Os grandes vencedores do Oscar 2009

Primeira Fila sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A coluna dessa semana pode até soar parecida com a da semana passada, já que acertei quase todas as categorias em que arrisquei palpite *tosse*. O Oscar tem 24 categorias. Dessas, cinco não opinei porque que não assisti nenhum dos indicados. Das outras dezenove, acertei na mosca em dez, disse que achava que cinco mereciam também (e ganharam) e errei em outros cinco. Até que tá bom, né? Vou começar a pensar em jogar na mega sena. Se até entender o que se passa na cabeça dos cabeçudos que decidem o Oscar eu dou conta, o que são 6 numerozinhos?

Por sinal, vocês sabem quem escolhe os ganhadores do Oscar? Sabem? Sabem?

Os próprios indicados. Isso. Qualquer um que já foi indicado pode votar. A “Academia” são os próprios atores, diretores, roteiristas, figurinistas, editores e mixadores de som. Todos votam na escolha do melhor filme e em suas respectivas categorias. Em dezembro eles recebem um envelope, onde escrevem um nome qualquer que acham que deve concorrer. Durante o mês de janeiro, eles enviam seus envelopinhos. Alguém vai lá e conta os quase 6000 votos. No domingo da terceira semana de janeiro é anunciada a lista de indicados. Novamente enviam envelopes para os membros, agora com os 5 (ou 3, dependendo da categoria) felizardos mais votados. Dessa vez todos podem votar em qualquer categoria, exceto em cinco – Melhor Animação em Curta Metragem, Melhor Documentário de Longa Metragem, Melhor Curta Metragem, Melhor documentário de Curta Metragem, e Melhor Filme em Língua Estrangeira – nos quais os membros devem provar que realmente VIRAM tudo antes de meter o bedelho (Viram? Já tô aprendendo a me portar como membro da Academia). Todos enviam sua lista de favoritos dos favoritos e então, finalmente, um mês depois do anúncio dos indicados saem os felizes novos proprietários de estatuetas de ouro, livres pra fazerem o que quiserem com elas.

Traduzindo pra quem se perdeu lá em cima, QUALQUER UM que algum dia na vida recebeu uma indicação qualquer vota. Johnny Depp vota. Steven Spielberg vota. Anna Paquin vota. Madonna vota. Fernanda Montenegro vota. Fernando Meirelles vota. Meryl Streep vota duas vezes. Alguns dão tanta importância, que delegam a tarefa a esposa. Alguém sabe em quem o Tom Cruise vota pra melhor ator?

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Penélope Cruz por “Vicky Cristina Barcelona”

Prêmio entregue por Tilda Swinton. Merecido, na minha opinião. Pelo menos entre aquelas indicadas. E eu achei mó legal que ela tenha agradecido em espanhol.

ROTEIRO ORIGINAL

Dustin Lance Black, “Milk – A Voz da Igualdade”

Prêmio entregue por Steve Martin e Tina Fey.

ROTEIRO ADAPTADO

Simon Beaufoy, “Quem Quer Ser um Milionário?”

Prêmio entregue por Steve Martin e Tina Fey também.

MELHOR LONGA DE ANIMAÇÃO

“WALL-E”

Prêmio entregue por Rachel Jennifer Aniston e Jack Black. Alguém tinha alguma dúvida que esse ganharia? Mas foi bem merecido, vamos lá…

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

“O Curioso Caso de Benjamin Button”

Prêmio entregue por Sarah Jessica Parker e Daniel Bond Craig.

MELHOR FIGURINO

“A Duquesa”, Michael O’Connor

Também entregue por Sarah Jessica Parker e Daniel Craig. Tudo a ver a rainha dos sapatos fazer a entrega desse prêmio.

MELHOR MAQUIAGEM

“O Curioso Caso de Benjamin Button”

DE NOVO Sarah Jessica Parker e Daniel Craig.

MELHOR FOTOGRAFIA

“Quem Quer Ser um Milionário?”, Anthony Dod Mantle

Prêmio entregue por Natalie Portman e Ben Stiller, vestido a caráter pra zoar a fase… estranha de Joaquin Phoenix.

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Heath Ledger por “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (The Dark Knight)

Prêmio entregue por Alan Arkin (ganhador do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante do ano passado, pelo simpático vovô chapado de Pequena Miss Sunshine). Infelizmente não haviam mães de santo na platéia, então o prêmio foi recebido por sua própria mãe e irmã (se não me engano). Foi o segundo ator a receber um prêmio póstumo da Academia e o único até hoje a ganhar depois de representar um personagem de quadrinhos.

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS

“O Curioso Caso de Benjamin Button”

Prêmio entregue por Will Smith. Outro prêmio pra lá de óbvio.

MELHOR EDIÇÃO DE SOM

“Batman – O Cavaleiro das Trevas”

Prêmio entregue por Will Smith.

MELHOR MIXAGEM DE SOM

“Quem Quer Ser um Milionário?”

Também entregue por Will Smith. E incontáveis agradecimentos ao Renan por tentar me explicar a diferença entre Edição e Mixagem de som. Continuo achando que é a mesma coisa, mas isso é só porque meu ouvido não é lá essas coisas. A prova que é diferente tá aí: dois filmes ganharam separadamente. E a prova que não sei nem o que é isso é que errei os dois.

MELHOR EDIÇÃO

“Quem Quer Ser um Milionário?”

Mais um entregue por Will Smith. Ele devia estar com a noite livre. Aliás, acho que seria um bom host para a cerimônia. Se o Wolverine pode, por que não o Hancock? Só porque ele é afroamericano?

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

“Quem Quer Ser um Milionário?”

Prêmio entregue por Zac Effron Linduuuu. Rái skú míusicou nu corassaum!! e Alicia Keys. Escutem a trilha. Até eu que não compreendo a diferença entre mixagem e edição gostei.

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

“Jai Ho” de “Quem Quer Ser um Milionário?”

Também entregue por Zac Effron e Alicia Keys. Era a minha favorita, apesar de pensar que a Academia ia preferir a do Wall-E.

MELHOR DIRETOR

Danny Boyle “Quem Quer Ser um Milionário?”

Prêmio entregue por Reese Witherspoon. Foi a única categoria que fiz uma aposta dupla porque Boyle e Fincher estavam mesmo disputando no braço. Mas o cara fez Trainspotting

MELHOR ATRIZ

Kate Winslet por “O Leitor” (The Reader)

Prêmio entregue por Marion Cotillard (que ganhou o prêmio de Melhor Atriz ano passado por Piaf). Confesso que esse foi o que errei mais de longe. Não achei mesmo que fossem repetir o Globo de Ouro. E a atuação dela não tem comparação a da Meryl Streep. Mas vamos lá, é o Oscar…

MELHOR ATOR

Sean Penn por “Milk – A Voz da Igualdade”

Prêmio entregue por Michael Douglas. Esse é outro que EU achava que deveria ganhar, mas que não pensei que a Academia fosse concordar. Achava pouco provável que os “Comunistas, adoradores de gays” dessem o prêmio pra um cara que deixa claro que sabe o quanto é difícil gostar dele e que cospe no Oscar em todas as oportunidades possíveis. Mas a Academia acha que um tapinha não dói, pelo visto. Eu só repito que foi merecidão e adiciono que me divirto com esse jeito torto do Sean Penn.

MELHOR FILME

Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire)

Prêmio entregue por Steven Spielberg. Nenhuma novidade aí. Acho que depois de Wall-E em Melhor Longa de Animação, esse era o prêmio mais óbvio.

Tão óbvio que saiu com OITO Oscars – Melhor Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Edição, Fotografia, Trilha Sonora, Canção (Jai Ho) e Mixagem de Som. Depois dele, só O Curioso Caso de Benjamin Button com três Oscars (Melhor Maquiagem, Efeitos Visuais e Direção de Arte) e Milk com dois (Melhor Ator e Roteiro Adaptado).

Não vou nem começar a falar dos filmes que mereciam estar entre os indicados. Pra quê, né? Todo mundo aqui sabe de pelo menos 1 filme que seja que merecia o destaque que essa cerimônia inevitavelmente dá. Ou vai dizer que você assistiria filmes como A Vida dos Outros (The lives of others, Alemanha, 2006) se não tivessem ganho o prêmio de melhor filme de língua estrangeira? Ou Tsotsi? Você nem ia saber que eles existem, porque nem iam chegar por essas bandas na verdade.

Mas pra quem insiste em chorar quanto a alguns desse ano (e por esse ano, entenda SOMENTE de janeiro pra cá), o chefe explicou que os filmes só podem concorrer ao Oscar do ano se tiverem passado pelo menos 1 semana em cartaz, em três salas de cinema, em Los Angeles, no ano anterior. Isso explica a falta de alguns filmes pelo menos, não?

E por hoje chega. Oscar agora só no ano que vem… Ou não. Pra mim, mais uma rodada de gelo no pulso.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Andre

    ah uiara mas ce nem falou do ganhador do melhor curta animado.
    ce viu a ceremonia??
    o japones que ganhou ficou so falando “sank iuu” umas 20 vezes

busca

confira

quem?

baconfrito