Nostalgia na Semana da Criança

Televisão quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Para celebrar a Semana da Criança, nada mais justo que falar da coisa mais infantil que possa marcar uma infância:

Obviamente, como todos já estão carecas de saber, estou falando de desenhos animados.

Já que pretendo apelar para a memória afetiva de vocês e ter um acesso explícito de nostalgia, vou falar sobre o que me lembro dessa época.

A idade, para variar, não sei bem ao certo, mas o desenho mais antigo que me recordo, pasmem, é Gato Félix.

Não sei bem ao certo o que acontecia na história, qual era o episódio, nem porquê lembro disso, mas quando tento puxar a animação mais antiga que vem à minha mente, vem esse gato preto com uma maleta na mão.

Como alguém troca essa obra-prima pela Xuxa????

Depois – também não faço ideia por que – vem aqueles desenhos antigos do Andy Panda, e aqueles musicais com a bolinha branca pulando sobre a letra da música.

Há também o Manda-Chuva e sua turma, bem como alguns desenhos da Hanna-Barbera que passavam logo cedo na TVS (lembram?) além dos de sempre, Pica-Pau, Looney Tunes e Tom & Jerry.

 Sério, nem era fã desse desenho, mas é o mais antigo que lembro

Quando tento puxar um pouco mais longe, aparece aquele satélitezinho vagabundo do tio Sílvio Santos mostrando até onde ia o sinal do Sistema Brasileiro de Televisão, na época.

Apesar de não lembrar muito bem os desenhos que passavam, me recordo bem o ritual que fazia. Acordava bem cedo, ligava a TV, e colocava na TVS. Depois de um tempo, mais precisamente quando inventavam de passar Cavalo de Fogo, ia para a Globo, ver Balão Mágico, que afinal não interessava, pois o que importava mesmo era o Manda Chuva, Ursinhos Gummy, Caverna do Dragão, Thundercats e He-Man.

 Até curtia, mas não era meu favorito

Isso, salvo engano, aconteceu religiosamente, entre os anos de 1984 e 1985. Até que no ano seguinte, minha mãe achou que era a hora de ter amiguinhos e começar a aprender algo, me colocando em uma escola de educação infantil.

Apesar de chorar para cacete no começo, não foi de todo mal, mas comecei a perder os desenhos e, quando podia, só assistia o final dos programas (já na fase Xuxa, Mara e Angélica, salvo engano) ou na Sessão Aventura, que passava algumas animações no fim da tarde.

Não vou apelar para o clichê de ‘bons tempos’, afinal, eram ótimos tempos e, toda vez que chega nessa época de especiais e maratonas de desenhos, me recordo desse tempo bom, que não volta mais.

 Sem comentários sobre esse

E você, ainda consegue se lembrar dos primeiros desenhos que assistiu?

Leia mais em: , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Ahhhh, eu gostava bastante de ver desenhos logo cedo também, mas sempre perdia por causa da escola. Por isso aos sábados e domingos eu acordava beeeeem cedo e ligava logo a tv, pra ver os desenhos pelo menos uma ou duas vezes na semana. A maioria dos que ue lembro tão na tua lista, mesmo que eu seja bem mais novo :P

  • Cara, muito bom post!!! Principalmente a parte, q, msm não tendo nada a ver, me fez lembrar e rachar o bico:

    “Quando tento puxar um pouco mais longe, aparece aquele satélitezinho vagabundo do tio Sílvio Santos mostrando até onde ia o sinal do Sistema Brasileiro de Televisão, na época.”

    HAUHAHAUHAUAH! SAUDADES DO SATÉLITE DO SILVIO SANTOS!

    Enfim, apesar de ser mais novo e ter pego alguns desenhos ótimos e q não é da sua época (Doug, Fantástico Mundo de Bobby, A Pedra dos Sonhos, e outros), concordo com a sua opinião com relação à maioria dos desenhos citados (também assisti alguns deles).

    T+

  • @Francisco e @Entravix

    Não sou tão velho assim!

