Pra você, o que é cinema nacional?

Cinema quarta-feira, 09 de setembro de 2015

Pra você, o que é cinema nacional? Pois é, eu sempre me fiz essa pergunta, o que é o cinema nacional? Como ele é visto no exterior? Qual a importância dele no cenário mundial? E depois de muito me questionar, eu pude concluir que o nosso cinema pode ser descrito em praticamente duas palavras: Favela e comédia. Mas será que é mesmo?

 Chega um momento que você pergunta: “Como assim só favela e comédia?”

É só pensar um pouco que se chega a conclusão, 90% dos filmes que são feitos no país tupiniquim são com essa temática, basta lembrar dos último filmes que foram consagrados ou então que foram sucesso de bilheteria, com toda certeza você vai lembrar de nada menos que: Cidade de Deus, Tropa de Elite (1 e 2), Se eu Fosse Você e o mais recente De Pernas pro Ar! Com isso se chega a perturbadora conclusão de que o que este mero mortal está falando é verdade, o nosso querido cinema brasileiro gira em torno da fórmula já manjada em que o diretor escolhe entre duas temáticas: O tiroteio na favela que mostra como o sistema é corrupto e como a vida do povo brasileiro é difícil ou então a velha e já conhecida comédia que se repete a cada filme que estréia, seja ele nacional ou gringo!

É justamente nesse momento que a grande maioria das pessoas começa a pensar: “É verdade, o cinema brasileiro é só isso mesmo”. Mas é ai que eu vos digo: NÃO! Não é só isso! Na verdade, isto é somente o estereótipo criado em cima do nosso querido cinema nacional e é exatamente isso que faz com que os próprios brasileiro não enxerguem o tanto de coisa bacana que tem por ai produzido no nosso país, para convencer-vos de que isto é verdade vou listar alguns filmes que fogem desta pequena regra e que muito me agradaram:

2 Coelhos:

O filme conta a história de um jovem paulistano que se vê indignado com a impunidade do sistema judicial brasileiro, e diante disso resolve fazer justiça com as próprias mãos! Porra, só pelo enredo já da para entender que não é um filme qualquer, para completar some isso com ótimas atuações e um roteiro surpreendente que faz com que qualquer um não consiga imaginar o final, e pronto. Temos um excelente filme made in Brasil! Tá certo que o filme não foge muito da velha questão da corrupção, mas acredite, ele é totalmente diferente de tudo aquilo que eu já vi sendo produzido no nosso país, vale cada minuto!

 Se você ainda não viu, pare tudo o que ta fazendo e vá ver!

O Palhaço:

Outro filmaço com origem 100% brasileira. Ele conta a história de um palhaço com crises existenciais, que busca seguir os seus sonhos fora dos palcos. O filme tem uma história envolvente, cenas hilárias e ainda a espetacular (Como sempre) atuação de Selton Mello, que para mim é o melhor ator da nova geração brasileira!

 Ninguém discorda que o Selton Mello é um puta de um ator!

Jogo de Cena:

Esse documentário traz pessoas normais e atrizes contanto histórias de suas vidas, ou não. É um excelente documentário e mostra que o Brasil também é forte nesse estilo. Como fã de documentários, tenho muito orgulho em saber que esse foi feito no nosso país. PS: Está disponível na integra no Youtube, corre lá pra ver.

 Não poderia faltar um documentário na lista.

Existem muitos outros e quem sabe eu não volte a escrever sobre o tema em um futuro texto, os citados são os meus preferidos e indico a todas as pessoas que, assim como eu, apreciam um bom filme.

Enfim, o que estou tentando dizer desde o início do texto é que o cinema brasileiro é muito maior do que pensamos, todos os dias surgem novos filmes e curta-metragens independentes, além de filmes com grandes atores que fogem do nosso velho estereótipo: Bunda, carnaval e futebol De país das comédias baratas e dos tiroteios em favelas. Agora cabe a nós incentivar os verdadeiros bons filmes, só assim poderemos um dia nos orgulhar verdadeiramente do grande CINEMA BRASILEIRO!

Espero que tenham gostado e quem sabe não volto a escrever mais textos.

Nota do autor: Gosto e respeito muitos os filmes brasileiros que possuem a temática favela e comédia, o texto busca apenas mostrar o outro lado do cinema nacional.

Nota do editor: Guilherme Moraes é um jovem ufanista e otimista, mas com boas intenções. Afinal, nem tudo que é feito no Brasil é ruim, certo? O Bacon, por exemplo, é brasileiro! Também quer mandar seu pitaco sobre cinema, ou mesmo TV, quem sabe quadrinhos, talvez livros, quiçá música ou até jogos? É muito simples!

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Não vamos nos esquecer também do excelente O Homem do Futuro, de 2011, estrelado por Wagner Moura. Se minha memória não falha, é o único longa brasileiro com viagem no tempo. A história é sensacional e as mil e uma confusões com as linhas do tempo que vão sendo criadas são… ahn… do barulho! :D

busca

confira

quem?

baconfrito