Por que diabos A Torre Negra ainda não foi adaptada para o cinema?

Livros quinta-feira, 28 de julho de 2011

Todos já sabemos, e não é de hoje, que os best-sellers literários são os mais cobiçados livros a serem adaptados para o cinema. Exemplos há aos montes, como O Código Da Vince, O Caçador de Pipas, Marley e Eu, só para citar alguns. Ultimamente, o fenômeno das adaptações atingiu as séries de livros, tendo início com O Senhor dos Anéis e sendo sucedido por Harry Potter, Crepúsculo, entre outros.

É interessante notar também, que o cinema, desde Tubarão em 1975, se tornou algo praticamente comercial, e nos dias de hoje o gênero que mais rende cifras para Hollywood é o de super-heróis. Bom, eu enxergo a convergência de todos esses fatores na obra-prima do superfamoso escritor americano Stephen King, A Torre Negra. A série citada anteriormente é um fenômeno literário, que possui fãs pelo mundo inteiro, com um personagem principal cativante, que reúne bastante cultura pop, e teria tudo para ser um sucesso do cinema.

 Ilustração do meu brother Thiago Trópia

Mas então, por que essa merda ainda não foi adaptada para a telona?

Eu só consigo pensar em duas hipóteses:

Hipótese 1 – Por se tratar de sua obra-prima, Stephen King pode estar querendo acompanhar o desenrolar da adaptação, dando pitacos e o filme sair do jeitinho que o escritor deseja. Afinal de contas, ele passou 33 anos escrevendo a série, e por ela deve ter um sentimento diferente das outras obras que já escreveu. Recentemente, King anunciou que um novo volume da série será lançado em 2012, então, se considerarmos a hipótese 1, já era a esperança de alguma coisa mais recente.

Hipótese 2 – Stephen King está pedindo muita grana para liberar os direitos autorais para que o roteiro seja adaptado, que é o que foi divulgado pela Universal em 2010. Também por se tratar de sua obra-prima, e a certeza de que será um filme do patamar de O Senhor dos Anéis, King pediu tanta grana que desanimou o pessoal que produziria o filme. Esses, por sua vez, estariam esperando King (Que já não é nenhum garoto faz tempo, e quase bateu as botas em 1999) morrer e reduzir os custos da compra dos direitos autorais para produzirem o filme.

Agora a minha opinião sobre tudo isso. Eu acho a hipótese 1 bem mais plausível, basta pensarmos um pouco: O cara já encheu a mala de grana com o monte de livros que ele já escreveu, com os roteiros exclusivos para o cinema, com prêmios e ainda com os direitos autorais para outras adaptações. Além do mais, se ele quisesse apenas grana com A Torre Negra, ele já teria vendido os direitos lá em 1982, quando O Pistoleiro foi publicado. Outra coisa, imagina ele morrer sem ver essa adaptação pronta? Seria uma grande frustração saber que a obra da sua vida virou uma simples merda de blockbuster.

Assim como eu, acredito que ele queira que sua obra-prima literária seja também uma obra-prima cinematográfica. Os ingredientes estão todos aí, herói interessante, universo mesclado de O Senhor dos Anéis e velho oeste, cultura pop e suspense e terror. Vou mais além, e digo que gostaria muito que o Quentin Tarantino dirigisse a parada. Porra, tem tudo a ver com ele. A nós, amantes da literatura e do cinema, só resta ter esperança para que vejamos um grande filme, como A Torre Negra merece ser.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Giovanni Antonialli

    Acho que o problema não é com o Stephen King, na verdade o plano original era realizar uma trilogia de filmes, lançando um por ano, e com um seriado no intervalo entre os filmes, mas aparentemente a Universal achou o projeto muito arriscado.
    Acho que esse link pode dar alguns esclarecimentos.

    http://www.omelete.com.br/cinema/universal-desiste-de-torre-negra/

    Ah, parabéns pelo site. Muito bom!

  • Ivo

    O Crônicas Saxônicas, do Bernard Cornwell devia virar filme tb.

  • Josélio

    Pelo amor do que tua credita, para de falar merda.

  • yuri

    Bastante esclarecedor o teu comentário!!! CUZÃO

  • Renato M. Ribeiro

    Acho que sou só eu que não gosta do Stephen King como escritor? Sem contar que a melhor obra dele para o cinema foi uma, que ele mesmo falou, mudaram completamente a sua obra, eu li e vi que não mudaram tanto assim para ele ficar putinho, mas também tenho que concordar que o filme é bem melhor.
    Acho que esse é o problema, “IT” ficou legal, “CARRIE” também e tal, mas o medo deve ser esse, pouco sucesso a ele no cinema, sem contar que essa, droga, de obra é muito longa e complexa para os cinemas.

  • Bom, como já disseram aí anteriormente essa obra é bem complexa, estou no segundo volume da Torre Negra mas já li várias outras obras do SK e sou super fã. Também torço para que essa série venha logo para cinema, mas acho que a distancia entre o fracasso e o sucesso é pequena, por isso tem que ser escolhido a dedo os responsáveis por essa adaptação para que não vire uma frustração tanto para os fãs quanto para o próprio autor. Enfim, vamos torcer.

    E aproveitando o assunto, bem que poderiam fazer uma refilmagem de Christine, que na minha opnião é a melhor obra dele, acompanhada de perto por Cemitério.

    Abraço

busca

confira

quem?

baconfrito