Seriemaníaco e a Tevê Aberta

Sit.Com terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Na semana passada detalhei nesta coluna quase todos os lançamentos das séries americanas nos canais da tevê a cabo brasileira, isto que todas já estrearam com algum atraso em relação aos EUA (inclusive, vale um puxão de orelha ao canal Sony que “conseguiu” estragar a estréia de Desperate Housewives, reprisando a bloco inicial do episódio 3 vezes). No entanto o que dizer da nossa tevê aberta, depois de um ostracismo de anos, onde nenhum canal exibia de maneira periódica as séries (não vale as loucuras da grade de programação do SBT), quase todos os canais atualmente exibem em sua grade alguma série.

Claro que ainda muito longe do ideal, nenhum canal organiza as temporadas, com divulgação, para o espectador poder acompanhar com um mínimo de coerência, na verdade o que observamos é que as séries são, na verdade, um tapa-buraco da programação dos canais, com raras exceções. Nada é garantido para os seriemaníacos: mudanças repentinas de horários, reprises e temporadas atrasadas em relação das exibidas nos EUA são normais.

GLOBO

Foi se o tempo no qual a Globo exibia suas séries americanas no horário nobre (sim, isto ocorreu com diversas séries como ER) ou mesmo na saudosista faixa de fim da tarde Sessão Aventura (sim, eu lembro e não sou tão velho assim!). Atualmente, faz maratonas (exibição dos episódios de uma temporada diariamente) na época de férias (e pior nas férias do Programa do Jô, entre a meia noite e às 2 da manhã) com diversas séries como Lost (4ª temporada), 24 Horas (até a 6ª temporada) e, atualmente em exibição, Prison Break (1ª temporada). Além disso,  no meio da madrugada após a sessão Corujão você pode encontrar episódios perdidos de Angel, Lei & Ordem: SVU, Bones, American Dad, entre outras.

SBT

Mesmo sendo um tormento acompanhar as séries no canal de Silvio Santos (fundamentalmente, pelo quesito horário), o canal é atualmente o que exibe um maior número se séries (como curiosidade, o canal possui a cara-de-pau de “adaptar ” os nomes das séries em português, gerando títulos hilários e sem sentido).

As séries estão divididas em 4 blocos: o mais conhecido Tele Seriados, no início da madrugada com 3 séries sendo exibidas em seguida (por exemplo, Supernatural, Nip/Tuck, Cold Case, Without a Trace, The Closer, entre outras) ; o bloco da manhã de domingo (Smallville e mais alguma série, atualmente, a ótima Veronica Mars), Ugly Betty e Grey’s Anatomy na faixa das 23hs durante a semana e as séries juvenis (As Visões de Raven e o sucesso, tardio, de Eu, a Patroa e as Crianças) durante a semana, qualquer que seja o horário. Não esquecendo os imortais Chaves e Chapolin

RECORD

Desde que iniciou sua trajetória “rumo ao 1º lugar”, a Record organizou sua faixa de séries diariamente após sua linha de shows depois do horário das novelas, por volta da meia-noite, são eles, atualmente: a nacional A Lei e o Crime, CSI, House, CSI – Miami, Monk, Life (atualmente fora do ar após o término da sua 1ª temporada), 30 Rock (aka, Um Maluco na TV). Mesmo conseguindo bons índices de audiência, a Record também já aprontou com os fãs quando da estréia de Heroes, no horário nobre do domingo, não conseguindo audiência satisfatória trocou sem muita divulgação para um horário do dia de semana.

REDE TV

Esta aqui citada somente por ter voltado a investir em séries a pouco tempo, no entanto, em séries já antigas. Aos finais de semana o canal exibe 3 séries: Dallas, série dos anos 80 que fez bastante sucesso pelo tom novelesco que mostrava os bastidores de uma família milionária com negócios petrolíferos; Barrados no Baile, pegando carona no marketing da nova versão, exibida anteriormente, nos anos 90, pela Globo; e Buffy – A Caça Vampiros, série de bastante sucesso que já virou cult mesmo tendo terminado há poucos anos, lançou a atriz Sarah Michelle Gellar para o estrelato, e gerou um spin off, Angel.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • B-prime

    o SBT é foda, tava assistindo Chuck, mas aí eu não se mudou o horário ou tiraram da programação (antes de Veronica Mars tem programas regionais, q eu odeio)…

  • Rone

    Faltou “Everybody Hates Chris” na Record e “Prince of Bel Air” no SBT.
    Se quiser ainda tem “Mr. Bean” na Band.

busca

confira

quem?

baconfrito