Resident Evil 1 (Playstation 1)

Games quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Há mais ou menos 16 anos, no já longínquo ano de 1996, era lançado o primeiro Resident Evil. O jogo até hoje é considerado um dos melhores games de todos os tempos. Pra muita gente, ele é o primeiro survival horror, só que não. Antes, muito antes, tinha lançado um outro jogo, chamado Alone In The Dark. Era um jogo bem dificil, cheio de quebra-cabeças para serem desvendados que, caso contrário, impossibilitavam o decorrer do jogo. Mas tinha um diferencial aqui: Zumbis.

 “Agora você ficou doce, foi?”

O enredo conta que tudo se passava em 1998 (Dois anos a frente, naqueles tempos), quando acontecimentos no mínimo bizarros surgem na cidade de Raccoon City. Assassinatos brutais e corpos apresentando sinais de canibalismo e violência extrema. Então o departamento de polícia de Raccoon decide enviar uma equipe de elite para cuidar do caso, os S.T.A.R.S., sigla para Special Tactics and Rescue Service ou melhor dizendo, em português: Serviço de Táticas Especiais e de Resgate (Você não sabia dessa né?). Os S.T.A.R.S. eram divididos em dois grupos, o Bravo Team (Que foi primeiro investigar a Mansão e perdeu contato) e o Alpha Team (Que foi enviada como resgate 24 horas depois). Logo de cara, vemos embasbacados (Pelo menos na época) a abertura em tom de filme B, aonde o membro da Alpha Team Joseph Frost é devorado por cães zumbis em estado de decomposição avançada, e o grupo é abandonado pelo piloto da equipe, Brad Vickers, que foge levando o helicóptero. Sobram Rebecca Chambers, Barry Burton, Albert Wesker e os protagonistas Chris Redfield e Jill Valentine. No papel de qualquer um dos dois (E com alguma diferenças na história dependendo de qual personagem escolher), íamos nós investigar a misteriosa casa, procurando por companheiros perdidos e tentando sobreviver a hordas de criaturas que infestam o local, desde humanos transformados em zumbis até criaturas mais fortes e letais, enquanto íamos descobrindo seus mistérios.

 Ui, me lembrou o boca aberta da Yoki!

Fora os personagens principais, tinhamos também os caras da Bravo Team, que se fuderam morreram. O já citado Joseph (Aquele que morreu logo na abertura, devorado por cães Cerberus), Kenneth J. Sullivan (Morreu devorado e é um dos primeiros corpos a ser encontrado, decapitado por um zumbi), Enrico Marini (Morre assassinado pelo próprio Wesker), Richard Aiken (Esse é envenenado pela cobra gigante Yawn, recebe um soro e fica bom, mas morre tentando ajudar a galera), Forest Speyer (Morto pelos corvos) e Kevin Dooley (Era o cadáver encontrado por Joseph no incio do game antes do mesmo morrer do mesmo jeito).

 A galera toda reunida.

Entre os clássicos inimigos, temos os zumbis (Fracos e lerdos, dava até pra se desviar deles), os cães Cerberus (Cães com treinamento militar da raça Doberman infectados pelo T-virus), os Hunters (Monstros criados a partir do DNA de répteis fecundados em óvulos humanos, em combinação com o T-vírus), Neptunes (Tubarões brancos infectados com o T-vírus), Chimeras (Moscas misturadas com genes humanos e o T-virus), Web Spinners (Aranhas infecadas pelo T-virus, deixavam ainda filhotes que saiam de dentro delas após serem mortas), Wasps (Vespas infectadas pelo T-vírus), Crows (Corvos infectados após consumir carne contaminada pelo T-vírus), Adders (Pequenas cobras venenosas infectadas pelo T-vírus), Yawn (Uma cobra gigante infectada pelo T-vírus), Plants (Uma combinação do T-vírus e produtos químicos absorvidos através das raízes que gerou uma enorme planta com tentáculos) e o melhor de todos, o Tyrant T-002 (Uma arma biológica criada para uso em combates). Alguém aqui se lembra de como era emocionante e cinematográfico enfrentar o Tyrant, correndo atrás da gente enquanto fugíamos pelo seu lado direito (Se corresse pelo esquerdo, ele pegava a gente com a garra), e atirando que nem um desesperado esperando e o Brad aparecer e jogar uma Rocket Launcher pra gente conseguir explodir o bicho?

Nota do revisor: Eles foram infectados por que vírus mesmo?

 “Mais raparigueiro do que eu, só papai!”

O game foi lançado originalmente para Playstation 1, mas tiveram versões para o Sega Saturn e PC. Depois, lançaram a versão Director´s Cut, com novos ângulos de câmera, zumbis mais difíceis, itens em outros lugares, personagens com trajes novos, cenas refeitas sutilmente (Como o fato de encontrar o corpo de Forest Speyer, morto ao lado da lança-granadas, que virava zumbi e se levantava para te atacar depois que você pegar a arma). Em 2002 teve também a versão para Game Cube, praticamente um remake, chamada de Resident Evil Zero, com todos os filmes com atores reais refeitos e substituídos por CGs muito bem executadas e mais de 10 finais diferentes. Depois ainda teve Resident Evil para o Nintendo DS, o Resident Evil: Deadly Silence, lançado em 2006, com quase tudo refeito e outras novidades. Mas aí acho que todo mundo já tava de saco cheio dessa história.

Resident Evil 1

Resident Evil
Plataformas: Playstation 1, Sega Saturn e PC
Plataforma Avaliada: Playstation 1
Lançamento: 1996
Distribuído por: Capcom
Desenvolvido por: Capcom
Gênero: Survival Horror

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • tem um erro. resident evil zero não é um remake. é um pre-quel pro gamecube mesmo. Mas o cube teve um Remake do Resident Evil 1

  • TRÓU

    “Em 2002 teve também a versão para Game Cube, praticamente um remake, chamada de Resident Evil Zero (…)”
    “(…) praticamente um remake (…)”
    “(…) praticamente (…)”

busca

confira

quem?

baconfrito