Spin-offs no mundo animado

Televisão quarta-feira, 26 de Maio de 2010

Uma das grandes surpresas apresentadas nesta temporada é a animação The Cleveland Show, exibida no canal FX. Spin-off da já consagrada Family Guy (Uma Família da Pesada), confesso que tinha um pé atrás quanto ao sucesso da série, mas felizmente estava errado.

Eu gosto de spin-offs, quando bem feitos. Um exemplo são as animações que saíram do sucesso de Tiny Toon, como Pinky e o Cérebro e os Animaniacs. Do mesmo jeito que houve um erro com Felícia, Pinky e Cérebro. Hanna-Barbera fazia muito disso, misturando vários desenhos e, em algumas vezes, causando algumas confusões. Depois de muito tempo que descobri que Os Apuros de Penélope, Máquinas Voadoras e Rabugento, o cão detetive, eram spin-off de Corrida Maluca. Aliás, uma curiosidade, Pica-pau é um spin-off do desenho de Andy Panda, surgindo como o pássaro biruta que o pai de Andy tenta a todo custo capturar colocando sal no rabo. O sucesso foi tão grande que logo ganhou sua série própria, enquanto Andy acabou virando parte do show de Pica-pau.

 Spin-off mais ou menos, nem boa, nem ruim.

Mas afinal, o que é spin-off? Segue definição da Wikipédia:

“Spin-off ou derivagem é um termo em inglês utilizado para descrever uma nova empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa de uma empresa, universidade ou centro de pesquisa público ou privado, normalmente com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia. É comum que estas se estabeleçam em incubadoras de empresas ou áreas de concentração de empresas de alta tecnologia.”

Ok, parece que não ajudou muito, segue uma mais a ver, do mesmo artigo:

“No geral, spin-off refere-se a algo que foi derivado de outra coisa anterior àquela. Na mídia o termo é utilizado para indicar uma franquia criada a partir de uma outra, geralmente de grande sucesso, ou ainda, títulos da mesma franquia, mas com histórias ou até personagens diferentes, não tendo relação um com o outro.”

Agora melhorou o entendimento, espero.

 Os Brown! Humor negro de qualidade.

Atualmente, além de The Cleveland Show, estão sendo exibidos Ben 10 Evolutions (Spin-off de Ben 10, tão horrível quanto), Pinguins de Madagascar, The Clone Wars, Batman Beyond, Transformers Animated, entre outros menos famosos.

Como disse, quando bem feito, um spin-off acaba até melhor que o original, como dito no exemplo do Pica-pau e, na minha modesta opinião, com os Pinguins de Madagascar.

 Hanna-Barbera, que não era lá muito criativa, explorou bem Corrida Maluca.

Por enquanto, a única coisa que lamento, é o fato do Cleveland ter ido embora mesmo de Family Guy, não era dos meus coadjuvantes favoritos, mas acabou fazendo falta.

E, para vocês, qual o melhor Spin-off que vocês já viram?

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Caramba, o Woody é um spin-off daquele panda? Por essa eu não esperava.
    Eu gostava bastante do Rabugento detetive, inclusive achava melhor que a corrida maluca. Sempre torcia pra eles e nunca ganhavam haha.

busca

confira

quem?

baconfrito