O Vidente Fodão Pt. Última

Nerd-O-Matic quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Comentário relevante da semana

Então, cara, acho que nesse ano a Sony vai aprender isso. Como eu já disse por aí, creio que chegamos no ápice do que um console pode apresentar em termos de hardware, então não tem mais porque investir uma grana pra lançar um novo console. É possível que a partir do PS3 nós testemunhemos a Sony mudar de estratégia. Afinal, a competição com o X360 continua feroz.

O Vidente Fodão Pt.4

Finalizando essa prestação de contas sobre minhas previsões, hoje falaremos do Nintendo DS. Embora eu ainda seja mais simpático ao PSP, reconheço o enorme valor gamístico do DS, até porque sou proprietário de um. O portátil da Nintendo possui um potencial enorme de diversão ainda a ser explorado, constituindo-se também em uma plataforma igualmente útil tanto para o lançamento de jogos oldschool quanto de jogos inovadores.

Retrospectiva 2008 – Nintendo DS

 Um DS Pink em homenagem à nossa revisora preferida

O ano de 2008 foi novamente espetacular para as vendas do DS. Vendeu mais que cerveja quente no carnaval, é impressionante. Eu não consigo nem mesmo imaginar quando vai começar a decadência do DS. Se ele seguir pelo caminho do Gameboy, deve ter pelo menos mais uns DEZ ANOS de vida.

E quer saber? A Nintendo merece o sucesso e toda a grana que vier com ele. Mandaram muito bem no desenvolvimento no DS e as revisões de hardware para o DSi estão sendo extremamente acertadas, ao contrário do que se faz com o PSP. Vamos às previsões:

Previsão ponderada de hardcore gamer: Entusiasmados com as possibilidades infinitas de uso do NDS, desenvolvedores lançarão periféricos e add-ons estúpidos para acoplar no portátil, que não farão sucesso nenhum, justamente por torná-lo menos portátil. Em 2009 vão parar com essa merda e voltar a fazer só jogos bons.

A previsão se tornou totalmente verídica logo após o lançamento de Guitar Hero On Tour, eu nem precisaria falar mais nada:

Bom, eu escrevi uma coluna inteira sobre essa bosta, então não vou repetir tudo aqui, vão até lá e leiam. O que importa é que quase todos os relatos sobre o uso da sanfona de mão deixaram claro que ele não é NADA confortável de ser utilizado, pois requer certas posições pouco naturais do punho para permitir que você “toque” e veja a tela do DS ao mesmo tempo. Qualquer coisa que torna a experiência de jogo MENOS confortável não deveria nunca ser utilizada num portátil, pois vai contra a idéia natural de uma vídeo-game de bolso. Ah meu, nem preciso falar mais nada, já que o próprio manual do jogo vem com SUGESTÕES de posições pra você jogar. DESDE QUANDO eu preciso de um jogo que me diga em que posição jogar? VSF. E, pra terminar:

Esse vídeo-tutorial é possivelmente a coisa mais BICHA e retardada que eu já vi na vida.

Não joguem Guitar Hero On Tour. Eu juro que ia falar de outros periféricos de merda, como o controle para jogar Arkanoid DS, ou o a câmera de reconhecimento facial daquele jogo pra… treinar expressões faciais, mas só de considerar que esse tipo de produto foi lançado já me dá uma certa tristeza. A única coisa que me traz alento é saber que essas merdas vendem pouco, o que deve desestimular novos periféricos imbecis em 2009, tornando concreta minha previsão de jogos melhores nesse ano. O que me lembra de:

Previsão espetacular retirada do meu esfíncter: Cooking Mama 2 e 3. OMG.

É, Cooking Mama 2 saiu. Mas isso eu já sabia desde que tinha feito a previsão, claro. Como vocês A-D-O-R-A-M jogos totalmente bichas, descolei um trailer japonês pra vocês, que é extra-irritante:

Tesão de jogo né? Eu sei que você gostam, não precisa fingir. E é evidente que vai ter mais Cooking Mama no DS, já que ele é simplesmente uma das maiores fontes de renda da Majesco, a empresa desenvolvedora dessa coisa.

Mas a previsão em si não conta. Como eu disse, eu já sabia que sairia Cooking Mama 2. A previsão era só um símbolo de todos os jogos de merda que a gente sabia que sairiam para o DS. Como eu já disse em uma coluna anterior, pouco mais de 10% dos jogos do DS acabam com uma nota acima de 8, o que significa que sai muito jogo ruim para o portátil. E não vejo isso mudando no ano de 2009. Mas porque será que isso acontece principalmente com os consoles da Nintendo? Eu acho que é porque é muito fácil desenvolver pro Wii e pro DS, os hardwares são relativamente simples em comparação com os concorrentes. É muito fácil para um desenvoledor criar um jogo ridículo e fazê-lo funcionar nos consoles da Nintendo. E quem se ferra é o consumidor.

Previsão ponderada de hardcore gamer para 2009

A câmera integrada ao DSi será incorporada de forma interessante nos novos jogos (assim como acontece com o microfone e a tela de toque), ao contrário de todos os outros periféricos de merda que foram lançados anteriormente e comentados acima. Porém, a melhora do hardware não terá como consequência uma melhora dos jogos no DS. A proporção de jogos ruins/bons deve continuar a mesma em 2009.

Previsão espetacular para 2009 regada a Heineken muito gelada

Teremos pelo menos DEZ jogos mais ridículos do que Cooking Mama pra comentar durante o ano. E não estou falando de jogos RUINS, estou falando de jogos ridículos ou cuja premissa é completamente estúpida e ofensiva a qualquer jogador sério.

Ok motherfuckers, missão cumprida. Já analisamos o ano de 2008, já fizemos previsões para 2009. Agora é passar mais um ano se acabando de jogar, beber e comer picanha. Não me decepcionem. Voltamos ao assunto no ano que vem.

Na próxima semana: Outra coisa

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Entravix

    Realmente, acho que vão lançar muita coisa ruim pro DS. Mas só comprarei os que forem bons _o/

  • Sobre o porque de sair tantos jogos ruins para Wii/DS recomendo: http://gamehall.uol.com.br/loadingtime/?p=330

    O maior problema de usar a câmera nos jogos com o DSi é que vai limitar o uso para quem tem os outros dois modelos… se bem que a Nintendo praticamente sempre fez isso em sua linha de portáteis.

busca

confira

quem?

baconfrito