Os 19 Melhores Filmes que Você não Viu em 2007

Primeira Fila sexta-feira, 23 de Maio de 2008

Neste mês de season finales das séries americanas tem me sobrado pouco tempo para assitir á filmes e ir ao cinema (ainda não vi nenhum blockbuster deste verão, shame on me). No entanto, nas minhas descobertas de filmes menores e desconhecidos acabei topando com o filme The Nines (aqui, no Brasil, ficará inédito nos cinemas sendo lançado diretamente em dvd pela PlayArte com o título Número 9), um dos filmes mais estranhos e bizarros que eu já assisti. Ainda não sei se gostei ou não, mas não fiquei indiferente.

Procurando algumas informações do filme acabei chegando nesta matéria que intitula a coluna do site gringo FirstShowing.net. No conteúdo, uma copilação de filmes lançados em 2007 (indicados pelo jornalista do site), dos mais diversos gêneros, que não arrebanharam um grande público (obviamente, não são blockbusters) e têm potencial para serem (re)descobertos. Alguns ainda permanecem inéditos por aqui outros já foram lançados comercialmente no Brasil nos cinemas ou diretamente em dvd. Em tempos de blockbusters dominando os cinemas fica aqui uma opção alternativa para os cinéfilos (isto se vocês já não conhecerem os filmes).

1. Across The Universe

A TRAMA: O filme conta duas histórias – uma, de amor, e outra, de uma geração, a dos anos 60 – por meio das músicas dos Beatles. Começa em Liverpool, ao som de “Girl”, de John Lennon e Paul McCartney, quando um trabalhador nas docas (Jude) decide pegar o navio e procurar o pai, que trabalha na universidade de Princeton, nos EUA. Lá ele conhece Lucy, um loira de classe média.

Talvez o mais conhecido por aqui da lista. Já disponível em dvd, é um deleite para os fãs de Beatles, contando com uma trilha de mais de 30 canções no filme, interpretadas pelo próprio elenco e convidados (Bono), e conta ainda com um visual belissímo, pena a história tão clichê. (disponível em dvd)

2. O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford

A TRAMA: Carismático e imprevisível, Jesse James foi o mais notório fora-da-lei da América. Ele planejava mais um de seus grandes assaltos, quando soube que seus inimigos, ávidos por glória e fortuna, haviam se lançado numa corrida em sua captura. James declara guerra a todos eles. No entanto, não poderia imaginar que a maior ameaça á sua vida viria de um dos homens em que mais confiava.

Uma das grandes surpresas para mim, este suposto faroeste é, na verdade, um estudo de personagens, especialmente Robert Ford, muito bem interpretado por Casey Affleck. A trama é um pouco arrastada necessitando ter paciência, mas, em compensação, o visual e a fotografia são únicos e fantásticos. (disponível em dvd)

3. Morte no Funeral

A TRAMA: Uma família desajustada se junta para o enterro do patriarca. Quando um homem misterioso aparece e ameaça chantagear a família com um embaraçoso e obscuro segredo do falecido, seus dois filhos, Daniel e Robert, tentam de tudo para não deixar que os presentes descubram.

Ok, sempre ter que haver uma comédia inglesa para rirmos das desgraças dos outros e do humor negro inglês. Vale uma espiada pelas situações inacreditáveis que podem ocorrer no enterro do patriarca da família tradicional. (disponível em dvd)

4. Fido, O Mascote

A TRAMA: Na cidade onde a família Robinson vive, é comum encontrar zumbis andando pelas ruas. Alguns toleram as estranhas criaturas, enquanto outros querem exterminá-los antes que a praga se torne insustentável. Um dos mortos-vivos sobreviventes á fúria humana é Fido, o melhor amigo do pequeno Timmy Robinson. O garoto fará de tudo para provar aos pais que seu amigo zumbi é bom o suficiente para fazer parte da família, o que se torna muito mais difícil quando Fido devora uma das vizinhas.