    Também peguei esses desenhos (Doug, Fantástico Mundo de Bobby, A Pedra dos Sonhos, e outros). A diferença é que já chegava da escola para vê-los, ou tinha que sair cedo. =P

    E, @Entravix, só sendo criança para acordar cedo e ver desenhos, porque hoje em dia, nem para ver striptease da Megan Fox tenho todo esse apetite para madrugar.

    Ok, para ver a Megan, sacrifico o sono em prol de sonhos futuros. =P

    Ah sim @Francisco, vou ver se acho o vídeo do satélitezinho e posto na próxima coluna. =P

  • sandrine

    Smurfs e Snorks, são os primeiros que lembro de assistir. Me dá uma tristeza quando eu falo de Snorks e ninguém lembra :~~
    Bons tempos, bons desenhos, ótima coluna, Bolinha.

  • dorachan

    fantástico. cê é bem mais velho que eu
    em 86, eu nem tava no saco do meu pai HAOIUHAIUHAIUHIUHIUA
    nasci em 90, mah inda fui de uma época onde os desenhos eram deliciosos de se ver *-*

    Tom e Jerry, Doug, Fantástico Mundo de Bob, Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon
    Pato Donald, Mickey, Pateta
    aah os desenhos antigos da Disney são muuito bons! *-*
    ainda outro mês, tava reprisando na TV Globinho

    pelo visto, eu já tive mais sorte que a maioria aqui
    estudei no período da tarde até a 8ª série HUHOIUHAIUHAIUHAUIA
    assistia desenho toda manhã :B
    aah sim! a época que eu tinha TV a cabo, assistia Garfield todo dia no almoço *———-*
    e quando chegava da escola, lá pras 5 da tarde, assistia Dragon Ball, Samurai X, Sailor Moon, Sakura Card Captors, Corrector Yui (que nem era tão legal, mah vá lá, era anime), e, claro, Digimon e POKÉMON *——*

    noffa, tô me sentindo um bebê nesse tópico HIUOAIUHAIUHAIUHAIUA
    só lembrei de coisa nova XD
    mah fazer o que, se meus 8/12 anos foram recentes?

    mesmo assim, não canso de repetir:
    momentos perrrfeitos que não voltam mais :~

  • Gustavo Miranda

    Eu sou de 1979, então peguei todos esses desenhos aí, mas o que me marcou mesmo foi um programa da Manchete ou TV Cultura, se não me engano, era a “Super Telinha”, apresentada por uma menina chamada Lisandra Campos, isso eu lembro bem porque o nome dela ficava um bom tempo no rodapé da tela.

    Nesse programa passavam desenhos e animações em massinha alternativos, com enredos mórbidos e sinistros, com muitas caveiras, radiação e bombas nucleares (o fetiche da época…) entre outros.
    O que me marcou bastante foi uma animação da morte cavalgando enquanto pessoas e animais caíam mortos no chão (isso era um desenho……). Depois aparecia um reinado, onde o rei se casava com uma bela moça, à noite, aparecia os dois no quarto sorrindo, quando o relógio bate meia-noite e a noiva se transforma em uma caveira e o rei morre. Ao fim sai do palácio o mesmo cavalo com a morte de túnica do início do desenho.
    Nunca mais vi esse desenho, já fucei no youtube, no vimeo, myspace, etc…, mas não encontrei até hoje.

  • @Sandrine
    Valeu Sand! E eu me lembro dos Snorks, achava até mais divertido que Smurfs.

    @Dorachan
    Apesar de novinha (heh), você aproveitou os desenhos da década de 80 também, já que reprisam que é uma maravilha. Todos os citados por ti, também assisti, ainda mais com a febre dos animes explodindo no país e já com o advento da TV a Cabo disponível para os mortais.
    O que ocorre hoje que não tem muita explicação, deve ser crise criativa…

    @Gustavo Miranda
    Cara, eu preciso ver isso, devia ser muito louco. Embora não me seja estranho…

  • Yuri

    Nó… primeiro que eu lembro era um preto e branco do Mickey em um navio…

    Se não me engano esse foi o primeiro desenho do mickey… Sou doido pra vê-lo de novo.

  • Jonas Leopoldo Machado Borges

    Eu tb estou atrás do SUPERTELINHA. Se souber de algo, me avise: jonascorreios@hotmail.com

busca

confira

quem?

baconfrito