Previsões para o Oscar 2009

Primeira Fila sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Ladies and gentlemen, o Oscar é esse fim de semana. A televisão brasileira não vai transmitir a cerimônia na íntegra em nenhum canal, por conta do nosso querido carnaval. É idiota ver penosas rebolantes ao invés de Diors e piadas do Márcio Canuto ao invés das do Wolverine, mas tá valendo. Afinal, a internet tá aí pra isso e ainda seremos salvos dos comentários infâmes do (metido a entendido) José Wilker. Aliás, sobre os assuntos Carnaval, TV aberta e José Wilker eu poderia meter o pau falar muito mais, mas como esse já será um texto gigante por natureza, pelo assunto e por eu me preparar pra escrevê-lo a vida inteira há tempos, é melhor partir logo pro que interessa: minha humilde aposta pros ganhadores.

Ou melhor… A verdade é que não dá pra prever o que se passa na carequinha de quem decide o carequinha. É mais fácil acertar os números da Mega Sena do que saber por que cargas d’água alguns filmes/diretores/atores tomam o Oscar de outros que O MUNDO TODO achou mil vezes melhor. A começar pelos indicados. O Oscar não leva em conta pequenas coisas como bilheteria ou tempo de participação num filme (vide indicações a melhor atriz coadjuvante lá embaixo). Portanto, após apresentar os indicados, vou dizer simplesmente o que ACHO que vai ganhar e quem eu GOSTARIA que ganhasse (que podem coincidir algumas vezes). Mas lembrando que são só tiros no escuro e, no fim, o Oscar serve mesmo é pra ver vestidos bonitos e rir de umas piadas. Definitivamente não tem nada a ver com “melhor”. Só bem de vez em quando. Mas vamos lá:

(Sim, vou dar um ctrl c + ctrl v bonito nessa lista de indicados, mas como o texto é meu mesmo nem é plágio)

MELHOR FILME

O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button, lançado em 16/01/2009)
Frost/Nixon (lançamento em 20/02/2009)
Milk – A Voz da Igualdade (Milk, lançamento em 20/02/2009)
O Leitor (The Reader, lançado em 06/02/2009)
Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire, estréia em 06/03/2009)

And the Oscar must go to…
Quem Quer Ser um Milionário?. O filme já ganhou o Globo de Ouro e vem dando muito o que falar nos países em que chegou, o que não é o caso do Brasil, e que portanto, eu, como boa menina respeitadora das leis anti-pirataria e com contatos insuficientes de cabines, NÃO VI. Jamal é um rapaz pobre que sonha em ir à versão indiana do “Show do Milhão“, mas não pra ganhar dinheiro ou pra conhecer o Sílvio Santos, e sim pra ser visto por sua amada há muito perdida. Minha impressão pela sinopse e trailer é de que é uma história um tanto quanto clichê com algum tchans especial que ainda não vi. O que mais me anima a ir ver a trama é o diretor Danny Boyle, o mesmo de Trainspotting.

Mas eu acho que… O Curioso Caso de Benjamin Button merecia também. É uma boa história, com ótimas atuações, fotografia perfeita, boa trilha sonora, e maquiagem e efeitos especiais excelentes. Mas claro que só vou poder julgar justamente depois de ver todos os indicados.

MELHOR ATOR

Richard Jenkins por “O Visitante” (The Visitor)
Frank Langella por “Frost/Nixon”
Sean Penn por “Milk – A Voz da Igualdade”
Brad Pitt por “O Curioso Caso de Benjamin Button”
Mickey Rourke por “O Lutador” (The Wrestler)

And the Oscar must go to…
Mickey Rourke. A Academia é bem chegada num ator que foi famosão, acabou com a própria vida fez uma plástica e caiu nos tóchicos e ressurgiu das cinzas. O personagem é ele foi feito sob medida pra ele, então a atuação tá perfeita pra o que se propõe.

Mas eu acho que… Sean Penn bem que merecia seu segundo Oscar. Ele fez muito bem o papel de Milk, o primeiro gay assumido a ganhar um cargo público nos Estados Unidos. Desmunhecou, mas controladamente.

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Josh Brolin por “Milk – A Voz da Igualdade”
Robert Downey Jr. por “Trovão Tropical” (Tropic Thunder)
Philip Seymour Hoffman por “Dúvida” (Doubt)
Heath Ledger por “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (The Dark Knight)
Michael Shannon por “Foi Apenas um Sonho”(Revolutionary Road)

And the Oscar HAS TO go to…
Heath Ledger. Pelos motivos que falei aqui.

MELHOR ATRIZ

Anne Hathaway por “O Casamento de Rachel” (Rachel Getting Married)
Angelina Jolie por “A Troca” (Changeling)
Melissa Leo por “Rio Congelado” (Frozen River)
Meryl Streep por “Dúvida” (Doubt)
Kate Winslet por “O Leitor” (The Reader)

And the Oscar must go to…
Meryl Streep. Todo mundo vai dizer que é marmelada, que a Academia tá mesmo sem opções, mas quem VIU “Dúvida” sabe que ela tava perfeita no papel da freira pra lá de rígida, Aloysius Beauvier. É quase uma versão religiosa e menos fashion de Miranda Priestly, de O Diabo Veste Prada.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Amy Adams por “Dúvida” (Doubt)
Penélope Cruz por “Vicky Cristina Barcelona”
Viola Davis por “Dúvida” (Doubt)
Taraji P. Henson por “O Curioso Caso de Benjamin Button” (The Curious Case of Benjamin Button)
Marisa Tomei por “O Lutador” (The Wrestler)

And the Oscar must go to…
Amy Adams, por eliminação. Marisa Tomei também ressurgiu das cinzas, mas já tem um Oscar e não tá na sua melhor atuação. Taraji P. Henson tem pouquíssimas cenas. Viola Davis tem UMA cena só (essa eu realmente não entendi. Acho que foi só porque o nariz escorreu). Amy Adams pelo menos vestiu bem o papel. Ela tava tão tensa como a Irmã James, mas tão tensa, que fiquei com medo de tossir na platéia e ela pular na tela, de susto.

Mas eu acho que… Penélope Cruz bem que merecia. A Maria Elena de Vicky Cristina Barcelona é adoravelmente louca. E é a única personagem interessante entre as cinco indicadas.

MELHOR LONGA DE ANIMAÇÃO

“Bolt – Supercão”
“Kung Fu Panda”
“WALL-E”

And the Oscar must go to…
WALL-E, sem dúvidas. Aliás, com dúvidas… Não dá pra prever o Oscar, lembram-se?

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

“A Troca”
“O Curioso Caso de Benjamin Button”
“Batman – O Cavaleiro das Trevas”
“A Duquesa”
“Foi Apenas um Sonho”

And the Oscar must go to…
O Curioso Caso de Benjamin Button. Se eu entendi bem o que é direção de arte, Ben Button deverá ser escolhido.

Mas eu acho que… A Duquesa merecia mais, pelos belíssimos sets de filmagem.

MELHOR FOTOGRAFIA

“A Troca”, Tom Stern
“O Curioso Caso de Benjamin Button”, Claudio Miranda
“Batman – O Cavaleiro das Trevas”, Wally Pfister
O Leitor, Chris Menges e Roger Deakins
“Quem Quer Ser um Milionário?”, Anthony Dod Mantle

And the Oscar must go to…
Quem Quer Ser um Milionário?. O quiridinho desse ano deve colocar mais esse careca no bolso. O Leitor também tem uma fotografia de responsa, mas aposto no Slumdog.

Mas eu acho que… O Curioso Caso de Benjamin Button tem a melhor fotografia. Só que já disse que não vi o provável ganhador.

MELHOR FIGURINO

“Austrália”, Catherine Martin
“O Curioso Caso de Benjamin Button”, Jacqueline West
“A Duquesa”, Michael O’Connor
“Milk – A Voz da Igualdade”, Danny Glicker
“Foi Apenas um Sonho”, Albert Wolsky

And the Oscar must go to…
A Duquesa. A personagem título ficou muito famosa em sua época por ser a estilísta de seus próprios vestidos, que chamavam mais a atenção do que seu marido. E eu sempre tenho a impressão que quanto mais “de época” o figurino for, mais chances de ganhar o prêmio.

Mas eu acho que… o figurino do Austrália merecia mais. Catherine Martin já ganhou um Oscar por Moulin Rouge e seu trabalho funcionou muito bem novamente.

