Parabéns Sílvio Santos!

Televisão segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ontem foi aniversário de Senor Abravanel, também conhecido como Sílvio Santos, o dono do Baú, do SBT, do Panamericano, da Jequiti, enfim, o dono do canal 4 em SP (E outros números que não conheço em outros lugares). O dono da risada mais popular do Brasil e que descobriu, da pior maneira possível, o que se deve fazer com um bambu, completou 80 anos.

 Será que algum Marinho apareceu assim com a Xuxa, Simoni ou a cachorra da Priscilla?

Esse pequeno resumo é para dar os parabéns ao cara que, praticamente, me fez começar a gostar de desenhos animados. Pode não parecer, mas na década de 80 apenas dois canais passavam desenhos na TV: Globo e TVS (Depois SBT).

Enquanto a Globo só exibia as animações dentro de algum programa (Balão Mágico, Show da Xuxa, TV Colosso, etc.) na parte da manhã, o SBT dedicava a manhã e uma parte da tarde para exibir seus desenhos. A Globo explorava os desenhos da Disney e uma parte da Warner, e o SBT tinha Warner, Hanna-Barbera e Universal (Pica-Pau), além de alguns japoneses (Animes, pois é, foram os primeiros com Honey, Honey), a DiC Entertainment (Inspetor Bugiganga, Jayce, Dennis o Pimentinha, Nossa Turma, etc.).

 Patrão com a Mara, antes dela posar na Playboy.

Enfim, a maioria dos desenhos que a Globo desprezava, ora por serem politicamente incorretos, ora por achar “adultos demais”, Sílvio Santos ia lá, comprava e exibia no horário que tinha disponível. A Globo só foi se tocar do que perdia depois, passando a exibir He-Man, Thundercats e She-Ra (Que sempre tinham as mensagenzinhas para ser bonzinho no final).

Hoje, mal assisto o SBT, e o canal faz por onde, mas nessa época, com certeza, foi um dos canais que ajudou a formar meu caráter, e tenho quase certeza que, depois que a Globo exterminou com a Sessão Aventura, foi o canal que mais assisti em minha infância, só perdendo a preferência para a TV Cultura e, depois, a chegada dos animes na TV Manchete.

 Sílvio, nos dias de hoje, com a atual representante da programação infantil do SBT.

Por isso, Senor Abravanel, apesar de vocês estar precisando de uma grana emprestada e meio ferrado nos negócios, obrigado por participar da minha infância e ajudar a fazer ela mais feliz!

E vocês, gostavam do SBT nessa época (Se eram nascidos), ainda assistem ao canal ou do que sentem saudades da ex-TVS? Desembuchem aí.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Realmente, hj em dia não dá mais pra assistir o SBT. Apesar da história do mestre Silvio Santos e tudo q ele conquistou, acho que ele ‘perdeu a mão’ hj em dia com seus programas de auditório super ultrapassados que tentam ressucitar ex-famosos (pagodeiros, atrizes e afins) e aqueles que exploram os problemas pessoais das famílias com barracos em rede nacional, terrível. O SBT está precisando de um novo comando urgente, com uma nova visão, se é que ainda dá tempo de salvá-lo. #GoSilvio!

  • Porra, acordava todo dia de manhã pra ver os desenhos que passavam no programa da Vovó Mafalda e depois seguindo quase até o almoço.. Alias, foi o patrão que apostou no Chaves para passar no Brasil, quando nenhum dos acionistas dele botou fé que faria sucesso, e cá estamos com a quarta geração de criaças que assiste isso.

  • Se não me engano, a última vez que assisti um desenho animado no SBT foi lá no início do ano. Num Sábado Animado (acho) passou Snoopy. E nunca tinha assistido até então :)

    Mas tirando isso, o SBT foi, junto com a TV Cultura, os dois canais onde assistia os desenhos (a Globo praticamente não existiu p/mim nesse quesito).

    Assisti boa parte desses q você citou, e incluiria à lista o Duck Tales e a Punky. Todos eram ótimos, sem exceção.

    Abs

    Abs.

  • Olha, não aproveitei muito a década de 80 porque nasci em 89..Hehehe..Mas minha infância foi com o SBT. Vergonhosamente, não só com desenhos como também com Chiquititas e as trezentas Marias que Thalía interpretou nas novelas mexicanas..rsrs…Foi um tempo bom, hoje não assisto mais tv porque a programação é realmente idiota sem nada pra adicionar ao ser humano de uma forma geral…
    =1

  • Daniel

    Concordo o Sbt jah teve varios pontos positivos hoje eles estão menores mais a figura do silvio eh sim uma das maiores figuras da tv brasileira isso eh

  • Luiz h. Feliciano

    Bozo, vovó mafalda,chaves,punk…sbt faz parte da minha infancia…

    Hj o melhor que nos oferece são os seriados e filmes, uma boa opção pra quem não tem tv a cabo.

    Só poderia ter um pouco mais respeito com o telespectador, parando de mudar a grade de programação constantemente…

  • @Garbe
    O Sílvio já tá gagá. Só isso explica tanta teimosia. Acho que o SBT só tomará um rumo quando ele se mudar para o lugar onde vive o Michael Jackson hoje. Aí, ou o SBT engrena, ou vai para o buraco de vez.

    @Ruryk
    É isso aí. Eu acordava de manhã para ver o Bozo, quando comecei a estudar de manhã, via o finalzinho quando chegava em casa. E realmente, só o patrão apostou no Chaves e até hoje essa bodega faz sucesso.

    @Francisco
    Eu, de vez em quando, me pego assistindo a Maysa num sábado qualquer. Esses que vc citou já era da década de 90, onde outros canais já passavam outros desenhos, mas ainda assim, o SBT dava um valor maior para a criançada.

    @Alice
    Bem novinha você heheheh. Nessa época eu odiava o canal, só assisti Carrossel mesmo. Até tentei outras coisas, mas não deu muito certo.

    @Daniel
    Concordo, mas é preciso revitalizar, apostar em outras coisas.

    @Luiz
    Pois é Luiz, o SBT tem uma puta gama de séries e filmes e não sabe aproveitá-los. Se colocasse num horário fixo, ousando bater de frente com a Malhação e o Datena, por exemplo, com certeza daria dor de cabeça para a concorrência.

  • Cenoura Bravanel é 1 (um) ídolo nacional. Carismático, engraçado e etc etc… O SBT, junto da TV Manchete e TV Cultura, também foram cruciais na minha infância… Parabéns SS

busca

confira

quem?

baconfrito