Os Personagens Secundários que Amamos

Cinema terça-feira, 26 de outubro de 2010

Hoje não falarei de livros, nem vou criticar aqueles vampiros by emo. Não… Para comemorar o Dia das Crianças com muito atraso, vou falar um pouco sobre aqueles que são a graça dos filmes, que fazem do personagem principal um não tão solitário, e que muitas vezes são mais lembrados do que os próprios. Estou falando dos personagens secundários, esses seres que amamos e damos muitas gargalhadas junto. Mas, vou falar apenas de alguns personagens secundários do mundo da animação, porque são aqueles que mais me animam e mais me deixam louca para assistir o filme de novo, de novo e de novo…

Os personagens secundários nas animações geralmente tem o dever de dar aquele toque de comédia sutil ou escrachada, dependendo da nuance dramática da história. Para eles não importam qual o momento, suas tiradas são sempre espirituosas e podem desfazer o clima de morte num instante só com uma expressão ou frase. Lembrando que este não é nenhum top, e nem está em ordem de “esse é melhor do que aquele”. A ordem aqui é qual eu lembrei primeiro na hora de escrever…

Timão e Pumba (O Rei Leão)

Quem não se lembra dessa dupla que cuidou do pequeno leãozinho orfão até que crescesse e se tornasse rei?

Pumba é um javali medroso e mau cheiroso e Timão um suricati egoísta e um tanto ganancioso, a ponto de ser expulso de sua colônia. Com uma dieta baseada em insetos variados e uma canção cativante (Como a maioria das canções da Disney), eles aprontaram tantas confusões que ganharam sua própria série animada e um filme só deles: O Rei Leão 3: Hatuna Matata.

Capitão, Kowalski, Recruta e Rico (Madagascar)

Eles são quase uma máfia de smoking, a tropa de elite do Zoológico de Nova York. Ganharam sua série animada em 2008, um spin-of que se passa após Madagascar 2 – A Grande Escapada.

Capitão é a mente criminosa e líder do grupo, criando táticas mirabolantes e dando as ordens para o pessoal, além de tudo isso, ele ainda possui uma paixão por uma bonequinha havaiana. Kowalski é o nerd da tropa, estrategista e analista do grupo, porém excede ao usar sua inteligência privilegiada, gerando boas risadas. Rico é quase o Rambo, gosta de armas, explosivos e coisas perigosas, não consegue falar, mas é quase uma garganta profunda, engolindo e regurgitando equipamentos úteis para a equipe. Recruta, o azar ambulante, sempre propenso a acidentes, sensível e realista, possue um talento para quebrar códigos, mas por ser o mais novo no grupo é tratado como estágiario recruta.

Mushu e Gri-li (Mulan)

O dragão mini e o grilo da sorte que ajudaram a jovem Mulan a salvar a China.

Mushu é um egoista com um lado gentil, tendo sempre um plano para salvar ou complicar ainda mais a vida de Mulan, dono de tiradas engraçadas e até mesmo suas falas sérias levam as pessoas a risada. Gri-li é o suposto grilo da sorte, medroso como poucos, acompanha Mushu em seus planos e por mais incrível que pareça, até que tem um pouco de sorte.

Gato Risonho (Alice no País das Maravilhas)

O que falar desse gato, cujo sorriso é a última coisa a desaparecer?

Dono de um dos sorrisos mais simpáticos do cinema, Gato Risonho, como ficou conhecido aqui no Brasil, inteligente, independente, enigmático, prende a atenção somente com um belo mostrar de dentes. Desaparece e aparece quando menos se espera, mas é sempre bem-vindo, ou não. Bem, perguntem a Alice…

Kronk (A nova onda do Imperador)

O atrapalhado ajudante da maligna Yzma. Apaixonado por culinária, apesar de seu tamanho, é um sensível coração de manteiga francesa do tipo excelente para fazer “scargot”. É o único humano da lista, porque o personagem principal do filme é uma lhama ou torna-se uma, tanto faz, enfim.

Bem, esses são alguns dos meus personagens secundários preferidos. Digam aí, quais outros vocês se lembram?

Leia mais em: , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Matheus

    A parte do Kronk valeu o filme.Eu lembro que eu ficava cantando a melodia da música do Gato quando eu era criança.

  • Lúcio Borges

    Clássicos (?) personagens infantis.

  • fiori

    os melhores são timão e pumba. toda vez que escuto hakuna matata tenho que cantar junto… em segundo lugar fica mushu e o grilo de mulan

busca

confira

quem?

baconfrito