Top 3 Autores – Neil Gaiman – Delírio dos Perpétuos

Nona Arte quarta-feira, 09 de Fevereiro de 2011

Sabem, Sandman é, para mim, uma das melhores obras já escritas. Eu adoro a mídia em que foi escrita, o estilo da narrativa, o roteiro e os personagens. E, apesar de achar que Morpheus, protagonista da série, é um ótimo personagem, há mais alguém; alguém que merece o título de melhor personagem da série: Delírio dos Perpétuos.

Há, admito, personagens tão ou mais carismáticos, como Matthew, Merv Cabeça-de-Abóbora e Barnabé. Mas, sendo o único “espírito livre” em toda a série (fala e faz o que bem deseja, mesmo quando está sob controle, enquanto os outros, até mesmo Desejo, controlam os próprios impulsos para evitar a instauração do caos).

Para aqueles que não sabem, Delírio já foi Deleite. Por algum motivo não informado na série, Deleite, aos poucos, foi perdendo controle sobre sua personalidade, tornando-se Delírio. Há uma dica de que ela mudou devido a uma decepção amorosa, mas, pessoalmente, acho que o motivo é algo bem mais prosaico e fácil de explicar: drogas. Quando os seres vivos começaram a consumir drogas (Lembrem-se, os Perpétuos agem sobre os seres vivos, não importando se são humanos ou terráqueos. Além do mais, macacos, elefantes e algumas outras espécies de mamíferos são famosos por adorar um goró); quando as alucinações causadas por álcool, cogumelos e sálvia & Cia. Ltda. começaram a ser associadas a prazer (Também conhecido como… Deleite), a coitada da Deleite começou a se tornar o que é hoje. Como, na galeria de Destino, ela ainda é retratada como Deleite, suponho que, em algum ponto no futuro, ela voltará a seu estado inicial.

De modo estranho, Delírio parece ser, dentre os Perpétuos, a mais esperta, apesar de, muitas vezes, não saber o que está fazendo. É capaz de adivinhar acontecimentos futuros, e, à provável exceção de Morte, é o único ser no universo capaz de escapar dos caminhos do Jardim de Destino, além de saber a explicação para coisas que nem mesmo este tem resposta. Supostamente, ter todo o conhecimento do universo a enlouqueceu, o que pode ter sido um dos fatores (ou, mesmo, a causa principal, como é dado a entender algumas vezes) para ela deixar de ser Deleite.

Delírio é um dos personagens mais misteriosos de Sandman. Não sabemos seus gostos, origens, causas de sua mudança. Talvez o personagem, cuja personalidade e aparência nunca são claramente definidas, seja intencionalmente um espelho de sua própria história; um meta-personagem. No entanto, como pano de fundo, há uma mensagem clara, e ela é o que pôs Delíro aqui: seja qual for o preço, conhecimento liberta. Apesar de, na obra, essa mensagem ser mostrada através da insana lógica de Del (Muito conhecimento enlouquece, e loucura leva à liberdade; portanto, conhecimento o libertará), essa mensagem é um lema para qualquer um que queira ter uma boa vida.

Carpe diem, tempus fugit, tempus frangit, amem.

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Grunge

    Putz, uma história do sandman que me marcou i ( nao sei o título da porra da estória) foi aquela em que um escritor numa fase pouco criativa compra uma mulher( na realidade um ser fantástico,uma deusa, sei lá…) que lhe confere uma puta criatividade,seus livros vão para a parada de sucesso, mais o que marcou foi a brutalidade como essa mulher (??) era tratada, sendo estuprada varias vezes ao dia,sofrendo humilhações que só sairiam da mente pertubada( porém genial) de Gaiman, o final n vou falar, mas e igualmente pertubador …… Que tal falar de quadrinhos alternativos? abraços .

  • Guten

    @Grunge
    A história é Calíope, primeira história do arco Terra dos Sonhos. No entanto, Del não aparece nela. O único Perpétuo na história é Morpheus.

  • Já tinha ouvido falar dessa história, mas nunca tinha lido, tn pq ela foi criada no ano em que nasci. Achei uma página que tem todos os exemplares pra download (75 no total), mas queria msm o original, será que ainda vende ou só acho em sebos?

    pra quem quiser, segue o link:
    http://ebooksgratis.com.br/quadrinhos/quadrinhos-sandman-neil-gaiman-completo-em-75-edicoes/

  • Caveira

    #mahyra_df

    A Panini vai lançar toda a série aqui no brasil em formas de encadernado, nos estilo da estrangeira “Absolute Sandman”. Aliás, já lançou o primeiro volume.

    A única coisa que pesa é o preço beeeeeem salgado. Mas por Sandman vale a pena.

    Bom post, Guten

  • Guto

    Não quero ser um troll ou tentar mudar a opinião de ninguem, dito isso, Neil Gaiman é criativo e tem boas histórias mas, não acho que ele seja tão espetacular e não entendo este endeusamento que ele recebe por todos os lados.
    Pra mim ele é o Marcelo Del Debbio gringo, neguinho que acredita em toda aquela (na minha opinião) bobageira de ocultismo e magia e que como eu li em algum lugar, acredita que vai descobrir os segredos do universo em um encontro de duas horas toda quinta-feira.

busca

confira

quem?

baconfrito