Permanace inédito para mim este misto de comédia e terror sobre zumbis domesticados, longa canadense que conta no elenco com Carrie Anne Moss (a Trinity de Matrix) e Billy Connoly.

5. Medo da Verdade

A TRAMA: Amanda McCready é uma menina que desapareceu ao redor de um bairro pobre de Boston. Quando começam as buscas, os dois detetives descobrem que há mais no caso do que apenas um desaparecimento.

Já diversas vezes elogiado por mim aqui no AOE, este suspense salva a carreira descendente de Ben Affleck, aqui muito bem atrás das câmeras, mérito do roteiro co-escrito pelo próprio ator, de um romance homônimo de Dennis Lehane (o mesmo do filmaço Sobre Meninos e Lobos).

6. Grindhouse – Planeta Terror & á Prova de Morte

A TRAMA: é um “filme duplo” americano, escrito, dirigido e produzido por Quentin Tarantino e Robert Rodriguez. O filme é um homenagem aos filmes de horror dos anos 70. Há dois filmes dentro de Grindhouse: “Planeta Terror”, dirigido por Rodriguez, que mostra rebeldes lidando com zumbis enquanto enfrentam militares; e “Death Proof” (á Prova de Morte), dirigido por Tarantino, que mostra um dublê misógino que usa seu carro para matar pessoas. Entre os filmes, trailers falsos aparecem.

Ainda lançado pela metade, somente Planeta Terror ganhou as salas de cinema e os dvds. Cadê o filme de Tarantino, Europa Filmes? Nem preciso comentar que é uma vergonha á Prova de Morte ainda permanecer inédito por aqui. Ambos os filmes são, diria, filmes de fãs, enquanto o primeiro é para os fãs de terror gore o segundo é um prato cheio para os fãs do roteiro e fetiches de Quentin Tarantino, muitos diálogos cool e pop na ponta da língua do elenco feminino e pouca ação; mas quando esta surge é infreável (desculpem o trocadilho).

7. O Hospedeiro

A TRAMA: Na beira do rio Han, moram Hee-bong e sua família, donos de uma barraquinha de comida no parque. Seu filho mais velho, Gang-du, tem 40 anos, mas é um tanto imaturo; a filha do meio é arqueira do time olímpico coreano; e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo, filha de Gang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um dia, surge um monstro no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta querida de Hee-bong. É a hora da verdade para cada membro da família, que decide enfrentar o monstro em busca da menina.

Uma das melhores surpresas do ano passado, este filme sul coreano espinafra o cinemão americano e prova que é possível fazer um filme comercial de apelo popular sobre Monstro, sem perder a mão num ótimo roteiro que mistura suspense, ação, drama, crítica social e comédia. Imperdível! (disponível em dvd).

8. O Rei da Califórnia

A TRAMA: Aos 16 anos, Miranda já teve muitos desapontamentos na vida. Abandonada por sua mãe, ela larga a escola e se sustenta trabalhando no Mc Donald´s, enquanto seu pai Charlie está em uma clínica psiquiátrica. Quando ele volta para casa, Miranda vê sua vida mudada. Charlie se tornou obcecado pela idéia de que um tesouro espanhol está enterrado na região. Armado com um detector de metal e livros de caça ao tesouro, ele logo encontra razões para acreditar que o ouro está embaixo de um supermercado.

Já lançado em dvd, permanece inédito para mim, mas tem no elenco Michael Douglas e a gracinha Evan Rachel Wood (Across the Universe).

9. O Vigia

A TRAMA: Chris “Slapshot” Pratt, cujo futuro brilhante foi arruinado por trágico acidente, trabalha como funcionário da limpeza em um banco, e vê-se envolvido em uma tentadora proposta para realizar um golpe.

