Os clássicos do cinema

Cinema sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Após mais de um século de arte, o cinema acumula seus momentos, personagens, filmes e também clichês clássicos. Os americanos de Hollywood descobriram um jeito genial de fazer filmes sem precisar de esforço intelectual muito exagerado e são os mestres do clichê. O filme é sobre monstros gigantescos invadindo a terra? Não, é um drama familiar; o governo da URSS está planejando lançar uma bomba atômica? Não, é uma história de superação patriótica; um vírus acaba com a humanidade? Não, é a história de amor entre um homem e uma mulher.

O pistoleiro renegado

Clássico dos westerns, o pistoleiro renegado é um dos personagens prediletos do cinema hollywoodiano. Ele é misterioso, solitário e resolverá todos os problemas sozinho, contando apenas com seu senso de moral único como escudo. Claro que o tipo não é exclusivo do bang-bangs, podendo aparecer de diferentes formas em diferentes estilos de filme, como o samurai Kuwabatake Sanjuro de Yojimbo ou Deckard de Blade Runner.

Filmes com o clichê: Os já citados; Trilogia do Dóllar, O Samurai, Sin City, O Profissional, O Dragão da maldade contra o santo guerreiro.

A família com problemas

Nos EUA parece que há um culto à família, devido a herança protestante, e eles conseguem colocar dramas familiares em qualquer tipo de produção. Pode ser o pai que abandonou os filhos e tem de reconquistá-los no meio de um ataque de alienígenas, ou o casal que tenta se reconciliar fugindo de uma agência de espionagem. Não importa o quão inoportuno seja o momento, uma família irá se reconciliar no meio de um filme americano, pode esperar.

Filmes com o clichê: Guerra dos Mundos, Os Descendentes, Star Wars, O Poderoso Chefão.

Homem mau que ganha consciência

Com uma fixação maniqueísta pelo bem e o mal, em algum momento alguém irá se arrepender de suas maldades no cinema. Pode ser o clássico sovina que se regenera por conta dos espíritos do natal, até o soldado que mata centenas no Vietnã, e vê que está tudo errado e se junta aos nativos para protegê-los.

Filmes com o clichê: Megamente, Velozes e Furiosos, Nascido em 4 de julho, Star Wars.

A megera

Diretora do orfanato, diretora do colégio, chefe da redação, madrasta, não importa a profissão, sempre há uma megera tentando frustrar os planos do mocinho ou da mocinha. Normalmente estilo matrona italiana, mas com variações para supermodelo ou grisalha chicosa, esse tipo de personagem é recorrente na telona.

Filmes com o clichê: O diabo veste prada, Matilda, qualquer filme com princesa.

O transformista invonluntário

Desde o clássico Quanto mais quente melhor, vestir homens de mulher para que eles fujam de alguma situação ou se infiltrem em locais nunca antes imaginados se tornou praxe para os hollywoodianos, sendo que contemporaneamente gordas velhas estão entre os prediletos dos realizadores.

Filmes com o clichê: Uma babá quase perfeita, Tootsie, As branquelas.

O atormentado pelo passado

Papel predileto de Leonardo di Caprio, sempre há um protagonista com algum problema mal resolvido em seu passado e que o impede de continuar a vida, ou que toma conta dele totalmente, constituindo um tabu para a conclusão do objetivo.

Filmes com o clichê: Ilha do Medo, A Origem, Oldboy.

O “Shaft”

Com a diminuição das restrições de personagens negros no cinema, personagens antes relegados aos blacksploitation, como o fodão estilo black, estão em alta no mercado cinematográfico. Atores como Denzel Washington, Wesley Snipes, Will Smith e claro, o mais foda de todos, Samuel L. Jackson, fizeram sua carreira em cima desse tipo de personagem, afinal, “who is the man?”.

Filmes com o clichê: Bad Boys, O Gângster, Pulp Fiction, Shaft, Blade.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito