Por que a Disney mudou as canções dos seus desenhos?

Televisão quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Olá amigos amantes de desenhos e Bacon.

Semana passada, por conta da eficiência que aflige nosso país em várias questões, tivemos o prazer de jantar à luz de velas, tomar banho gelado, saqu… quer dizer, dormir mais cedo e ficar sem a coluna da semana por causa do apagão, que também fritou meu estabilizador.

Apesar dos pesares, até que foi bom, pois deu mais uma semana para a Disney responder à algumas questões que enviei por conta de algumas coisas que reparei em seus longas de animação.

Antes um comentário. Todos nós sabemos que a dublagem brasileira é uma das melhores do mundo, inclusive sendo elogiada pelos maiores especialistas e apreciada por todos nós. A Disney, também como sabemos, já ganhou vários Oscars por conta das músicas executadas em seus desenhos. Com a versão em português, na maioria das vezes, melhor que a versão original.

Achei o original da Pequena Sereia, comparem aqui.

Então pergunto: Por que o estúdio do Mickey alterou as versões de diversos desenhos consagrados?

Ok, confesso que deixei passar isso, pois pelo que pesquisei depois de assistir no Disney Channel a uma das melhores animações do estúdio – A Pequena Sereia – eles mudaram as canções em 2000, quando remasterizaram o filme para DVD. Buscando um pouco mais, descobri que Aladdin, Pocahontas e O Rei Leão também sofreram alterações.

Rei Leão com o midi rolando.

Em Pocahontas e O Rei Leão só pioraram as melodias, mantendo as letras e, aparentemente, os intérpretes, mas, em Aladdin e A Pequena Sereia, mudaram até as letras de algumas músicas.

Em Aladdim até dá para entender, já que era um trecho da música Arabian Nights, onde falam que vão cortar a orelha de alguém para mostrar como o lar é bárbaro, mas em A Pequena Sereia mudaram até o sentido da música Under the Sea (Aqui no Mar), a música mais empolgante do desenho, cantada pela lagosta/siri/caranguejo Sebastião.

Até faz sentido…

Resolvi tentar contato com a Disney, para saber por que fizeram essas mudanças, se pretendiam lançar as versões originais e se tinham disponível em algum lugar. Mas nem se dignaram a responder as perguntas do e-mail.

Acho uma puta falta de respeito com os fãs e, principalmente, um descaso por não responder às questões.

Mas por que diabos mudaram as canções que embalaram a infância de muita gente? E por que seriam burros de refazer o trabalho?

Pocahontas

Como eles fazem a limpa no Youtube (curiosamente só no Brasil), não consegui achar as versões originais, portanto, caso você, tanga e gordinha, tenha um VHS empoeirado de alguns desses filmes e consiga passar para a internet, ficaremos muito agradecidos.

Quanto à Disney, caso ela leia essa coluna, ainda aguardamos sua resposta.

Esperarei, sentado.

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito