Sentimentos a respeito do meu X360

Nerd-O-Matic sábado, 14 de novembro de 2009

Aew.

Então, cês lembram quando eu falei que, na condição de dono de um 360, eu vivia com medo da parada explodir a qualquer momento?

Nesta semana fui agraciado com um E74, senhoras e senhores.

Pra quem não sabe o que é E74, foda-se. Vão estudar seus INGUINORANTES

Tá bom, vou explicar. O E74 é um erro que ocorre quando a GPU (placa de gráficos) do seu x360 ARREGA e não tem mais condições de exibir os gráficos dos jogos ou mesmo do sistema. Como já é de praxe no 360, isso normalmente ocorre por super-aquecimento, o que tende a foder com a pasta isolante e com as memórias da GPU, impossibilitando seu funcionamento adequado. Aí o console apresenta uns sintomas gráficos como travamentos de telas, pontos e listras coloridas durante o jogo ou quadrados pretos e brancos na tela. Depois de um tempo, você é contemplado com a luz vermelha e a tela de aviso do E74:

E nada mais acontece no seu X360. Hora de tirar da tomada, desligar os cabos, abrir uma gelada e começar a pesquisar no google pra ver se tem salvação.

No meu caso, creio que a merda não foi causada por super-aquecimento, mas sim pelo apagão que nosso país experimentou nesta semana. Não aconteceu queda de luz na minha região, mas aconteceu uma “piscada”, e acho que mudança de tensão fodeu o console. Na primeira vez que usei ele depois da “piscada” ele já deu os sintomas. Se fodi.

Bom, levou pouco mais de um ano. Em termos de diversão, não dá pra reclamar; foi um ano extremamente divertido e povoado por jogos excelentes. Posso dizer que o 360 foi o console onde, proporcionalmente, mais tive acesso a jogos bons. Além do mais, acho que TODO dono de 360, até a geração de placas Jasper, precisa estar preparado para um dia lidar com a morte ou invalidez de seu console. A arquitetura do X360 é surpreendentemente ruim, coisa que se tornou evidente pra mim depois de abrir meu X360 para tentar a ressuscitação dele. Não vou entrar em detalhes técnicos, mas é como se a parada fosse FEITA pra dar merda.

O que eu não duvido, aliás. Eu realmente não tenho dúvidas de que a Microsoft teha agido de má-fé com o X360, deliberadamente colocando no mercado um console INACABADO, que rodava jogos, mas com uma vida útil sabidamente curta. Acho que eles se foderam com a reação inesperada dos consumidores, e com o número de consoles que deram merda. Foram obrigados a estender a garantia e a substituir vários hardwares, por causa disso. Sinceramente espero que eles tenham tomado no cu com força. Pra aprender a não colocar console manco à venda.

Lógico que no fim das contas quem mais se fode é a gente. Mesmo sabendo que podia dar merda a qualquer momento no meu 360, é inevitável a sensação de “caralho, como sou otário”, quando finalmente acontece com você. Mesmo consciente a todo momento da possibilidade, você sempre vai ser surpreendido com a merda quando está todo empolgado no meio de um jogo. No meu caso eu estava no meio de Marvel Ultimate Alliance 2, curtindo pra cacete o jogo bobo.

E se você for pensar, a estratégia da Microsoft é inteligente, porque aqui estou eu pensando em comprar OUTRO X360. Pensando em dar mais dinheiro pra Microsoft. Eu simplesmente QUERO continuar jogando os jogos que tem para o console. E QUERO ver os jogos novos que vão sair. Também dizem que a placa Jasper não dá mais esses erros. A esperança é a última que morre.

Enfim, depois de um pouco de pesquisa, consegui encontrar um cara na minha cidade que “dava um jeito” no 360 com E74. Para informação de vocês, saibam que esse erro não tem conserto perfeito. Se acontecer com você, e você levar para uma assistência técnica no Brasil, 50% dos técnicos vai dizer que não tem conserto. 40% vai fazer uma gambiarra (meu caso), 9% vai conhecer e te indicar “um cara que conserta” e só 1% vai ser “o cara que conserta direito”. A técnica de recuperação definitiva do E74 envolve o uso de uma solda de chumbo que os fabricantes oficiais de vídeo-games (como a microsoft) estão impedidos de usar, e requer equipamento especializado para solda em circuitos. Por isso é foda de achar quem conserte direito. Frequentemente o conserto vai envolver o envio do seu 360 para outra cidade. Optei pela gambiarra.

O resultado é o esperado para uma gambiarra: o 360 tá funcionando, mas não se sabe até quando. A minha vontade MESMO é dar uma solução definitiva, sabem?

A única coisa que realmente me consola é saber que eu simplesmente não tenho a opção de um console MELHOR nessa geração. Saber que o PS3 é uma merda do mesmo tamanho, e saber que o Wii não preenche minhas expectativas gamísticas, pelo menos me deixa mais tranquilo ao saber que sou só um imbecil no meio de tantos outros jogadores de vídeo-game. Seria foda se eu fosse um imbecil especial, tipo aqueles que compraram o N-Gage.

Agora dá licença que preciso jogar Modern Warfare, antes que o 360 torre de novo.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito