Problemas de Identidade

Nona Arte quarta-feira, 01 de Abril de 2009

80… não, 99. É isso. 99% dos personagens de HQs, secundários e principais, devem sofrer de alguma variação seletiva e bem branda de prosopagnosia.[/House]

Sério, isso é uma palhaçada. Você conhece uma pessoa há tempos. Convive, conversa, trabalha, briga… Aí, ela tira os óculos ou muda de roupa e… surpresa! Um desconhecido superpoderoso está ali parado no mesmo lugar que estava Chiquinho, seu amigo de infância e assistente de almoxarifado do mercadinho da esquina. Mas, veja só, esse desconhecido é praticamente idêntico ao Chiquinho, com a diferença que ele não usa óculos para corrigir 25 graus de miopia. Mas não pode ser ele, afinal, o Chiquinho é um loser, esse cara parece foda só de olhar.

Assim é como eu vejo o tratamento dado a muitos personagens. Claro, não estou querendo que o cara saia por aí de Hooded Justice

Mas, pô, custava comprar um pedaço de tecido/vinil/plástico decente e fazer uma máscara, mesmo que fosse cobrindo só os olhos?

Obviamente, não dá pra falar daqueles que realmente se disfarçam: Batman, Capitão América, Homem-Aranha, a maioria dos Watchmen (Rorschach, Coruja, Comediante, Ozymandias etc.)… essa galera tudo bem, usam capuzes, máscaras e assemelhados. Mas e os que não sabem se disfarçar corretamente?

Peguemos o exemplo do (claro) Azulão: a diferença de aparência entre ele e o Clark Kent não passa da presença de um simples par de óculos. Mas NINGUÉM que convive com ele consegue achar uma mínima semelhança entre ambos. O mesmo vale para Mulher-Maravilha, Espectral, Super[insira um substantivo em inglês aqui]… em todos eles, a única diferença visível entre o herói e a pessoa física é a roupa.

Eu entendo a razão deles se disfarçarem. Não querem a vizinha pentelhando, a polícia enchendo o saco, os jornalistas fuçando a vida deles, os inimigos tocando a campainha e correndo… enfim, há mil motivos para a preservação da identidade que são perfeitamente plausíveis.

Mas, porra, se for fazer o serviço, que seja bem feito. Tangas.

Leia mais em:

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • santhyago

    ouvi falar na época do filme do superman que a outra coisa que diferenciava clark de superman além dos óculos era o cabelo, que em um era penteado de um lado e no outro, ficava arrumado do outro. tá, cabelo não é algo do estilo “nossa como ele mudou!” mas também é uma diferença. e eu não gosto do superman também. :v

busca

confira

quem?

baconfrito