Pixies

Música terça-feira, 26 de julho de 2011

O Pixies é uma das bandas mais originais e influentes dos anos 80. Assim como o Hüsker Du e o Sonic Youth, eles foram responsáveis pelo surgimento do rock alternativo norte-americano. Tocando um som que mescla elementos básicos do punk rock, da surf music e da noise guitar sem deixar de lado a suavidade da música pop (Mesmo fazendo músicas estranhíssimas e originalíssimas), o Pixies fez a trilha sonora da vida de quem naquela época se achava meio deslocado entre o hard rock farofa que reinava nos anos 80.

A banda se formou em Boston, Massachusetts, no começo de 1986, por Charles Thompson nos vocais e guitarra base, e seu companheiro de quarto na universidade Joey Santiago na guitarra solo. Graças a Joey e a Lee Ranaldo (Do Sonic Youth) que o termo guitar hero, nos anos 80, não se aplicou apenas a virtuoses exibicionistas. Através de um anúncio nos classificados eles encontraram Kim Deal, uma baixista de Ohio que tocara antes em sua cidade natal numa banda chamada Breeders com sua irmã gêmea, Kelly Deal. Pouco depois completou-se a formação com a entrada do baterista David Lovering (Amigo de Deal), e assim se formaram os Pixies. Reza a lenda que o nome da banda foi tirado aleatoriamente do dicionário por Joey (O nome significa fadas, duendes). Foi também nessa época que Charles resolveu, inspirado por Iggy Pop, mudar seu nome para Black Francis. Em 1986, os Pixies estavam tocando em Boston, num show com a banda Throwing Muses quando o empresário dos Muses, Gary Smith ofereceu-lhes a gravação de um disco. Em março de 1987, a banda grava 17 músicas (Em 3 dias!). Essa demo ficaria conhecida como The Purple Tape. A demo acaba caindo nas mãos de Ivo Watts, um dos donos do selo inglês 4AD Records. Impressionado, Watts contrata os Pixies e lança um EP chamado Come On Pilgrim, que possui 8 das 17 faixas da demo original.

No ano seguinte, a banda entra em estúdio para a gravação do seu primeiro LP, ao lado do produtor Steve Albini, chamado Surfer Rosa. Curiosidade: Nos dois primeiros álbuns dos Pixies, a baixista Kim Deal assinou seu nome como Mrs. John Murphy. O disco Doolitle foi lançado 2 anos depois, e é com toda certeza o melhor da banda, além de ser um dos melhores discos de rock alternativo de todos os tempos. Contendo Monkey Gone to Heaven e Here Comes Your Man, o disco fez bastante sucesso e acaba indo parar no Top 10 inglês (Na América, a banda ainda amargou o fracasso). As apresentações ao vivo da banda eram marcadas pela performance de Black Francis, que quase nunca se dirigia a platéia, deixando a tarefa de interagir e divertir o público com a bem humorada baixista Kim. Ainda ficaram conhecidos por algumas extravagâncias, como tocar o set list dos seus shows em ordem alfabética e pelas letras que sempre misturavam alienígenas e religião.

Bossanova é lançado no final de 1990 e segue a mesma linha dos discos antecessores. A única diferença deste para os demais seria a gritante influência de surf music, gerando hits como Allison, Dig For Fire e a instrumental de abertura Cecilia Ann. Nas músicas Velouria e Is She Weird ouvimos um theremin (Instrumento que ficou conhecido nas mãos de Jimmy Page, do Led Zeppelin, introduzido no rock por Brian Wilson, dos Beach Boys, no álbum Pet Sounds). Nessa época não dava mais para esconder que Black Francis e Kim Deal não se davam mais muito bem. O disco Trompe Le Monde é lançado em 1991, fazendo bastante sucesso, mas dessa vez as músicas possuem um acento mais hard rock, houve um boato até de que essa influência hard rock vinha da presença de Ozzy Osbourne em um estúdio próximo.

Eles passam a ser a banda de abertura do U2 na turnê ZooTV, mas a exposição dura pouco tempo: Eles resolvem encerrar suas atividades e são substituídos pelo Nirvana. Black Francis muda seu nome para Frank Black e começa então a sua carreira solo, que rendeu 5 discos. Kim Deal gravou 2 álbuns com o Breeders, sendo que Last Splash, lançado em 1993, fez um estrondoso sucesso, ofuscando até mesmo a carreira de Frank Black. Pouco tempo depois, Kim Deal montou a banda The Amps com o baterista Jim Macpherson, do Breeders. O guitarrista Joey Santiago, depois de participar dos primeiros álbuns solos do Frank Black, formou em 1997, com o baterista David Lovering, o conjunto The Martinis, cujo único registro pode ser ouvido na trilha sonora do filme Empire Records.

Em 2004 o Pixies se juntou novamente para uma única turnê mudial. Após várias apresentações nos Estados Unidos, terminaram com um show na Califórnia, tocando antes de ninguém menos que Radiohead e ainda estão em atividade, se apresentando inclusive no SWU no ano passado. Mas isso não é nada. Os Pixies sempre estarão em nossas mentes, graças a canção final do filme Fight Club.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Frances

    muito bom! adoro pixies!

busca

confira

quem?

baconfrito