The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (David Bowie)

Música quinta-feira, 05 de dezembro de 2013

David Bowie é provavelmente o maior fenômeno da música pop pós-Beatles. Mas a verdade é que eu só fui escutar um disco completo dele estes dias, após escutar a sabedoria de um amigo (Que é químico, mas não topa fazer metanfetamina). Agora venho cumprir com meu dever de cidadão e demonstrar o porque este disco é um dos melhores já feitos na história da humanidade.

O disco datado de 1972 lançou Bowie ao patamar de mito. Até então ele havia feito alguns bons álbuns e tido algum sucesso comercial com o seu Space Odity, mas nada que o fizesse destacar com relação ao que estava acontecendo na cena musical da época.

The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars foi transformador em todos os sentidos. Nele, o artista mostrou sua faceta mais conhecida, a teatralidade. Para o álbum, Bowie se coloca na pele do extraterrestre andrógino Ziggy Stardust. Podendo ser considerado um ópera rock, o disco conta a história de sobre Ziggy, um marciano que chega a Terra concomitantemente à descoberta de que ela duraria apenas cinco anos. Sua missão seria espalhar uma mensagem de esperança para os terráqueos, mas no caminho ele conhece o rock and roll e se torna um astro, acompanhado pela sua banda The Spider from Mars. Ao viver cercado de excessos existentes na vida de rockstar, Ziggy acaba se matando.

Além de ser um dos primeiros a ser considerado uma ópera rock, o The Rise and Fall também lança as fundações do que seria o glam rock: Cores, pirotecnia, androginia e excessos. Com certeza o sucesso do disco, a ousadia do autor, a originalidade e o nível de espetáculo criado torna este um dos discos mais influentes a história da música. Se nos anos 70 e 80 apareceram figuras como o Kiss, Alice Cooper e até Madonna, podemos botar na conta desta obra.

A primeira música, Five Years, narra o momento no qual as pessoas recebem a notícias de que a Terra seria destruída em cinco anos. As pessoas choraram, se desesperaram e uma moça ataca uma criança. O disco continua com Soul Love. A música fala sobre os diversos amores existentes no ambiente de desolação, principalmente o Soul Love, o amor religioso.

Moonage Daydream é a primeira música a fazer menção à alguma coisa vinda do espaço, de algo que deve ser como uma igreja do homem. É o salvador que deve receber atenção. Starman fala sobre o homem que espera nas estrelas e que virá para a Terra espalhar uma mensagem que pode explodir a mente dos seres humanos, ele espera que isso não aconteça. Uma curiosidade é que a música Astronauta de Mármore do grupo Nenhum de Nós é uma versão desta canção.

It Ain’t Easy fala sobre aguentar firme, sobre a dificuldade de se chegar a algum lugar quando tudo está perdido. Ela pode ser colocada no limiar entre o derrotismo e a esperança que Ziggy tenta trazer para as pessoas na terra. Em Lady Stardust o protagonista se torna um rockstar, um ser carismático, que cativa a mente das pessoas, e começa a cantar sua mensagem.

Star é o momento em que Ziggy Stardust se perde entre a ilusão de mudar as coisas a partir do rock and roll, entretanto como cantado, ele está perdido no meio de muitas coisas. Hang On To Yourself é uma história sobre um amor frágil, de altos e baixos, com mais amargura que felicidade. Aqui me parece o momento onde Ziggy começa a se perder.

Em Ziggy Stardust, o cantor-messias está perdido, ele está totalmente perdido na sua fama, cansado dos seus fãs, com seu amor destruído. Suffragete City é uma espécie de despedida, ele não aguenta mais a presença de muitas pessoas, e se cansa de tudo que o cerca. Minha impressão é que Suffragete City é o local de onde o astro surgiu, e para o qual ele quer voltar.

O ápice da história está em Rock and Roll Suicide, onde Stardust entrega os pontos, e se deixa levar para o caminho. O narrador entende o que o protagonista está passando, mas aqui é onde ele faz a volta. Pelo menos, a letra deixa a entender que Ziggy não está sozinho, alguém entendeu sua mensagem.

The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars – David Bowie


Lançamento: 1972
Gênero musical: Rock and Roll
Faixas:
1. Five Years
2. Soul Love
3. Moonage Daydream
4. Starman
5. It Ain’t Easy
6. Lady Stardust
7. Star
8. Hang on to Yourself
9. Ziggy Stardust
10. Suffragette City
11. Rock and Roll Suicide

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito