais que ha de bom………

  • Bragança

    Acho mesmo que toda banda que coloca o pé na estrada e é
    reconhecida por alguma tribo ou consegue fazer sucesso com pelo menos uma música
    ao ponto de se tornar conhecida merece honra ao mérito, pois não é por
    acaso, tem sempre muitas horas de vôo antes de receber seu brevet, Então Acho
    que se fossemos considerar melhor são todas dignas de aplauso, pois nossos
    gostos são somente nossas percepção e nossa opinião é a expressão do ponto de
    vista, que nem sempre é privilegiado

  • Na minha humilde opinião, jota quest é a pior banda de todos os tempos, Skank é excelente mas nao é rock, Pato Fu ainda existe? nunca ouvi uma música por vontade própria deles. É sério que minas só tem estas bandas?

  • Liu Hyang

    Faltou a banda Buttina Véia !!!! De Ouro Preto MG.
    https://www.facebook.com/buttinaveia/

busca

confira

quem?

baconfrito