Recorde de bilheteria e um mundo de ilusão!

Televisão quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Tou Story 3 se tornou recentemente a maior bilheteria dos filmes de animação de todos os tempos, faturando a mixaria de U$ 940 milhões de dólares. Onde U$ 400 milhões foram só nos EUA. A estória dos brinquedos superou Shrek 2, que possuía o antigo recorde com U$ 919 milhões.

Festa na Pixar, festa na Disney, tristeza na Dreamworks. Correto?

Errado!

Há um dado que, apesar de ter sido divulgado, não foi bem explorado, que é o preço dos ingressos. E não estou falando do valor através dos tempos, correção monetária, inflação, taxa Selic, FMI, essas coisas. Falo sobre o valor majorado das exibições 3D.

Assim como ocorreu em Avatar (U$ 2,7 bilhões PQP!), que apesar de surpreendente, não é essa Coca Cola toda, Toy Story alcançou esse valor por conta dos ingressos vendidos exclusivamente para as sessões 3D e IMAX, muito mais caros que os ingressos para sessões “normais”. Cada bilhete das sessões especiais podem custar até o dobro dos vendidos para exibições tradicionais. Logo, apesar da festa e muito Pixarmaníaco ter soltado um “Chupa Dreamworks!” por aí, há de se ressaltar que o público, comparado aos seus antecessores, é muito menor.

 Não adianta chorar, ficaram para trás!

Como não encontrei o público, e acho que nem deve haver esse dado disponível – apenas no Brasil, mais de 4 milhões de pessoas – então a indústria, e principalmente a Disney/Pixar, continuam divulgando os dados de arrecadação. Compreensível.

Uma curiosidade interessante, após pensar um pouco sobre o assunto, é que a tendência seria das animações seguintes irem batendo os recordes conforme forem estreando, já que tudo hoje é feito para o cinema 3D. Mas aí lembrei que justamente por causa disso, há grandes chances de Toy Story ficar no topo para sempre, já que com a popularização das salas especiais, os ingressos podem ficar mais baratos (Sim, acredito no Papai Noel), influenciando novamente na popularidade dos filmes por arrecadação.

Enquanto isso não acontece, a última parte da aventura de Woody, Buzz, Jessie, Sr. Cabeça de Batata e os outros continua firme e forte em cartaz pelo mundo, podendo chegar fácil a ser a primeira animação da história a romper a barreira do bilhão de dólares.

Para o Infinito e Além!

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Realmente os preços devem cair com o tempo. Mas isso não significa que o Toy Story vá ficar pra sempre no topo. A inflação garante que, mesmo que demore, um dia outro filme vai bater o recorde de bilheteria do anterior.

    A não ser é claro que os cinemas acabem. Mas ai pouco importa que terminou na frente.

busca

confira

quem?

baconfrito