SquareEnix = Noobmaker

Nerd-O-Matic quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cansei de Final Fantasy

ÓBVIO que isso não quer dizer que deixarei jogar o FFXIII. Eu sou um gamer curioso, porra. Eu sou tão curioso que jogo até Gardening Mama. Por pior que FFXIII seja ele nunca vai ser pior do que jogar Gardening Mama.

NADA é pior do que Gardening Mama.

Arco-íris. Meigo.

Mas enfim, depois de ver o vídeo do gameplay de FFXIII, concluí que, se eu sou noob hoje em dia, a culpa é da Square. Eles me enganam há vários Final Fantasy, prometendo novidades em jogabilidade que de fato nunca aparecem. Acompanhem comigo como será DE FATO a jogabilidade em FFXIII:

Tá, ok, concordo que tá bonito. Os jogos da Square SEMPRE foram bonitos e o departamento de CGG dos caras sempre esteve pau a pau com a Blizzard no quesito boniteza. Mas não estou falando de boniteza, estou falando de SER ENGANADO. O que temos aí é um tipo de combate extremamente comum e linear, com os personagens controlados pelo jogador de um lado e os inimigos do outro lado; um lado atira, faz danos, solta magias e etc. depois é a vez do outro lado fazer a mesma coisa. BORING.

Tá IGUALZIM isso aqui

Vocês lembram quando saiu o primeiro trailer de FFXII o que era prometido como jogabilidade e combate em tempo real? Ah, eu lembro:

Viram aquela parte onde ela atira nos inimigos, pula neles e whatever, e aparece aquele bando de números de dano saltando na tela? Então, aqueles momentos ali foram vendidos como REAL GAMEPLAY FOOTAGE pela Square. Agora revejam aquele vídeo lá de cima do gameplay real e me digam: KD? KD? KD?//

A Square é tão sem vergonha que fez um mix de alguns microssegundos de gameplay real de combate e misturou esses microssegundos com MINUTOS de vídeos do jogo. É basicamente isso que você tem nesse vídeo aí de cima: um mix pra enganar trouxa. O pior de tudo é que, se você for comparar o gameplay real de FFXIII, não tem nada de melhor do que já acontecia no Final Fantasy XII:

TUDAMESMAMERDA.

Vem cá: essa geração do PS3 e do X360 não era pra ser revolucionária?

Não, não era. É isso que nos torna TODOS noobs: acreditar que realmente existe algo de novo pra ser feito no PS3 e no X360. Jogos como Final Fantasy XIII são emblemáticos porque, mesmo vindo de uma puta desenvolvedora e ficando anos em desenvolvimento, nos mostram que estes dois consoles não tem absolutamente nada a oferecer além de gráficos melhores.

Já existiu um tempo onde os RPGs eram o lugar pra se testar coisas novas, provocar o público e contar histórias mirabolantes. Xenogears era um exemplo perfeito de RPG que tinha uma história muito lôca e chêrada, misturada com um sistema de batalha inovador. Os próprios jogos Final Fantasy já foram conhecidos por introduzir novos sistemas de batalha nos quais ninguém tinha pensado antes, estabelecendo novos padrões de jogabilidade para RPGs e até outros jogos. A introdução da Active Time Barrier, por exemplo, foi algo que dinamizou muito os combates; e também as materias, que permitiam um nível de customização dos personagens que não existia até então. Todos estes pequenos ousados passos permitiram que os jogos avançassem, já que os outros desenvolvedores pegam o que deu certo, aperfeiçoam em seus próprio jogos, e asim caminha a humanidade gamer.

Mas com FFXIII temos a prova definitiva do período de estagnação dos jogos. Beleza gráfica não substitui inovação, e acho que FFXIII está fadado a ser colocado ao lado de FFIX como um dos jogos menos inspirados da SquareEnix. Final Fantasy XIII é um jogo que vai nos seduzir pela beleza e (talvez) pela história, anestesiando-nos para sua falta de inovação e aumentando o coeficiente de noobice em nossas mentes gamers.

Boniteza não põe mesa.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

confira

quem?

baconfrito