Seriados que dão sono

Sit.Com terça-feira, 04 de dezembro de 2007

Bom, não se assustem: O Paulo Jr., ilustre colunista que comanda a Sit.Com teve uns probleminhas e não pode comparecer nessa semana. Então, após mandar um email para a equipe do site pra ver se alguém colaboraria, obviamente sobrou pra mim. Lógico que eu resolvi chutar o balde.

Lost, Heroes, Smallville… enfim, a maioria dos seriados FODÕES me dão sono. Um TREMENDO sono. “Ain, mimimi, não fala mal do meu seriado favorito sem tê-lo visto, TÍ!”. Meu, COMO eu vou ver um seriado INTEIRO se ele me dá SONO?

Dos seriados acima, eu diria que Lost é o MELHOR. Sério, sem ironias. Me lembro da primeira vez que eu o vi: Foi na Globo, dublado. Eu não conseguia dormir, era minha época de insônia das chatas. Aí, beleza, vamos ver esse tal de Lost. Só me lembro de ter acordado com o despertador. Cara, foi um MILAGRE! Eu consegui DORMIR, depois de tanto tempo! Por isso Lost é o melhor.

Uns tempos depois, vi mais dois ou três episódios, na casa de amigos. Na metade de um, após acordar, eu me recusei a continuar “assistindo” e fui até o computador ver vídeos no YouTube. Porra, era algum tipo de flashback. Não basta o seriado ser ruim, ele PRECISA ter um flashback. “Lembre que nós não somos ruins Só agora, ok?”. Não me lembro dos outros dois episódios, obviamente, mas é sempre a mesma merda.

Heroes não é só uma cópia mal feita de X-Men, mas uma cópia mal feita que consegue ser PIOR do que a trilogia de filmes do X-Men. Até a novela Caminhos do Coração, que copiou os dois ao mesmo tempo, não é tão ruim. E não é só por causa da Preta Gil, claro.

Enfim, uma vez a minha namorada me fez assistir a uma maratona de episódios de Heroes. Cara, a única coisa legal nesse seriado é testar seus conhecimentos sobre os personagens da Marvel com aqueles clones. De resto, só uma historinha chata pra cacete porém convincente o bastante pra vender, assim como o seriado citado acima. Sério, todo mundo esperando por algo original e me aparecem com isso? Façam um X-Men 4, POR FAVOR!

Smallville é outro modelo de seriado comercial, mistura malhação com algumas porradas e efeitos especiais. Imagine o Márcio Garcia com super poderes. Agora imagine ele combatendo o crime. Impossível? Veja Smallville, cara.

Entre esses e outros, diversos seriados de múltiplos gêneros se enquadram no mesmo termo: Comerciais. Não, eu não odeio os seriados mais famosos, mas a maioria deles SÃO um lixo por serem feitos exatamente para vender. Obviamente todos são, mas há uma certa diferença entre você preparar algo legal pra vender e preparar algo que VÍ vender. E é aí que eu entro. Veja seriados como Two And a Half Men, ou até mesmo House, que tem uma PUTA qualidade comparado aos seriados citados acima. Seinfeld, véi. O cara se recusa a dar continuidade á bagaça, dizendo que ninguém pode comprá-lo. E daí? Lost e Heroes, principalmente, terão um destino igual: Se prolongarão ao máximo, enquanto tiver audiência, até se tornarem monótonos e terem um final “provisório”. E, até lá, vocês estarão putos e eu estarei dormindo.

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • joao

    Two And a Half Man ,cara! quase me faiz cair de rir! chego a virar um CHOW CHOW! e HOUSE vei,MEU PREFERIDO!

  • Mas se não fossem os seriados ruins, não existiriam os bons. Explico: o esquema de seriados nos EUA é uma industria, e uma industria não pode parar, tem que ficar em constante atividade, seja com coisas ruins ou com coisas boas. Há lá muita gente ávida (os produtores) por uma série que estoure (Friends, Seinfeld, etc.) e vire um sucesso comercial, e há também muita gente que deseja estourar. E qual é a receita de sucesso melhor do que você pegar um seriado ou uma temática de sucesso, reciclá-la e lançá-la novamente na televisão? Só que na maioria das vezes não dá certo. ás vezes dá, e a indústria vive disso, e é daí que são criados algumas séries sensacionais. Não sei onde se pode conseguir este dado, mas já li em algum lugar que a porcentagem de seriados cancelados é bem maior dos que aqueles que conseguem chegar á segunda temporada.

    Com relação aos seriados de uma hora (40 min, na verdade, os outros 20 são comerciais), eles tendem a definhar mais rápido pois dependem de uma linha narrativa, e chega um momento em que esta linha se esgota, e é necessário adicionar novos elementos á trama para que ela continue viva. Só que é muito difícil fazer isto de uma maneira que funcione. Smallville tinha uma primeira temporada interessante, até, mas já estava se repetindo, em todo episódio aparecia alguém afetado pelo meteorito e yada yada yada o Clark salvava tudo no final. Tentaram renovar, mas fizeram uma merda estratosférica. Pra mim, claro, mas tá fazendo o maior sucesso.

    Heroes vem no mesmo caminho de Smallvile. Embora adore Heroes, ela pode cair nessa armadilha. Talvez fosse uma série de uma temporada só, não sei.

    Enfim, já as sitcoms, como o próprio nome já diz, em geral são baseadas nas situações ridículas, surreais, engraçadas, absurdas, etc. que acontecem em nosso cotidiano, e estas não tem fim. Embora a maioria possua um fio narrativo, esse fio é bem mais flexível do que nos seriados de 40 min.

  • joao

    Rodrigo nõ comentou,feiz foi um texto! =D mas sou obrigado a concordar com o que diz!

  • théo

    Rodrigão mandou ver. Parou pra pensar, gostei. Enfim, um comentário que AMPLIOU meu texto, basicamente, eu não faria melhor.

  • Concordei com quase tudo nesse texto, muito bom. Exceto que, Two and a Half Men(veja que você colocou “man”) é ruim como os outros. Porquê? Porque as piadas são todas manjadas, ou seja, tem uma situação… logo ela vai caminhando pra uma situação engraçada, antes disso acontecer você já sabe o que vai acontecer e já imaginou mil coisas. É uma fórmula que dá certo, pro zorra total!
    As séries boas são as que num existem mais, isso sim. As atuais visam grana, só isso. Tudo bem que dinheiro é legal e faz bem, agora se você faz algo realmente engraçado e que o público goste(pensando exclusivamente nisso), você terá um retorno muito maior ao invés de fazer uma porcaria querendo arrancar grana forçada.
    Talvez eu tenha falado besteira, mas e daí? As séries também!

  • théo

    @Ícaro
    Valeu pela correção. E, orra, comparar o humor do seriado com Zorra Total foi foda.

  • sandrine

    “a única coisa legal nesse seriado é testar seus conhecimentos sobre os personagens da Marvel com aqueles clones.”
    Basicamente é o que eu faço.
    Mas lost é muito bom, e não por dar sono, por ser bom mesmo. Ainda bem que não sou uma fã chata.

  • niptuck

    Eu faço parte da turma que só assiste Heroes pra identificar os personagens da Marvel. Tentei até acompanhar a série, mas achei extremamente chata e lenta. Vou ficar com as minhas hqs mesmo.

  • bel

    eu curti a primeira temporada de lost. depois, virou papagaiada. heroes terminei de ver ontem. é bem comercial MESMO, mas dá prá curtir umas cenas interessantes.
    tem que ter muuuita malemolência prá conseguir fazer um seriado que não caia em roteiros clichês e historinhas batidas, porque parece que TUDO já foi feito. temos super heróis de todas as cores, naipes e com todos os tipos de poderes, dramas que matam o cachorro, engravidam a mocinha, traem o mocinho, comédias pastelão com todos os tipos de piada e tiradas que você imaginar. fica difícil sair algo novo e bom quando tudo parece que já foi feito :~

  • @théo
    Valeu cara.

    @bel
    Na verdade tudo já foi feito, o que agente vê são variações de algo que já foi feito há um certo tempo. Ou uma mistura de várias coisas. Uma das primeiras coisas que muitos roteiristas falam quando dão dicas a roteiristas iniciantes, é de que tudo já foi feito. O esquema está em pegar um tema e fazer com outros olhos, de outra maneira, utilizar a criatividade para não fazer mais do mesmo, enveredar por outros caminhos, etc.

  • The Eldar

    olha, a ultima série q eu realmente gostei e não perdia um mísero capítulo foi Buffy, e depois gostei de Angel, mas não acompanhava muito, até pq nunca tive tv a cabo… bom, das séries novas acho q a única q realmente gosto é House, as outras campeãs de audiencia como Heroes e Prison Break, se estiverem passando, e em outro canal tiver passando seinfield, friends, two and a half men ou um desenho maneiro, eu com certeza passo.

  • Capitão Piratão

    Eu gostava de Família Dinossauros, véi. Acho que é uma das melhores sátiras que eu já vi de muita coisa. O negócio de nego botar humano como animal irracional eu sempre achei do caralho, por exemplo.

busca

confira

quem?

baconfrito