Recomendações de Férias – Parte III

Clássico é Clássico segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Estão gostando das férias? Bem, eu provavelmente estou. Ou não. Talvez eu nem esteja vivo. Caso eu morra, meus DVDs (só os o do Tarantino) e computador vão para a Uiara, mãe! Mas faz ela pagar o custo de envio.

(nota da revisora/Isaura/Uiara: fidaputa.)

Uma comédia tipicamente britânica

Um Peixe Chamado Wanda

(Charles Crichton, 1988)

Sinopse: Londres. George Francis Thomason (Tom Georgeson) planeja um roubo de jóias no valor de 13 milhões de libras. Sua namorada, Wanda Gerschwitz (Jamie Lee Curtis), apresenta Otto (Kevin Kline) para George e Ken (Michael Palin), outro integrante da quadrilha. Wanda diz que Otto é seu irmão, mas na verdade ela tem um envolvimento com ele, que morre de ciúmes dela. O roubo é um sucesso e então Wanda e Otto, através de um telefonema, denunciam George e vão pegar as jóias num cofre onde supostamente foram guardadas. Wanda também pretendia trair Otto, mas ao abrirem o cofre nada acham. Assim precisam refazer seus planos, o que faz com que Wanda visite George na prisão. Ela espera saber onde as jóias estão, mas nada consegue dele. Então se envolve com Archie Leach (John Cleese), o advogado de George, já que ele disse que revelaria onde estão as jóias e o nome dos cúmplices para fazer um acordo e reduzir sua pena. Porém a única coisa que Wanda obteve foi uma chave que estava num aquário, mas o que abria era impossível de se dizer.

Porque você deve assistir? Porque é um filme light, inteligente e com um humor que faz rir.

Um road movie inesquecível

Thelma & Louise

(Ridley Scott, 1991)

Sinopse: A esposa infeliz Thelma e sua amiga garçonete Louise caem na estrada, metem-se em vários problemas e passam a ser perseguidas pelo FBI. A ex-garçonete Callie Khouri estreou como roteirista neste intenso e dramático road-movie que ganhou o Globo de Ouro e o Oscar.

Porque você deve assistir? É um road movie pautado em duas personagens femininas com mais atitude do que muito homem. E o final é daqueles de se tirar o chapéu.

Um faroeste às avessas

Matar ou Morrer

(Fred Zinneman, 1952)

Sinopse: Will Kane, o delegado de Hadleyville, se casou com a quaker Amy e se prepara para se mudar da cidade. Mas durante os preparativos da mudança, é ouvido na cidade que Frank Miller, um homem que Kane havia prendido, saiu da prisão e chegará no trem do meio-dia para se vingar. A gangue de Miller o espera na estação para ajudá-lo a cumprir seu desejo de desforra contra Kane. Enquanto Kane tenta ajuda desesperadamente, o tempo vai passando… (o filme se desenrola em tempo real, com a edição colocando vários relógios que marcam a passagem do tempo, intercalados com as cenas de tensão).

Porque você deve assistir? Porque Zinneman abdica do protagonista durão e enfia Freud, em um filme muito mais complexo do que aparenta.

Um épico de olhos puxados

O Último Imperador

(Bernardo Bertolucci, 1987)

Sinopse: O filme conta a história da vida de Aisin-Gioro Puyi, o último imperador da China Imperial. Com a vitória comunista em 1949, Puyi é entregue para a China. Ele havia sido capturado por tropas soviéticas em 1945, considerado criminoso de guerra e ficado preso em um Gulag até essa data. Através de flashes, o último imperador recorda a sua infância. Foi proclamado imperador muito precoce, e como teve de viver isolado na Cidade Proibida – palácio imperial chinês localizado no meio de Pequim – com a restauração da república em 1912. Após, ele recorda como tornara-se um imperador fantoche em Manchukuo (1932 – 1945), então, sob o domínio japonês, razão pela qual é julgado pelo tribunal de Crimes de Guerra de Tóquio em 1946. Puyi vive, então, a partir de 1949, em um presídio para reeducação na China até 1959, ano no qual passa a ter uma vida comum em Pequim trabalhando como jardineiro.

strong>Porque você deve assistir? Seguindo a linhagem dos épicos biográficos da década de 80 (Gandhi, Amadeus), Bertolucci mostra como consegue dirigir um dos mais complicados gêneros do cinema.

Leia mais em: , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • João

    As Recomendações estão otimas esta semana!Matar Ou Morrer E O Ultimo imperador São Dois Filmaços.Um Foge De Seu Estilo (Matar ou morrer; faroeste)
    e Outro Reforça Um Gênero Fantastico: O Épico.
    Que Tal Um Top 10 Humor Negro/Irmãos Coen ALgum Dia?

busca

confira

quem?

baconfrito