Os 10 maiores atores da história

Cinema terça-feira, 30 de agosto de 2011

Então, resolvi fazer uma lista dos maiores atores da história, e já tô prevendo muita choradeira de gente falando que tal ator é melhor que o outro, que faltou fulano e que sicrano não merecia estar na lista (Aí eu acordo!). Eu sei que essa coisa de lista é meio difícil de ser feita, porque certamente muita gente boa acaba ficando de fora. Outra coisa, como não tem como criar critérios para organizar o ranking, a escolha foi feita a partir do que eu acho, o que por si só já não devia precisar de critério nenhum. Ladies and gentlemen, com vocês, os maiores atores da história do cinema:

10º – Brad Pitt

 Todo mundo tem uma lado Tyler Durden.

Aposto que muita gente está surpresa por ver um dos atuais galãs de Hollywood no ranking. Mas uma coisa ninguém pode negar: Brad Pitt é sinônimo de sucesso. Um dos meus critérios para a seleção desses atores é a atuação em filmes que se tornam clássicos, e Pitt tem bons exemplos no currículo. Posso citar de cabeça as ótimas atuações em Seven – Os Sete Crimes Capitais, Os 12 Macacos (Pelo qual recebeu o Globo de Ouro), Clube da Luta, Snatch – Porcos e Diamantes, O Curioso Caso de Benjamim Button e Bastardos Inglórios. Como se não bastasse, Brad Pitt ainda atuou muito bem em filmes de menor expressão, como Entrevista com Vampiro, Sete Anos no Tibet e Encontro Marcado. Aposto qualquer dinheiro que for, caso Pitt ganhe uma estatueta do careca dourado, terá seu nome eternizado na história do cinema.

9º – Anthony Hopkins

 O vovô cativante.

Eu sei que vocês vão reclamar da posição desse carismático senhor, mas entendam, a galera que virá abaixo é muito foda. Anthony Hopkins pode se gabar de ser dono de uma das melhores atuações de todos os tempos, na qual interpretou o Dr. Hannibal Lecter, em O Silêncio dos Inocentes. A atuação no filme citado anteriormente é tão foda que fez com que Hopkins ganhasse seu único Oscar, mesmo aparecendo em cena durante míseros 17 minutos. Também merece destaque a sua atuação em O Homem-Elefante, do diretor David Lynch, que praticamente o catapultou para a fama. É interessante notar que Hopkins atuou em duas oportunidades com Brad Pitt, em Lendas da Paixão e o já citado Encontro Marcado.

8º – James Stewart

 O queridinho da América.

James Stewart consegue o oitavo lugar na lista por representar no cinema o estereótipo de bom rapaz, de boa moral e idealismo. Reparem bem nos papéis do ator em filmes como A Mulher Faz o Homem, O Homem que Matou Facínora, A Felicidade Não Se Compra, Janela Indiscreta, Festim Diabólico, entre outros. Stewart é sempre o homem que procura ser justo e fazer sempre a coisa certa. E cá pra nós, ele conseguiu fazer isso muito bem. Não é a toa que ele era um dos queridinhos de Alfred Hitchcock e John Ford.

7º – Humphrey Bogart

 O canastrão das antigas.

Todo cinéfilo que se preze é fã do Bogart. Afinal de contas, ele foi uma espécie de Robert Downey Jr. da época boa de Hollywood. Com seu jeito canastrão, exagerado e digamos, até elegante, foi protagonista de clássicos como Rio Acima (Na sua estréia em Hollywood, no filme de John Ford), O Tesouro de Sierra Madre, Sabrina, Relíquia Macabra, Uma Aventura na Martiníca e o filme que lhe rendeu seu único Oscar, em Uma Aventura na África. Isso sem esquecermos de seu personagem mais marcante, o lendário Rick Blaine, do superclássico Casablanca.

6º – Robert DeNiro

 O queridinho do Scorsese.

Chega a ser sacanagem colocar um ator que tem em seu currículum filmes Taxi Driver, Os Intocáveis, Os Bons Companheiros, Era Uma Vez Na América, Brazil – O Filme, entre outros tantos clássicos apenas na 6ª colocação. Sem contar com dois Oscars pelas atuações lendárias em Touro Indomável (Melhor ator) e O Poderoso Chefão II (Melhor ator coadjuvante). Mas acredito que DeNiro só não está melhor colocado pelo fato de não ter se tornado um ícone do cinema (Se não fosse por Al Pacino, DeNiro certamente seria o esteriótipo de mafioso).

5º – John Wayne

 O cowboy.

Lá em cima eu falei que bons atores se tornam ícones, né? Pois então, como todos sabem, John Wayne não é apenas o ícone do cowboy, ele vai muito além disso. O Wayne dos velhos tempos representa os ideiais que os norte-americanos necessitavam para se tornarem a potêncial mundial de hoje em dia, como coragem, bravura, determinação e patriotismo. Wayne era o que todo rapaz sonhava ser. Os ideiais citados foram amplamente trabalhados pelo mentor de John Wayne, John Ford (Novamente ele), em filmes como No Tempo das Diligências, O Homem que Matou Facínora, Rio Grande e no que é considerado por muitos, o maior western já feito, Rastros de Ódio. O “autêntico cowboy norte-americano” ainda pode se gabar de ser o ator com mais filmes em seu currículo na história, chegando a protagonizar 142. Infelizmente, só ganhou a premiação máxima para um ator de cinema no Oscar de 1966, pelo seu personagem em Bravura Indômita.

4º – Jack Nicholson

 O mais premiado.

E cá estamos nós, na quarta colocação. E o detentor dela não é ninguém menos que o maior vencedor dos Oscars de melhor atuação entre os homens. Jack Nicholson é hors concours quando se fala de atuação. Sério, só a presença dele em qualquer filme já faz a obra ser diferenciada. Podem ter certezam que sem a presença dele, Os Infiltrados não se tornaria o que se tornou. E o que dizer das atuações imortais em O Iluminado, Chinatown e Um Estranho no Ninho? Ou mesmo a sua estréia vitoriosa em Sem Destino?

3º – Al Pacino

 “Say hello to my little friend!”

E no terceiro lugar de nossa lista, está o ator que mais gosto, o tal do Al Pacino. Apesar de não possuir tantas atuações com papéis de mafiosos, acredito que Pacino tenha encarnado o papel de gangster devido às ótimas atuações em O Poderoso Chefão e, no que considero sua melhor atuação, como Tony Montana (Para mim, a terceira melhor atuação da história), em Scarface, de Brain de Palma. Pacino ainda é destaque por sua premiação pelo papel emPerfume de Mulher.

2º – Marlon Brando

 O maior deles.

Parece que interpretar mafiosos é sinônimo de sucesso, vocês perceberam? E qual o maior mafioso da história? Sim, ele mesmo, Don Vito Corleone. E atuação de Marlon Brando no filme do Coppola é simplesmente a melhor atuação masculina de todos os tempos. Mas Brando não é só isso, a segunda melhor atuação de todos os tempos também é dele, interpretando Terry Malloy, em Sindicato dos Ladrões. Mas também não podemos esquecer de outras belas atuações, como em Último Tango em Paris e a aparição (Que eu considero grandiosa) em Apocalypse Now. Sem dúvidas, Marlon Brando é um dos maiores ícones do cinema.

1º – Charlie Chaplin

 O ícone máximo.

E depois de falar tanto em ícones, eu não preciso de palavras para explicar esse aqui.

Menções honrosas: Clint Eastwood, Orson Welles, Peter Sellers, Tom Hanks

Leia mais em: , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Gabriel

    Fico feliz que não tenha colocado o Depp na lista. E na menção honrosa faltou o Tom cruise e o DiCaprio.

  • Caio Souza

    No Peter Sellers? Tudo bem, mas tinha que achar um espaço pra ele aí.

  • cadê o morgan freeman galera????