MELHOR DIRETOR

David Fincher, “O Curioso Caso de Benjamin Button”
Ron Howard, “Frost/Nixon”
Gus Van Sant , “Milk – A Voz da Igualdade”
Stephen Daldry, “O Leitor
Danny Boyle “Quem Quer Ser um Milionário?”

And the Oscar must go to…
David Fincher. Esse foi um dos tiros mais cegos, porque todos os indicados tem história e fizeram muito bem seus trabalhos. Só que a trama de O Curioso Caso de Benjamin Button chama a atenção por representar bem várias épocas e acho que o diretor tem que saber ligar bem tudo isso pra dar certo. Fincher conseguiu. Mas Danny Boyle também tá com a mão na estatueta. Veremos.

MELHOR EDIÇÃO

“O Curioso Caso de Benjamin Button”
“Batman – O Cavaleiro das Trevas”
“Frost/Nixon”
“Milk – A Voz da Igualdade”
“Quem Quer Ser um Milionário?”

And the Oscar must go to…
O Curioso Caso de Benjamin Button. Como disse ali em cima, o filme fala de várias épocas e tudo ficou muito bem conectado. Parabéns pro editor.

MELHOR MAQUIAGEM

“O Curioso Caso de Benjamin Button”
“Batman – O Cavaleiro das Trevas”
“Hellboy II: O Exército Dourado”

And the Oscar must go to…
O Curioso Caso de Benjamin Button, mais uma vez. Tá, eu sei que a maquiagem do novo Coringa foi bem… marcante. Só que fizeram o Brad Pitt parecer que tinha 20 anos de novo e nada pode ganhar disso.

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

“O Curioso Caso de Benjamin Button”
“Defiance”
“Milk – A Voz da Igualdade”
“Quem Quer Ser um Milionário?” ”
“WALL-E”

And the Oscar must go to…
Quem Quer Ser um Milionário? Apesar de não ter visto o filme, escutei a trilha sonora. E é bem legal. Tire da sua cabeça a abertura daquela novela e dá pra curtir bastante a trilha. Aliás, Danny Boyle não costuma escolher qualquer coisa pras trilhas sonoras de seus filmes. Quem assistiu o clássico Trainspotting sabe.

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

“Down to Earth” de “WALL-E”
“Jai Ho” de “Quem Quer Ser um Milionário?”
“O Saya” de “Quem Quer Ser um Milionário?”

And the Oscar must go to…
Down to Earth, de WALL-E. Não sei porque motivo exatamente, mas essa música me lembra muito a música do baile do Encantada. E tem “academia” escrito nela toda.

Mas eu acho que… Jai Ho é muito boa de ouvir, apesar de não ter idéia do que fala na maior parte dela.

MELHOR EDIÇÃO DE SOM

“Batman – O Cavaleiro das Trevas”
“Homem de Ferro”
“Quem Quer Ser um Milionário?” ”
“WALL-E”
“O Procurado”

And the Oscar must go to…
WALL-E. Não sou muita entendida em acústica, ressonância e todo esse tipo de coisa, mas acredito que CRIAR sons seja mais complicado do que só regular uma coisa ou outra. E o Oscar costuma apreciar coisas complicadas.

MELHOR MIXAGEM DE SOM

“O Curioso Caso de Benjamin Button”
“Batman – O Cavaleiro das Trevas”
“Quem Quer Ser um Milionário?”
“WALL-E”
“O Procurado”

And the Oscar must go to…
WALL-E. E vou morrer achando que “mixagem” e “edição” são a mesma coisa. Se você souber a diferença, favor me explicar DESENHANDO.

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS

“O Curioso Caso de Benjamin Button”
“Batman – O Cavaleiro das Trevas”
“Homem de Ferro”

And the Oscar must go to…
O Curioso Caso de Benjamin Button. Fazer o mesmo ator ser convincente tanto com 80 quanto com 20 anos é um trabalho de mestre de efeitos especiais.

ROTEIRO ADAPTADO

Eric Roth e Robin Swicord, “O Curioso Caso de Benjamin Button”
John Patrick Shanley, “Dúvida”
Peter Morgan, “Frost/Nixon”
David Hare, “O Leitor
Simon Beaufoy, “Quem Quer Ser um Milionário?”

And the Oscar must go to…
Frost/Nixon. Essa adaptação foi sucesso nos palcos e tem muita cara da Academia.