Uma boa surpresa este suspense com toques de drama, que ao invés de privilegiar o plano de assalto ao banco favorece o estudo dos personagens. Fiquem de olho no garoto Joseph Gordon Levitt (conhecidos por alguns da antiga série cômica 3th Rock from the Sun), que parece querer despontar como um dos melhores de sua geração. (disponível em dvd)

10. Sunshine – Alerta Solar

A TRAMA: No ano de 2057, o Sol está prestes a se extinguir e, junto com ele, a humanidade. A última esperança da Terra é a Icarus II, espaçonave tripulada por oito homens e mulheres, liderada pelo capitão Kaneda. Sua missão: transportar um equipamento projetado para reacender o astro-rei. Em meio á viagem, sem contato com a Terra, os astronautas ouvem uma preocupante mensagem de rádio da Icarus I, que tinha desaparecido ao tentar desempenhar a mesma missão sete anos antes. Um terrível acidente coloca em risco a missão e logo eles se vêem lutando não apenas por suas vidas e sua sanidade, mas pelo futuro de todos nós…

Também bastante conhecido por aqui, esta ficção de Danny Boyle é um dos poucos acertos do gênero nestes últimos anos, uma pena para quem é fã de ficção cientifíca. (disponível em dvd)

11. The Nines

A TRAMA: Um ator problemático, uma apresentadora de TV e uma designer de videogames vêem suas vidas serem misteriosamente interligadas em uma única narrativa que explora as relações entre autor e personagem, intérprete e papel, criador e criação.

Como disse acima, uma loucura de trama, parece um filme do diretor David Lynch, fica-se com a impressão de ter que ser visto uma segunda vez. Será lançado em dvd agora em Junho.

12. Angel-A

A TRAMA: André é um pequeno malandro intimado a saldar sua dívida com criminosos de Paris. Desesperado, ele vai até uma ponte, onde pensa em se jogar para acabar com sua vida. Porém, no mesmo lugar, ele conhece uma belíssima e alta loira. Deprimida, ela se lança á água. Salva por André, os dois passam a noite tentando resolver seus problemas… e um mistério.

Do conceituado diretor francês Luc Besson (sumido há bastante tempo, trabalhando mais como produtor), este filme mistura fantasia, comédia e romance, numa fotografia belissíma em preto-e-branco.

… e os inéditos

13. Talk To Me, um drama biográficode Kasi Lemmons;
14. Interview, drama intimista dirigido pelo ator (atuando também) Steve Buscemi;
15. The King of Kong, documentário de bastante sucesso internacional sobre um concurso entre fãs do game;
16. The Go-Getter, comédia dramática, na verdade um road movie, com elenco jovem, Lou Taylor Pucci (Nação Fast Food), Zooey Deschanel (O Guia do Mochileiro das Galáxias) e Jena Malone (Na Natureza Selvagem);
17. Everything’s Gone Green, comédia canadense de sucesso no circuito indie;
18. Delirious, drama com toques cômicos e um elenco de respeito, Steve Buscemi (de novo), Michael Pitt e Alison Lohman;
19. Air Guitar Nation, um documentário musical;

Leia mais em: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Man, como você pode dizer que “não vi os filmes” citados? O Hospedeiro inclusive passou numa sala de arte aqui de Salvador.

    Outros filmes sei de muitas pessoas que já viram, baixando por exemplo.

    Mas a lista está muito boa, parabéns

  • Eu ja vi:

    1. Across The Universe
    3. Morte no Funeral (legalzim)
    4. Fido, O Mascote (lixo)
    7. O Hospedeiro
    9. O Vigia (gostei)
    10. Sunshine – Alerta Solar (legalzim)

  • Joe

    The Nines é uma bomba.

    Filmeco prepotente.

  • carlos

    O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford, me desculpa mas nao vale nada é ruim de doer. pode deletar o email mais o filme é ruim e poe ruim nisso tanto é que nao deu em nada mas nada mesmo,putz que mal gosto.

  • O Vigia é foda.

    Quando ele fala

    “Quem tem dinheiro tem o poder”

    gritei e dei um chute na tv (mentira)

    É a melhor fala do filme.

busca

confira

quem?

baconfrito