O que esperar dos próximos filmes de super-heróis?

Cinema sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ah, os filmes de super-heróis. Provavelmente o gênero com mais reviravoltas nas últimas décadas. Da experiência de quase morte com o Joel Schumacher, até a redenção com o Cristhopher Nolan, foi uma saga digna de… Histórias de super-heróis. Mas agora as coisas estão bem mais tranquilas. Os investimentos na área nunca foram tão grandes e os heróis parecem prontos pra se consolidar de vez entre o grande público. O que nos leva a somente uma questão: Sim, essa aí do título mesmo.

Mas antes, uma breve retrospectiva, pra você que passou todo esse tempo em suspensão criogênica ou algo assim.

Anos depois do trauma do fatídico Batman e Robin, alguns corajosos executivos de Hollywood finalmente se arriscaram a colocar a cueca por cima da calça de novo. E então veio o primeiro X-Men, lá no ano 2000. Com um elenco bacana, uma história razoável e bastante ação, óbvio que foi um sucesso. Tanto que possibilitou a ida do nosso Amigão da Vizinhança pras telonas. Que seguiu o mesmo esquema, e pasmem, outro sucesso.

Tudo ia muito bem, obrigado, X-Men e Homem Aranha 2 ainda melhores que seus predecessores. Só que o poder sucesso acabou por corromper aqueles mesmos executivos. Eles perceberam que atirar um herói dos quadrinhos na tela era o suficiente para arrastar milhares de fanboys pro cinema. E aí vieram as desgraças do nivel de Quarteto Fantastico (1 e 2), Demolidor, Hulk, Motoqueiro Fantasma e inúmeros outros futuros crássicos.

Mas quando até os nerds mais idiotas começaram a perceber essa sacanagem e os milhões começaram a minguar, a DC/Warner resolveu entrar no jogo. Primeiro com o controverso Superman Returns, que foi, hã, meio incompreendido. Mas em vez de desistir, os caras resolveram investir mais pesado ainda e pegar um dos diretores mais fodas da atualidade pra resolver a parada, agora com o Batman Begins. E deu certo. Tanto que a Marvel precisou montar um estúdio próprio pra recuperar o tempo perdido. E então veio o Homem de Ferro, filme que possibilitou boa parte desse futuro que temos pela frente.

Só lembrando que eu não sou um ávido leitor de quadrinhos de super-heróis (A.K.A. posso nunca sequer ter lido uma história de alguns desses personagens). Ou seja, o uniforme do Superman pode ser verde limão que se o filme for legal, tá valendo.

Thor (6 de maio de 2011)

Eis o filme que vai decidir o destino de todo o projeto vindouro da Marvel. Porque se depender do Chris Evans e seu Capitão América, já era. Bom, se der certo, o filme dos Vingadores tá garantido. Se fracassar, não vai passar de um Homem de Ferro e seus incríveis amigos. Se bem que isso funcionaria também… Enfim.

Apesar do personagem não ser lá muito conhecido, o Thor tem tudo pra se sair bem. Desde o elenco bacana (Com a Natalie Portman e o Anthony Hopkins), até aquela história clássica de redenção do herói que todo mundo adora. Tudo isso com umas porradarias bem empolgantes no meio, pelo que parece.

Pra mim o visual dos deuses poderia ser um pouco mais rústico e tal, mas tá aceitável. E a trama poderia se passar em Asgard na maior parte do tempo. Só que aí ia puxar mais pro lado do Thor mitológico que do personagem da HQ. Falando nisso, filmes recontando lendas da mitologia nórdica/grega: Taí uma coisa que eu assistiria, fica a dica.

X-Men: First Class (3 de junho de 2011)

Esse trailer realmente me surpreendeu. A ideia de recomeçar o X-Men tinha me parecido só mais uma desculpa pra Fox não perder os direitos sobre a franquia, depois de toda a confusão que rolou no X-Men 3. Mas incrivelmente, parece promissor. E recontar períodos históricos com super-heróis no meio é sempre interessante. Resta saber se toda essa variedade de personagens obscuros não vai confundir a galera. Quem eu estou enganando, é claro que vai. Nego vai ir pro cinema achando que é um X-Men 4 e não vai entender porra nenhuma, é inevitável.

Lanterna Verde (17 de junho de 2011)

Conselho de amigo, Warner: Larga mão disso aí, vai dar merda. Sério, olhem pra esse trailer. Tá parecendo que deram superpoderes pra um personagem do American Pie, porra. Na verdade, parece que ouviram falar do sucesso do Homem de Ferro e tentaram imitar a formula, só que com o Ryan Reynolds no lugar do Robert Downey Jr. Aí resultou nessa mistura sem nexo de situações dramáticas e piadinhas infames que é esse trailer. E isso vai se repetir toda hora durante o filme, querem apostar?

