O Hobbit (J.R.R Tolkien)

Livros segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Falar de literatura e não citar J.R.R Tolkien chega a ser blasfêmia. Para alguns é impossível separar as duas coisas, já que além de ter escrito um dos maiores sucessos literários de todos os tempos, Tolkien acabou inspirando vários outros escritores, como Stephen King, Christopher Paolini e até C.S.Lewis.

 O mestre.

Aqui no baconfrito, já li todas as análises feitas dos livros dele, mas ainda falta analisar a história que mostra como toda a saga do anel começou: O Hobbit.

Mas antes, algo importante tem de ser dito. Se você não leu o Senhor dos Anéis, mas assistiu ao filme, saiba que acabou perdendo alguns fatos importantes da história, e deixou até de conhecer alguns personagens importantes. Se depois de descobrir isso te deu vontade de ler o calhamaço de folhas que são os três livros, digo-te que vale muito mais a pena incluir as 298 páginas de O Hobbit antes. Primeiro por que depois de ler O Hobbit, à vontade de ler o resto fica ainda maior, e segundo por que se é pra ficar sabendo da história, que seja 100% dela.

O Hobbit, ou Lá e de volta outra vez, é o livro que conta a história de Bilbo Bolseiro, tio de Frodo, e o cara que achou o anel. Pra quem viu o filme, Bilbo é o cara que faz uma festa de aniversário e some no meio dela. O enredo é o seguinte: Há muito tempo atrás, os Dwarves (Ou anões) tinham o domínio de uma montanha recheada de tesouros, situada próxima a uma cidade chamada Valle. Um belo dia, um dragão chamado Smaug chegou lá e mandou os caras embora, destruiu a cidade, matou uma porrada de gente, e tomou a montanha e o ouro para si.

 O dragão Smaug

Depois de muito tempo, 13 anões chamados Dwalin, Balin, Kili, Fili, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur e Thorin Escudo-de-Carvalho decidiram matar Smaug e retomar o domínio da montanha, e juntamente com Gandalf, buscavam um ladrão para ajudar na aventura. É ai que Bilbo entra. Só que ele não era um ladrão, e nunca havia estado em uma aventura. Não gostava de sair de casa, e era aquele tipo de sujeito que não faz muita coisa alem de comer, beber e dormir, mas de um jeito ou de outro acabou caindo no meio da coisa e obteve a maior aventura de sua vida.

Alem de Gandalf e Bilbo, outro personagem já conhecido aparece nessa história. No meio da trajetória para a aniquilação de Smaug, Bilbo encontra Gollum pela primeira vez, e no meio da confusão acaba saindo com o precioso do rapaz. Esse encontro acaba sendo uma das coisas mais importante na vida do hobbit, já que graças a ele a aventura pode ser terminada com alguma segurança, afinal de contas, por mais sorrateiros que sejam os hobbits, nada supera a invisibilidade proporcionada pelo anel, pois até o Gollum usava-o para caçar orcs desavisados.

 Qualquer semelhança com o Pizurk é mera coincidência.

Enfim, minha vontade era de comentar cada parte da história e de analisar todos os detalhes da mesma, mas como a coisa é muito intrínseca, um fato acaba levando a outro e corro do risco de tornar a análise em um spoiler gigante. Mas posso te adiantar que se você gosta de uma história concisa, mas com várias “etapas” no melhor estilo Tolkien, O Hobbit é pra você. Por mais que o livro seja mais curto que um único volume da trilogia, você vai ver que desde a saída da casa de Bilbo até a volta dele ao condado, muita coisa acontece, como encontro com orcs, visita a criaturas estranhas, lutas com aranhas gigantes, e fugas utilizando barris.

Talvez o único problema deste livro seja que a leitura é tão cativante, que quando você menos espera o livro acaba! Com certeza um dos livros mais fáceis de ler que eu já vi, e uma das histórias mais bem boladas que eu já li. Resumindo, se você procura um livro que te prenda, e que não deixe a coisa esmaecer, O Hobbit é pra você.

O Hobbit (J.R.R. Tolkien)


O Hobbit (J.R.R. Tolkien)
Ano de Edição: 2009
Autor: J.R.R Tolkien
Número de Páginas: 298
Editora: WMF

Leia mais em: , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito