O Vidente Fodão Pt. 4

Nerd-O-Matic quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Comentário relevante da semana

Vou falar a verdade: esse só ganhou sua relevância porque citou Nelson Rodrigues. Mas é fato que os nintendistas curtem apanhar.

O Vidente Fodão Pt.4

Hoje falaremos de um dos meus consoles preferidos, e certamente um dos melhores portáteis de todos os tempos. A Sony mandou bem no desenvolvimento do PSP, mas anda pisando na bola de forma sistemática com o portátil.

Retrospectiva 2008 – Playstation Portable

 PSP versão God of War. Ololco

Eu não sei se vocês passaram por isso, mas logo após o seu lançamento o Playstation Portable adquiriu um certo status como objeto de desejo sexual de muitos gamers, inclusive eu. Não que eu fosse enfiar ele no rabo ou algo assim (pelo menos não no meu), mas existia algo de muito sexy naquele design preto com prateado, naquela tela enorme, na cobertura brilhante da tela, na aparência geral, onde tudo remetia verdadeiramente a um Playstation que você podia levar pra qualquer canto.

Vamos falar a verdade: o PSP é um tesão.

 FOTO: Tesão

Depois de passar por dois liftings faciais, ele ficou ainda melhor; mais rápido, mais leve, mais fino. Particularmente, sou fã da primeira versão, porque gosto do peso, do tamanho e da textura atrás (jesuis, isso parece descrição de coisa pra enfiar no rabo mesmo). Sexy.

Mas aí: acho que os liftings já fizeram tudo que podiam pelo PSP. O portátil vai cair. Vamos ver minhas previsões.

Previsão ponderada de hardcore gamer: Em 2008 o PSP vai se firmar dentro do conceito de “Playstation 2 portátil”, investindo em jogos tecnicamente corretos, com belos gráficos e jogabilidade precisa. Será o único portátil onde você poderá jogar FPS e jogos de corrida sem se sentir em 1990 (Sorry Nintendo DS)

Orra, acertei pra caralho hein? Nesse ano vimos coisas totalmente espetaculares no PSP como God of War, Wipeout e Final Fantasy.

 Wipeout Pulse
 God of War: Chains of Olympus
 Crisis Core: Final Fantasy VII

Esses três são exemplos típicos de jogo cujo lançamento é extremamente perigoso para o desenvolvedor, porque a cobrança dos fãs sobre a qualidade final é enorme. Esses três exemplos, especificamente, provaram que o PSP é totalmente capaz de rodar jogos no nível do PS2 e que não ficaram devendo nada para as versões anteriores. Eu citei na minha previsão os FPSs e os jogos de corrida, e acho que ninguém seria DOENTE pra discordar que coisas como Medal of Honor, Burnout e Midnight Club são exemplos extremamente bem-acabados, e que o DS definitivamente não tem como competir com o poder do PSP para estes gêneros. Certas coisas só dá pra jogar no PSP; pra mim, ele firmou-se de forma definitiva como o “portátil do hardcore gamer”.

 FOTO: Hardcore Gamer

Mas nem tudo são flores, vejamos a outra previsão que fiz:

Previsão espetacular retirada do meu esfíncter: A Sony não vai conseguir integrar o PSP com o PS3 de nenhuma forma interessante, o que fará com que as vendas do PSP caiam em relação a 2007. O PSP vai cair num vácuo e tenderá a desaparecer em 2009. Eu tenho um PSP, eu não quero isso. Mas meu esfíncter me diz que será inevitável. Os hardcore gamers não terão fôlego suficiente para sustentar a vida do portátil da Sony.

Como me dói constatar esse tipo de coisa. Me dói no fundo da alma presenciar ao vivo a morte do PSP. Acho que não preciso nem citar que não aconteceu integração entre o PS3 e o PSP, o que era uma grande promessa da Sony. Mas tudo bem, vamos perdoar isso aí já que o NDS e o Wii também não foram integrados de nenhuma forma interessante. Vejamos os números de vendas do portátil:


Vocês viram que os números não diminuíram de um ano pro outro né? Estão achando que eu errei na previsão né? TÃO ACHANDO NÉ!?

Tá, eu errei.

Acontece que este deveria ter sido O ANO pro PSP, seus chifrudos. Saíram jogos de grandes franquias que deveriam ter impulsionado as vendas de forma ASTRONÔMICA, ao invés de simplesmente manter os números como aconteceu no ano em questão. Foram lançados trocentos bundles, que são aquelas versões de PSP que já vêm com algum jogo, além da redução de preço do console. Lembrem ainda de que o PSP passou recentemente por DUAS alterações de hardware e design, e mesmo assim não vendeu muito mais do que em 2007. Eu sinceramente não consigo imaginar qual poderia ser a carta na manga que a Sony teria para salvar o PSP.

Além do mais, fui procurar e contar o número de lançamentos pro PSP: em 2007 foram lançados 163 jogos e em 2008 foram lançados 93 fucking jogos. RÁ! Tomem essa. Quase 45% por cento a menos de lançamentos no ano de 2008. Quero ver quem vai discordar de mim sobre a previsão de decadência do PSP que eu tinha feito.

Previsão ponderada de hardcore gamer para 2009

Em 2009 o número de jogos lançados para o PSP será ainda menor do que 2008 e 2007. Em 2009 as vendas do PSP serão ainda menores do que 2008 e 2007. Em 2010 o PSP chega no fundo do poço e veremos a Sony tomando decisões esdrúxulas para tentar salvar o PSP. Decisões que colocarão em dúvida se eles querem salvar ou enterrar de vez o console.

Previsão espetacular para 2009 regada a Heineken muito gelada

Gran Turismo para o PSP não vai sair nunca. Títulos exclusivos serão coisa cada vez mais rara e mais de 60% dos jogos lançados para o PSP serão versões ruins de jogos multiplataforma, como os obrigatórios Need for Speed.

Tomara que eu erre.

Na próxima semana: Nintendo DS

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Alex

    A sony esta mandando o UMD pro espaço e ja anunciou que a maioria dos jogos novos sera lançada diretamente para download pro console.

    Acho que é bom ficar de olho e ter uma internet boa.
    Eu to bem satisfeito com meu DS e seus inumeros rpgs de qualidade (até porque só final fantasy 3 ja me comeu mais de 60 horas de vida…e agora to jogando o 4).
    Mas considero seriamente em pegar um psp pelos titulos de qualidade que ele tem e pelo tamanho da tela huehuee.

  • Little Jacob

    tu errou Atillah, Eles conseguiram integrar como telasecudária do PS3,O PS3 de tela principal e o PSP como espelho retrovisor em games de corrida

  • atillah

    @ Jacobino

    Ah sim, SUPER interessante a integração. Pra ela ser útil é só COLAR o psp na parte de cima da televisão, pra usar ele como retrovisor (Y)

  • C

    Por um momento eu jurei ter lido que alguem chamou Final Fantasy 3 de “RPG de qualidade”… devo estar vendo coisas, minha mãe sempre dizia pra não ler depois do almoço…

  • Quando a Sony vai aprender que não dá pra vender só hardware?

  • red

    pow eu encomendei essa versão do psp – gow2 dos eua mas ja tinha esgotado

    eu tenho aqui uns 200 jogos de psp já.
    continuarei jogando por uns bons 5 anos, espero que a sony faça algo de bom em relação ao portatil esse ano.

  • red

    ta ai 270 jogos de psp pra down

    s9 . zetaboards . com/Central_de_Roms/topic/426231/1

    (se vcs não ficarem de frescura e apagarem)

busca

confira

quem?

baconfrito