O visual é a única coisa que se salva, mas o Avatar ta aí pra nos provar que isso não salva mais filme nenhum. Pera aê, salva sim. Droga…

Capitão América: O Primeiro Vingador (22 de julho de 2011)

Mesmo problema do Lanterna Verde. Só que sem as piadinhas. Eu espero, pelo menos. E sei lá, tudo parece colorido demais. Sem contar que essa história de se passar na 2° Guerra Mundial sem nem mencionar os nazistas tá deixando o filme com mais cara de sessão da tarde ainda. O que pode salvar é o Hugo Weaving como Caveira Vermelha, e só.

O Incrível Homem Aranha (3 de julho de 2012)

Esse vai ser uma bomba. Por quê? Sei lá, eu não consigo gostar do Homem Aranha. E quanto mais jovem, mais chato ele fica. Na verdade, a única coisa do personagem que já achei legal foi aquele desenho dos anos 90, com as cenas repetidas várias vezes no mesmo episódio e tudo. Talvez porque eu devia ter uns 10 anos e foi o meu primeiro contato com todo aquele esquema de realidades paralelas, viagens no tempo e tudo o mais.

Mas voltando ao filme. As imagens do set que vazaram eram risíveis de tão ruins. Aí resolveram liberar uma cheia de Photoshop oficial, que ainda não me convenceu:

 E isso é tudo que temos por enquanto, pessoal.

Os Vingadores (4 de maio de 2012)

Ainda não dá pra dizer quase nada sobre o plot dos Vingadores, mas a Marvel vai ter que se esforçar muito pra não sair no mínimo divertido. Tá, não tem como não ser divertido. Qualquer coisa abaixo de “épico” pode ser considerada um fracasso. Mas esse filme também tem uma responsabilidade muito maior do que qualquer outro mencionado aqui. Se por um acaso fracassar, uma porrada de franquias vão ter que ser reiniciadas, de novo. Se tudo correr como o esperado, as possibilidades são infinitas. Caminho aberto pra um filme da Liga da Justiça, talvez?

Batman: The Dark Knight Rises (3 de julho de 2012)

Superar O Cavaleiro das Trevas vai ser quase impossível, mas em Cristopher Nolan confiamos. Parecia que o elenco e os personagens já estavam mais ou menos definidos, mas agora parece que também teremos participações do Dr. Hugo Strange e da filha do Ra’s Al Ghul. Em resumo, ainda tá tudo um puta putero do caralho.

Superman: O Homem de Aço (Dezembro de 2012)

A carreira do Zack Snyder parecia promissora, mas depois ele acabou perdendo a mão. Se preocupou demais com o estilo das suas produções e acabou deixando detalhes (Tipo o roteiro) em segundo plano. Mas ainda assim, a Warner apostou nele pra ressuscitar o herói mais icônico dos quadrinhos. Talvez por causa das criticas recorrentes sobre a falta de ação do Superman Returns, que falhou miseravelmente nas bilheterias. A boa notícia é que o Nolan ta aí de novo, agora como produtor. Então pode ser que ele impeça o Snyder de encher o troço com esses penduricalhos visuais que ele tanto gosta, tipo câmera lenta, lutas coreografadas demais, atores posando de pin-ups o tempo todo, etc, etc, etc.

The Wolverine (2012)

Eu realmente não sei o que esperar desse filme. O diretor é foda, mas é um filme do Wolverine, né. Pelo menos o Darren Aronofsky já disse que vai se livrar desse aspecto de galã que o Hugh Jackman deu ao personagem nos últimos filmes, já é um começo. Ah, ele também disse que vai ser um filme único, sem amarras com o resto do universo cinematográfico da Marvel. Já dá pra começar a ter esperanças. E também que vai ser baseado na minissérie Eu, Wolverine, que se passa no Japão. PQP, VAI SER FODA PRA CARALHO.

E ele não vai querer manchar uma carreira impecável, claro. Logo, esse filme vai levar os super-heróis a um novo patamar, processo que já estará bem encaminhado com o 3° Bátima. Ou ,tudo dá tremendamente errado e a franquia é reiniciada novamente, agora com direção do Michael Bay. Aí meus amigos, torçamos para que o mundo acabe mesmo em 2012.

Mas e vocês, leitores imaginários, estão mais ansiosos pra ver qual filme? E qual não pretendem ver nem de graça?

Leia mais em: , , , , , , , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito