Primeiras Impressões – Life on Mars US

Sit.Com terça-feira, 15 de julho de 2008

Seguindo a linha de colunas como a de Fringe, episódios pilotos pre air de séries que irão ao ar nos Eua apartir de setembro, chegou a vez de Life on Mars (baseado na canção de David Bowie). Para quem não sabe a série americana é uma refilmagem da série homônima da BBC inglesa e a história gira em torno do detetive Sam Tyler que trabalha para a policia de Los Angeles. Durante uma investigação sobre um serial killer, Sam deixa sua namorada, Maya Robertson, que tambem é detetive, investigar o caso sozinha. Algo completamente inesperado acontece e ela desaparece. Ele, por sua vez, devastado e em choque acaba sendo atingido por um carro, e vai parar em 1972 sem nenhum ferimento… e ainda trabalhando para a polícia de Los Angeles. Agora ele enfrenta a dificuldade em se integrar e ajustar a este novo mundo, sem as atitudes e tecnologias dos tempos atuais. Abaixo o promo da série:

Sinceramente, o piloto pre air é muito fraco, o principal problema é o elenco da série, ninguém se salva, chega a dar dó; no entanto, é inquestionável a qualidade da reconstituição de época do episódio apesar do piloto vazado ainda estar indevidamente editado (há uma cena onde dois personagens aparecem em cima de um prédio com cabos de segurança á mostra).

O canal ABC pelo jeito viu que corria risco de ver sua única série dramática estreante da temporada (muito mais que a série será exibida após Grey’s Anatomy, nas quintas-feiras de alta audiência do canal) fracassando e mandou refilmar todo o episódio piloto com troca de elenco entre os coadjuvantes (apesar do protagonista Jason O’Mara não ter carisma algum), vamos ver se tem como melhorar para a estréia oficial em setembro.

Mas, para mim, que já tinha ouvido comentários bastante elogiosos para a série original inglesa, o piloto pre air serviu para neste mid season assistí-la por completo. Foram 2 temporadas (2006-2007), cada uma com 8 episódios, num balanço final de 16 episódios e, apesar da descoberta tardia, Life on Mars é uma série excelente. Foi uma verdadeira maratona de 15 dias após assistir a versão americana para descobrir o quão excelente a versão inglesa é, e que incrível elenco, com total destaque para os protagonistas Sam Tyler e o seu DI (inspetor) Gene Hunt.

Na trama (igual ao que os americanos adaptaram, tanto que o episódio piloto é o mesmo, não sei como conseguiram deixá-lo tão fraco), enquanto nos perguntamos o que está se passando com Sam (estaria ele em coma, louco ou viajou mesmo no tempo?), os casos policias vão preenchendo os espaços na narrativa sempre bem servida de referências da época, detalhes históricos (do futuro) que somente Sam sabe e muita, mas muita comédia, não propriamente comédia, mas diálogos e situações cômicas.

Se o canal ABC se ligar e conseguir salvar a adaptação da mediocridade, inclusive criando conteúdo inteligente para a série já que normalmente uma temporada de série americana tem 20-24 episódios, enquanto toda a versão inglesa foram 16, há tudo para termos uma série policial com toques cômicos excepcional nesta temporada que se aproxima.

OBS.: o sucesso da versão inglesa de Life on Mars foi tanto que a série ganhou um spin off onde uma detetive (isto mesmo, uma mulher) vai parar nos anos 80, desta vez, e acaba trabalhando com ninguém mais, ninguém menos que o inspetor Gene Hunt (novamente). A série se chama Ashes to Ashes.

Leia mais em: ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Assisti a série inglesa completa, e é show de bola, mas não sei se a americana vai conseguir levantar as idiossincrasias necessárias e o mais importante, se eles não vão se render e esticar a série mais que o necessário. Sam Tyler precisa encontrar sua saída, e foi isso que moveu Life on Mars.

    Por falar nisso, já terminou a primeira temporada do spin off Life on Mars, que é Ashes to Ashes, em que uma detetive leva um balaço na cabeça e vai terminar batendo em 1981… mas mesmo esta, não puxa água para a original.

busca

confira

quem?

baconfrito