Resenha – O Sobrevivente

Cinema domingo, 23 de dezembro de 2007

Olha! Se tem um ator que, atualmente, se entrega fisicamente aos personagens como ninguém, este é Christian Bale. Deve ter estudo na mesma escola de Robert DeNiro e Tom Hanks, o rapaz, que atualmente, é o héroi mascarado Batman (inclusive do filme que saíra em 2008), surge esquelético, mais uma vez, em O Sobrevivente, drama baseado em fatos reais dirigido pelo famoso documentarista Werner Herzog (ok, você não deve conhecê-lo mas, este cineasta alemão é super reconhecido mundialmente). Herzog, inclusive, já realizou um documentário desta mesma história na década passada, seu último filme foi o excelente documentário O Homem Urso, aqui o cineasta aposta num clima mais intimista e contemplativo, lembrando o trabalho de Terrence Mallick em Além da Linha Vermelha.

sobrevivente

O filme conta a história do piloto Dieter Diegler (Bale), um germano-americano que é abatido e capturado no Laos durante a Guerra do Vietnã. Aprisionado junto a outros americanos, Dengler organiza uma fuga suicida para um pequeno grupo de prisioneiros. Pode até parecer um daqueles filmes sobre fuga e perseguições, no entanto, Herzog realiza sim, um filme que mostra o conflito Homem e Natureza, em momento algum os eventos da Guerra propriamente dita são relevantes na trama, muito pelo contrário, além do desgaste de Diegler e seus colegas aprisionados, a trama retrata o abandono no qual se encontram os cárceres, incluindo a falta de comida e as poucas condições de sobrevivência dos mesmos.

bale Bale e Zahn escondidos na mata

O que mais chama a atenção é o retrato da região, o filme foi realizado na Tailândia, e em todos os momentos, a selva parece ser a verdadeira prisão para os personagens por toda a sua grandiosidade e densidade. Além disso, Herzog é muito cuidadoso, junto com os atores, na construção dos personagens, Christian Bale, que parece adorar desafios físicos, cria um figura de Dieter na selva quase tão cadavérica quanto o insone personagem de O Operário. Os coadjuvantes Jeremy Davies (na foto abaixo, ator em breve estará na quarta temporada de Lost) e Steven Zahn (na foto acima, para mim a grande surpresa, este ator de comédias idiotas sendo muito bem aproveitado), são uma exemplificação do desgaste psicológico, além do físico, dos prisioneiros. Uma pena o filme se entregar a uma ladainha militar, claramente emotiva, no momento de resgate do personagem, destoando do que vinha sendo exibido até então.

davieDavies: Amor pela Arte

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • joao

    PUTSS! ele e o caveira do HI-man?

  • Bel

    bicho, na hora que li “o sobrevivente” achei que fosse aquele filme “the running man” do shcwazzenegeghrgherghree, da década de 80.

busca

confira

quem?

baconfrito