Overdose Sci-Fi: O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy)

Cinema terça-feira, 27 de maio de 2008

SCI-FI

 Pra começar, este filme não se baseou apenas no livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, apesar do nome. A história principal sim, mas se repare que algumas passagens dos outros livros rolam durante o filme.

Bom, é melhor nem começar com comparações. Ainda defendo a idéia de que adaptações de livros para o cinema são ADAPTAÇÕES, e não CóPIAS. O Guia do Mochileiro das Galáxias, além do que eu disse acima, também conta com certas… modificações, se é que vocês me entendem. Mas sou suspeito a falar, eu ainda não passei da metade do segundo livro. Então, voltemos a falar unica e exclusivamente sobre o filme.

 Sim, aquilo É um espremedor de laranja.

Começando pelo elenco, temos nomes como Sam Rockwell (Os Vigaristas), John Malkovich (Con Air) e Mos Def (16 Quadras), além do protagonista Martin Freeman (Hot Fuzz) e da quase desconhecida Zooey Deschanel. Não é um elenco de peso, mas os três primeiros nomes quase que carregam o filme nas costas com os… golfinhos, acredite. E nem preciso falar do irritante sotaque britânico, né?

Adaptar o melhor livro do mundo para a telona é uma missão quase que impossível, e é ACEITÍVEL ver que esta adaptação ficou… fraca. Como ponto incrivelmente baixo, Marvin apareceu pouco. Como ponto alto, as cenas “três patetas” com Zaphod Beeblebrox, Arthur Dent e Ford Prefect, além dos excelentes efeitos visuais. Temos aí um filme que diverte, e um filme BACANÃO pra quem ainda não leu os livros. Acredite, isso influencia bastante. Eu vi o filme e um ano depois li o livro. Fui ver o filme de novo nesses dias e… deu um certo desânimo.

 Deviam fazer um filme Só com o Marvin, fato.

Bom, Douglas Adams não estava por aqui pra ver sua obra não sendo tratada á altura, infelizmente. Mas adaptar esse livro não é pra qualquer um. E é por isso que eu QUERO que saia uma continuação, por MAIS que tenham cancelado. BóRA, VÉIS!

O Guia do Mochileiro das Galáxias

The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy (110 minutos – Ficção Científica / Aventura)
Lançamento: EUA, 2005
Direção: Garth Jennings
Roteiro: Karey Kirkpatrick, baseado no livro de Douglas Adams
Elenco: Sam Rockwell, John Malkovich, Mos Def, Martin Freeman, Zooey Deschanel, Bill Nighy

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • bel

    eu vi uns 15 minutos do filme e mandei ás favas. puta filminho chato…

  • Assisti o filme antes do livro e gostei. Mas depois que li a série, tenho consciência de que não curtiria mais tanto a experiência novamente.

    Certo, é engraçado e tudo mais, mas temos muitos pontos negativos… Como exemplo, temos o tipico romance de hollywood, que na minha opinião não era necessário para desenvolver o roteiro…

    Ou talvez era, sei lá, não sou roteirista.

    o/

  • Eduardo

    O que achei estranho é o próprio Douglas Adams ter feito o roteiro pro filme e não ter ficado… á altura do livro. Não vi o filme mas muitos ja me falaram.

    Depois de ler a trilogia irei da uma olhada no filme. =]

busca

confira

quem?

baconfrito