Overdose Faroeste: Resenha – Os Indomáveis (3:10 to Yuma)

Cinema sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Faroeste

Baseado numa história de Elmore Leonard publicada na revista Dime Western Magazine, em 1953, 3:10 to Yuma já havia ganho uma adaptação cinematográfica em 1957 (Galante e Sanguinário, no Brasil) e, exatamente 50 anos depois ganhou um remake digno das melhores produções já feitas sobre o Velho Oeste, com nomes de peso como Christian Bale e Russell Crowe

indomaveis-poster02.jpg
Pôster fodão

Os Indomáveis conta a história de Dan Evans (Christian Bale) que é um rancheiro pobretão, que está prestes a perder suas propriedades com a chegada da nova estrada de ferro a cidade de Bigsby, enfrenta a rebeldia de seu filho mais velho Willian, não tem um dos pés (perdido durante a Guerra da Secessão), e como desgraça pouca é bobagem, no meio disso tudo ele dá de cara com o bando do temido Ben Wade (Russell Crowe) armando uma emboscada no meio das suas terras.

Os caminhos deles voltam a se cruzar, quando Ben Wade é capturado e as autoridades precisam escoltá-lo até o trem das 3:10 que vai levá-lo para a prisão de Yuma (rá! sacaram agora no nome do filme?). Evans, cansado de ser humilhado e tratado como um peso morto, se oferece para escoltar o facínora até o tal trem e daí pra frente eles aprontam altas altas aventuras com uma turminha que adora confusão até a hora de pegar o tal trem.

Como eu já disse na breve história sobre o faroeste é interessante notar a diferença de valores morais e qual é o peso da honra nos personagens desse gênero. Pouca gente hoje em dia entenderia um vilão que numa das muitas oportunidades que tem de fugir, decide enfrentar perigos que envolvem seus captores, de certa maneira ajudando-os.

Se num primeiro momento, a escolha do título bastante sem graça e que em nada lembra o nome original do filme, com o decorrer da trama você nota que indomável é realmente a essência que define o espírito dos dois personagens e que uma das grande sacadas do filme dirigido por James Mangold (Johnny & June) é a maneira como o filme aborda as mudanças de ponto de vista e do respeito mútuo adquirido pelos personagens de Bale e Crowe.

Se você não manja muito de faroeste, se interessou mas não quer ver os clássicos, Os Indomáveis é uma excelente pedida pra se entrar nesse mundo de saloons e tiroteios.

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • joao

    Simplismente FODA

  • junior

    muito bom, um dos melhores.

busca

confira

quem?

baconfrito