  • Concordo. Faltou o Morgan aí. Mas todas as recomendações são merecidas

  • Luiz Carlos Santos

    Essa lista com Brad Pitt e sem Tom Hnks é brincadeira. Ele também é sinônimo de Sucesso, vide Forrest Gump, Soldado Ryan, etc. Além de já ter ganho dos Orcar. Tinha que tirar ele ou Anthony Hopkins, que fora Hannibal não fez nada de muito marcante.

  • yuri

    Di Capprio até vai, mas Tom Cruise vc tá de sacanagem!!!!

  • yuri

    Inicialmente eu tinha colocado ele na 10ª posição, mas o Pitt tem muito mais atuações clássicas que ele

  • yuri

    A atuação de Hopkins em Silêncio dos Inocentes está entre as 5 maiores de todos os tempos. E o cara é imponente pra caramba, coisa que o Tom Hanks não é, apesar de ser um grande ator.

  • Gabriel

    Po, ele fez um papel fantástico em magnólias, e já ouvi outros comentários sobre boas atuações dele. Sem contar que o bicho tem (tinha) a fórmula boa pinta + atuação boa, perfeita pra ser bom.

  • Chinaski

    porra, colocar o pitt só por causa do clube da luta e de bastardos inglórios? sinceamente, prefiro o edward norten (nem em menção honrosa? putz…)

  • yuri

    Clube da Luta, Bastardos Inglórios, Snatch, O Curioso Caso de Benjamim Button, Os 12 Macacos, Queime Depois de Ler, Babel, A Árvore da Vida… acho que tá bom já, né?

  • ANONIMOUS

    ta faltando jack black

  • DiCaprio? vcs tão de sacanagem comigo né..

    10 vezes mais deep.. sinceramente..

  • Chahchahca

    Achei estranho colocar 3 atores do mesmo genero sendo como os maiores do cinema
    marlon brando, robert deniro, al pacino ( nao gostei do filme scarface, mesmo respeitando pelo sucesso que teve, e nao gostei da atuação dele em godfather 3, deixando apenas godfather 1 e 2 como bons filmes dele), porem o James Stewart entrar nessa lista foi de arder os olhos

  • Outro Gabriel..

    Depp estaria na minha lista dos Top10 sim. Di Caprio entraria num Top20 talvez. Cruise no máximo no Top50 por Colateral e Magnólia. Pode colocar na conta aí: Philip Seymour Hoffman (Capote, entre muitos outros), Cristian Bale (por “O Vencedor”) Geoffrey Rush (Piratas do Caribe, Shakespeare Apaixonado..)

  • Outro Gabriel..

    tá brincando né? esse gordo é péssimo..

  • Outro Gabriel..

    Não gosto do Al Pacino no GF2, no 3 achei beeeeem melhor. Por sinal o dois é o pior dos 3. Marlon Brando como Godfather também.. destrói.

  • Meu amigo, você tem que analisar o trabalho do ator de acordo com o cinema da época. Se for ver dessa maneira, Bogart, Clark Gable, Cary Grant e muitos outros não seriam grandes atores

  • Hermes Tessaro

    Só li fatos.
    O primeiro lugar está justíssimo, Charlie Chaplin é, sem dúvidas, o melhor ator e melhor diretor da história do cinema, por n motivos. Basta ver as obras primas dele, Em Busca do Ouro, Luzes da Cidade, O Circo, O Garoto, O Grande Ditador. E essas sã as que eu considero melhores! Ainda há muitas outras. Seu desempenho à frente e atrás das câmeras era simplesmente incomparável.

  • Gabriel Bedatti

    Ótimo Top 10. Só acho que faltou uma menção honrosa ao Heath Ledger pela sua interpretação de Coringa que superou a do Jack Nicholson. Se não tivesse morrido tão cedo com certeza iria figurar nesse top 10.

  • Hermes Tessqro

    Tem muita gente que merecia estar nessa lista antes do Heath Ledger…que, aliás, como adaptação, seu Coringa não era lá grandes coisas…

  • felipe

    uma lista de melhores atores sem Tom Hanks é pecado

  • Diego

    Listas não refletem a verdade em muitos casos, na minha opinião ha muitos atores melhores que o Brad PItt que vc colocou ai, só os americanos para citar, kevin Spacey, Morgan Freeman, Denzel Washington, Jeff Brigdes, Matt Damon, E O GRANDE PAUL NEWMAN, ou seja faltou se aprofundar, a me esqueci ja ouviu falar de Peter o toole?

  • Você viu o critério para a seleção? É O QUE EU ACHO. Já que sou eu que estou escrevendo, tenho direito de selecionar da maneira que eu quiser. Eu não tenho que me aprofundar no que eu acho melhor.
    Eu acho que o Brad Pitt melhor que essa caralhada toda de ator que você falou. Pra mim os papéis dele foram muito mais marcantes. Te falo pelo menos 10 filmes em que ele se destaca.
    Me fala dez papéis que o Matt Damon se destaca.
    Peter O Toole, aquele que é lembrado eternamente por um único papel? O de Lawrence da Árabia? Claro que eu conheço.

  • Leonardodesouza

    Eu tava dando uma olhada em listas de melhores atores, essa foi a melhor que vi até agora, concordo com 7 dos 10 (Cary Grant, Spencer Tracy, Peter O’toole e Laurence Olivier brigariam na minha lista pelos lugares de Brad Pitt, John Wayne e Antony Hopkins). Claro, discordo da ordem, mas como é uma coisa pessoal de modo geral ficou muito bom

  • Ailtonclaudemir

    tom hanks na minha modesta opinião só ficaria atras de jack nicholson al pacino robert deniro e o maior CHARLIE CHAPLIN

  • Paroni

    sem o Daniel Day-Lewis?
    Ah, também acho o Brad um bo

  • P. A. Buzzacchi

    Existem filmes impactantes que ajudam o autor, como o caso do Anthony Hopkins, que ao meu ver é muito limitado nas emoções. Mas o Will Smith, Di Caprio não podem ficar de fora desta lista, apesar de terem uma idade nova. Merecem menção honrosa Jim Carrey, mal reconhedico, invejado, que além de um artista espetacular, roteirista e diretor, é criativo, genial e consegue interpretar dramas, heróis, e tudo o mais. Será com certeza um novo Chaplin, diferente, lógico, mas genial. Ao meu ver, ficará na cabeça, atrás do Chaplin em breve.

  • BENEDITO

    Cadê Charlton Heston, Laurence Oliver, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor,Michael Douglas e Burt Lancaster?

  • cadê o Leonardo DiCaprio, Michael Douglas e Morgan Freeman?? se tivesse esses 3 a lista tava completa!

  • junior

    lista muito boa , só que pra mim faltou odustin hoffman

  • yuri

    ATORES!!! Audrey Hepburn? Liz Taylor? Eu achava que elas eram mulheres!!!

  • edson

    boa lista mas falta johnny depp, jim carrey

  • Lucas Leite

    que eu saiba o maior vencendor de oscars é o Daniel Day-Lewis ?

  • Em 2011, quando esse texto foi publicado, o Daniel Day-Lewis só tinha dois Oscar. campeão.

  • lolipop amanda

    Sem Heath ledger como Coringa? iuasuiausiausiausOAIEIAOEIAUEIAEUIAOIEAEIOI

  • Tom Cuise até entendo mas DiCaprio não tem o mínimo de expressão adaptada diferente situações,não sabe atuar,de longe é um amador que só recebeu respeito pro causa do filme titanic em que ele é quase inperceptível de tão vulgar que é,todos os olhares se voltam para Kate,que também não fez uma atuação das melhores,mas atrai os homens,e Depp seria o ideal para esse top 10,é incrivel como ele consegue fazer diferentes atuações,todas super bem feitas,um homem de respeito,todos os seus filmes fizeram sucesso,edward mãos de tesoura,fred skrugger,a fantástica fábrica de chocolates e muitos outros,não compreendo os critérios para julgar um ator bom ou não,mas com certeza são toscos,pois suas conclusões são as de uma criança de 9 anos,desculpe se fui grosseiro,mas vc eh tosco,completamente infame,e não entende de atuação

  • Marcus

    Charlton Heston Ben Hur kd?

  • Clementino

    faltou o Di Caprio!

  • Claudio Cardoso

    Depois veja a atuação do leonardo em gilbert grape.fantástica!!!!!

  • Claudio Cardoso

    Daniel Day-Lewis merecia está no top 10,um grande ator.

  • Claudio Cardoso

    Também fico muito feliz, jonny depp até que é um bom ator,mas não pra está no top 10.

  • Marcelo Magalhães

    Brad Pitt nesta lista? Um mamulengo bonitinho, só isso! E Denzell Washington não? Ôxe!

  • Pedro

    Lista ridícula!

    Bogart? Wayne? Chaplin? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Podem ser ícones, mas longe de ser bons atores.
    Bogar e Wayne foram dois dos maiores canastrões da Golden Age e Chaplin é o eterno ator de um personagem só!
    Já que era pra colocar alguém da Golden Age, por que não colocaram o Laurence Olivier? Fredric March? Paul Muni?
    Cadê Richard Burton? Paul Newman? -_-

  • Pedro

    Spencer Tracy? Burt Lancaster? Montgomery Clift?

    lista podre

  • Bernardo

    Cade o stallone?

  • Luís Fernando Prado

    Só pode ser brindadeira não incluir Laurence Olivier, Peter O’Toole ou Spencer Tracy nessa lista.

  • tiago

    Cara te indico que veja a Origem e lobo de wall street e Django Unchained do Leonardo DiCaprio depois que quero ver vc falar que Leonardo é um ator fraco

  • Marcos Paulo Fernandes Pituba

    Meu deus, Brad Pitt, sem comentários, ele é só um bom ator, não estaria nem entre os 100.
    1 – Daniel Day Lewis
    2 – Al Pacino
    3 – Jack Nicholson
    4 – Marlon Brando
    5 – Robert De Niro

  • Marcos Paulo Fernandes Pituba

    Nss, Dicaprio é um excelente ator, O lobo de wall streat, Gilbert Grape, O aviador, o regresso, vc não entende nada de cinema.
    O Jhonny depp só tem uma atuação sensacional que é a de Piratas do caribe, o resto são tudo cópias da atuação de Piratas do caribe. Dicaprio com certeza está entre os 50 melhores da história do cinema, o Jhonny entre os 100.

  • Marcos Paulo Fernandes Pituba

    Outros Genios: Anthony Hopkins, James Dean, James Stewart, Tom Hanks, Dustin Hoffman, Christian Bale, Christopher walts, Denzel Washington, Matthew mcConaughey, Chaplin, Robert Downey jr, Sean Pen, Harvey Kaytel, Edward Norton, Will Smith, Jeff Bridges, Eddie redmayne, Dicaprio, Vagner Moura , Robert Duvall.

  • Leior Magri

    Com todo o respeito, Heston interpretou ótimos filmes, eu não nego isso. Mas ele é, sem sombra de dúvida, um belo de um canastrão…

  • Leior Magri

    Parceiro, ele interpretou ótimos filmes, filmes que gosto muito, mas ele não merece estar nessa lista. Ele é um canastrão sortudo. Reveja seus filmes com carinho e verás a canastrice do Heston. Mas eu gosto dele… rs. Tem alguns canastrões que eu acho ótimos, Heston, Roger Moore, Nicolas Cage e assim vai…

  • tralala

    me ajudou muito, por causa do meu TCC (trabalho de conclusão de curso) mas acho que o brad pitt não presta

  • tralala

    #BradPittCaiFora #EntraNicollyAquinoEAnaJuliaMendes

  • tralala

    #CaiForaBradPitt #EntraMendingoDaMinhaRua #MendingoDaMinhaRuaMelhor S2
    Bjs Sem Comentarios Troxas

  • Tatiana

    Senhor… A que ponto chegamos? Alguém QUESTIONANDO o AL PACINO numa lista de melhores…

busca

confira

quem?

baconfrito