O Vidente Fodão Pt. 1

Nerd-O-Matic quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Comentário relevante da semana

Devido à DESMEMBRAÇÃO MASTER BOMBA do AOE em vários sites, alguns leitores noobs ainda não conseguiram entender direito onde foram parar os quadros e colunas de games, o que causou uma queda da freqüência de leitores à minha coluna semanal. A noobice de vocês ocasionou portanto uma queda nos comentários, então não tive outra opção a não ser me aproveitar da Bel de novo (heh):

Eu falo pra vocês que a Bel é gente boa pra cacete. Ela se dá ao trabalho até de atualizar a gente sobre os progressos gamísticos dela. Boa Bel. BOA CAMPEÃO! É isso mesmo, não deixa um jogo de bosta vencer você. Esse é o espírito gamer: play hard, play more.

O Vidente Fodão Pt.1

Então, vocês lembram que no começo desse ano eu tinha feito um monte de previsões sobre como o nosso ano gamístico seria? Pois é, já chegamos ao fim do ano e esta é a hora de verificar quantas de minhas previsões se realizaram.

Aí eu tava lá relendo o artigo pra lembrar das minhas previsões e tipo assim: cara, eu sou foda.

Sério: eu sou fodão. Quase tudo que eu falei aconteceu. Até eu desacreditei. Vamos ver e discutir uma por uma de minhas previsões, pra vocês entenderem como eu posso ser um analista de mercado tão eficiente. Devido à profundidade e análise requerida dos dados, dividirei essa retrospectiva do ano em 5 partes, relativas a cada uma das plataformas para as quais fiz previsões: Playstation 3, XBox 360, Wii, Nintendo DS e Playstation Portable. Como bônus, ainda farei previsões para 2009. E vou acertar tudo de novo, claro.

Retrospectiva 2008 – Playstation 3

Vamos então começar revendo o que exatamente eu previ sobre este ano que termina.

Previsão ponderada de hardcore gamer: Em 2008, o PS3 vai vender o mesmo número de consoles que o X360.

E olha o que aconteceu no ano de 2008:


Esta tabela aí de cima compreende os dados de vendas entre 05 de janeiro e 20 de dezembro de 2008. Temos o X360 com pouco mais de 10 milhões de unidades e o PS3 com quase 10 milhões de unidades. TÁ PRATICAMENTE IGUAL, motherfuckers. Eu sou foda. E olha que eu falei isso num momento extremamente ruim do PS3, quando ele tinha acabado de passar por um natal totalmente meia-boca nos EUA e Japão.

Atribuo a virada de mesa do PS3 ao fato de quase todo mundo já ter um X360, então é natural que suas vendas caiam um pouco agora. Com uma grande base já instalada, a Microsoft realmente precisa fazer cortes substanciais de preços para convencer quem ainda não se decidiu a comprar. E normalmente o cara que não se decide acaba comprando o Wii.

O PS3 não ia muito bem das pernas no início do ano, porém com o lançamento de jogos fodas em 2008, foi natural que suas vendas aumentassem, justificando a compra do console. Quer dizer, pra mim ainda não justifica a compra, mas é inegável que o PS3 se tornou uma plataforma muito mais atraente durante o ano de 2008, e um dos principais motivos foi minha outra previsão espetacular:

Previsão espetacular retirada do meu esfíncter: o primeiro jogo nota 10 da nova geração de consoles será lançado para o PS3. Não sei qual vai ser, mas vou medir pelos escores da IGN e da Gamespot e falo pra vocês no final do ano, ok?

Sabem qual foi o primeiro jogo nota 10 exclusivo de uma das plataformas?

Acertei de novo. Nem Gears of War foi nota 10 unânime no X360 como o Metal Gear foi no PS3. Conforme prometi: MGS4 foi nota 10 na Ign e nota 10 na Gamespot. Gears of War teve 9,4 na Ign e 9,6 na Gamespot.

É lógico que certos jogos como Grand Theft Auto IV, tiveram mais notas 10 em outros sites, mas aí não conta porque é jogo multi-plataforma. É evidente que para poder comparar os dois consoles, só podemos utilizar jogos EXCLUSIVOS de cada um deles. E eu falei que o PS3 teria um jogo nota 10 ANTES do X360.

Como eu fiz essa previsão? Simples: eu sempre soube que o PS3 tinha mais hardware que o X360, o que, a longo prazo, indica que os jogos do PS3 poderão incorporar maiores recursos do que os jogos do X360. Além do mais, devido ao lançamento prematuro do X360, a Sony tinha muito terreno pra recuperar e PRECISAVA de um jogo espetacular que por si só venderia consoles. Apostaram tudo no Metal Gear e mandaram bem. Continua sendo um jogo exclusivo que justifica a compra do PS3.

Eu sou foda. Vamos agora às próximas previsões.

Previsão ponderada de hardcore gamer para 2009

A briga entre os dois consoles vai continuar. O aumento das vendas do PS3 deve ser temporário, até chegar numa base instalada parecida com a do X360. No fim de 2009, as vendas totais dos dois consoles provavelmente estarão emparelhadas.

Previsão espetacular para 2009 regada a Heineken muito gelada

A crise mundial não vai interferir com o mercado gamístico de forma expressiva, e 2009 verá o maior número de lançamentos de jogos para as duas plataformas, com mais jogos do que saíram em 2007 e 2008. A briga vai ficar feia, e é briga de cachorro grande. No fim de 2009 compararei o número de lançamentos entre os três anos através do Metacritic.

Na próxima coluna: Xbox 360

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Ano passado até que a previsão foi boa, mas na desse ano você tá dando uma de “Vidente do Óbvio”, ae não vale.

    Em tempo: por mais que eu goste de Metal Gear, sou mais esperar uns 10 anos e emular o PS3 + MGS4 em um PC do que desenbolsar uma grana violenta em um console que só tem um jogo que me interessa.

  • atillah

    @ Tchulanguero

    “Vidente do óbvio”? Eu tô desafiando a CRISE MUNDIAL, cara.

    PS3 tem outras coisas legais, como Little Big Planet. E acho que 2009 vai ser um ano do cacete pro console da Sony.

  • joao

    cara,como eu quero um Console de nova geração!

  • Caio, The Eldar

    eu comprei um PS3 no méxico… muito mais barato q aki… e verdade, MGS4 é foda.

  • Arthur Monteiro

    É isso aeh mané !!!

busca

confira

quem?

baconfrito