Mas eu acho que… O Leitor não merece sair de mão abanando e, apesar de umas cenas um tantinho desconexas, foi uma boa adaptação.

ROTEIRO ORIGINAL

Courtney Hunt, “Rio Congelado
Mike Leigh, “Happy-Go-Lucky”
Martin McDonagh, “Na Mira do Chefe”
Dustin Lance Black, “Milk – A Voz da Igualdade”
Andrew Stanton, Jim Reardon, Andrew Stanton e Pete Docter, “WALL-E”

And the Oscar must go to…
Milk – A Voz da Igualdade. O filme conta a história do político gay de forma a não deixar lacunas, nem se prolongar demais em um assunto só. Apesar de parecer um tipo de filme para meninas, não é. O roteiro torna a vida desse cara bem interessante, mesmo que você saiba que na vida real deve ter sido mais ainda.

Mas eu acho que… Na Mira do Chefe também tem um roteiro simplesmente fantástico. Você não consegue imaginar a próxima reviravolta do filme, e elas acontecem de forma tão calma (como a cidade de Bruxelas inspira) que se tornam duplamente interessantes.

Observem que não opinei sobre Melhor Documentário (em Curta e Longa), Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Curta Metragem e Melhor Animação em Curta Metragem, que, tirando o último (vi “Presto“, um curta da Pixar), não vi NADA, então não posso opinar.

E é isso. Oscar 2009, dia 22 de fevereiro às 22:30, num site da internet perto de você.

Leia mais em:

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • vassourada

    A listas dos indicados a melhor filme está HORROROSA. Já assisti aos 5 indicados, e o único que permaneceria em uma lista minha seria “Frost/Nixon”.
    The Wrestler, Frozen River, Wall-E, The Dark Knight, Doubt, Gran Torino, The Changeling são todos melhores que os demais indicados.

    Fincher NÃO merece sua indicação a diretor. Ele conseguiu transformar um filme que não podia ser ruim, pela fascinante história, em uma medíocre cópia de Forrest Gump. Assim como Sam Mendes, reviveu Beleza Americana de maneira pífia e Revolutionary Road. Cadê Clint e Aronofski ?

    Mas a não ser que ocorra uma zebra de proporções colossais, que pelo menos “Slumdog Millionare” leve o prêmio.

    Compartilho com a prefêrencia da Merryl Streep, mas se a Melissa Leo levasse seria bem merecido.
    A favorita Kat Winslet NÃO merece.

    Já para melhor ator, tirando o Brad Pitt, todos estão páreo a páreo, com uma leve vantagem pra Rourke e Sean Penn.

    E é INADMISSÍVEL Jason Butler Harner não estar entre os indicados a melhor ator coadjuvante por The Changeling.

    Mas não vou ficar gastando minhas críticas no post uheuehe, se não vou ficar sem o que falar depois.

  • Você citou o fato da maioria das atrizes coadjuvantes não ter muito tempo em ação, mas lembrando que o vôzinho doidão de Pequena Miss Sunshine – não lembro o nome e nem vou procurar agora – não ficou nem meia hora em cena e, mesmo assim, levou o Oscar, deixando o Eddie Murphy bem puto.

  • @Uiara

    Edição de som: é tu pegar e trabalhar um áudio de cada vez. Voz, trilha sonora e efeitos especiais são vistos de maneira diferente.

    Mixagem de som: é tu pegar e misturar todos os sons e fazer com que tenham harmonia.

    Numa cena de perseguição (exemplo), tem os caras gritando, balas sendo disparadas e música eletrizante (?) ao fundo. A edição de som pega cada um destes elementos de áudio e faz com que não tenham falhas, sejam bem cortadas e com a equalização correta. A mixagem de som vai fazer com que todos os elementos sejam “combinados” (mix) de maneira que não fique uma barulheira infernal.

    Got?

  • Fernanda

    Achei O Curioso Caso de Benjamin Button o mais fraco dos indicados dos indicados a melhor filme.
    O Leitor é mágico, daria os prêmios pra ele porque foi o que mais me comoveu e convenceu.

    E é INADMISSÍVEL Jason Butler Harner não estar entre os indicados a melhor ator coadjuvante por The Changeling. (2)
    Assim com a ausência de Doubt entre os melhores filmes.

busca

confira

quem?

baconfrito