Metal pra quem tem bom gosto

New Emo quarta-feira, 08 de agosto de 2007

O preconceito musical, o mesmo que “ultrapassa a velocidade do som”, citado na coluna anterior, é capaz de amar mais ao Metal que seus próprios fãs. É, algo bem óbvio. Assim como o Emo, o Metal é deveras criticado por mentes vazias, intolerantes e mal informadas. Ou você nunca ouviu dizer que Metal é coisa de SATANÍS?

Pra filtrar a cabecinha (heh) de vocês, decidi citar várias bandas, para vários gostos diferentes. Afinal, provavelmente você não deve saber, mas o Metal não é gritaria, pancadas fortes de bateria e guitarras xiando. E Metal também não é Iron Maiden, Slipknot ou Papa Roach. Metal, acima de tudo, é música. Iron Maiden, Slipknot e Papa Roach é coisa de tanga. TANGA!

Vamos começar pegando pesado: Slayer. O que eu recomendaria do Slayer? Na boa, o Undisputed Attitude, álbum de versões que os caras fizeram usando referências Punk e Hardcore (Como Minor Threat, com a faixa Filler / I Don’t Want To Hear It, a mais FODA do álbum). É perfeito pra você que quer entrar em forma, completamente impossível ficar parado com esse cd rodando. Mas, recomendando um álbum próprio dos caras… Seasons In The Abyss. Pra não perder tempo, se liga na faixa que leva o mesmo tipo desse álbum:

Fascinante. A banda faz um Thrash Metal “podrão”, um dos melhores. Esse som aí é mais leve, nada que faça você rachar o crânio. Aliás, agora, indo pro lado mais leve da coisa e abrindo passagem pro cara mais foda do punk, Jello Biafra, vamos falar de sua obra prima, em parceria com os Melvins: Jello Biafra With The Melvins. Eu disse leve? Ok, desculpem. Os caras fizeram o casamento perfeito do Punk com o Metal, criando um som bem industrial. O Punk, outro alvo do preconceito. Muita gente considera o Punk algo extremamente repetitivo, e até mesmo o Metal. Por quê? Por que elas não entendem NADA sobre música. Bandas como Dead Kennedys e Toy Dolls respondem isso por mim, mas vamos voltar á obra prima. O álbum Sieg Howdy! é espetacular, e o Never Breathe What You Can’t See não fica pra trás. Eu recomendo os dois, impossível recomendar só um. Músicas como Halo of Flies, Plethysmograph, The Lighter Side Of Global Terrorism e PRINCIPALMENTE Caped Crusader não podem ficar de fora do seu MP3. Mas vamos de Moon Over Marin:

Sim, o Jello pira. E, antes que você faça piadinhas, ele é bi. Agora, você já ouviu Corrosion of Conformity? Os caras são PIONEIROS, você devia pegar o álbum Deliverance, o mais Stoner deles, e ouvir até as músicas começarem a ecoar sem parar na sua cabeça, que já é oca. A não ser que você conheça a banda. É claro, eu não to dando uma de sabichão e mandando um “QUÊÊÊÊÊ? VOCÊÊÊÊ NÃÃÃO CONHEEEEECE?”, isso é deveras idiota. Tem gente que não conhece a Madonna ou que nunca viu a trilogia da Senhor dos Anéis (Como eu), e daí? Então, tá aqui sua oportunidade, vamos de Heaven’s Not Overflowing:

Sim, até o YouTube não colabora, os vídeos não estão lá com muita qualidade. Mas, falando em qualidade, sinceramente, o Metal é um dos estilos que sugam o máximo de criatividade de seus “servos” (Ok, eu to parecendo um cristão agora), o “repetitivo” que você conhece vem das bandas que não são criativas, sabe? E criatividade me lembra Stoner, que me lembra uma das maiores bandas, senão a maior, do estilo: Kyuss. Nada menos do que a banda que formou caras como Nick Olivieri (Ex QOTSA, e atual Mondo Generator, que é o nome de uma música psicodélica da banda Kyuss) e Josh Homme (QOTSA). Kyuss, assim como o QOTSA hoje em dia, trazia uma novidade em cada álbum novo, que não foram muito. Os caras não tinham medo de errar, e o álbum Blues For The Red Sun mostram que eles não erravam nunca. Ouça Thumb e, na sequência, a mais sensacional, Green Machine:

Metallica é a famosa banda que “cagou no pau”. Tinham tudo pra ser uma das maiores bandas de Thrash Metal, por quê não? Mas após a morte do baixista Cliff Burton, os caras adotaram um estilo mais comercial, e hoje em dia essa é uma das bandas mais odiadas pelos headbangers. Mas não podemos deixar de lado a banda que gravou One, Master of Puppets e Ride the Lightning, definitivamente. Pegue o Black Album se você quiser ouvir um som bem trabalhado, mas pegue o Master of Puppets se você quiser PIRAR. Metallica ainda conta com um dos maiores bateristas da galáxia, Lars Ulrich. Bom, era, vai. Então vamos com um som do último álbum citado, Battery:

Você prefere algo mais novo e… diferente? Vamos falar de algo literamente LOUCO, então. É a mistura de Hardcore com Thrash Metal (Vale lembrar, Trash quer dizer lixo, Thrash quer dizer espancamento, ou algo do gênero), dois vocais com gargantas mecânicas (Sim, não acredito que esses caras têm uma garganta humana) e músicos que, sinceramente, vão fazer você sacar o que eu quis dizer com criatividade. SikTh, pra quem gosta de gritaria. Pegue o álbum Death Of A Dead Day e me agradeça depois. Confira a faixa Bland Street Bloom:

Muita gente não aceita esse tipo de mistura no Metal, mas porra, estamos falando de preconceito, mesmo. Esse lance mais preservador da coisa não leva em nada, inovações sempre são bem vindas. Voivod é o exemplo de banda que os “tiozões” preferem. O álbum Katorz segue a linha Stoner, e é meu favorito. Você que gosta de Guitar Hero, já deve ter pirado com X-Stream. Se não, provavelmente vai pirar após ver esse vídeo. Mas chega de enrolação, vamos de The Getaway:

Se você curte Foo Fighters, provavelmente deve conhecer Probot, a banda de metal que o Dave Grohl criou convidando nomes de peso, como Max Cavalera (Ex-Sepultura, atualmente no Soufly) e Lemmy (Motorhead). Com um único álbum, apesar dos “nomes de peso”, a banda acaba fazendo um som mais comercial, mas que não deixa de ser sensacional. A faixa Centuries Of Sin abre o álbum com o vocal da banda Venom, Cronos. É a mais pesada, mas infelizmente a banda lançou apenas um som na mídia, Shake Your Blood, com o Lemmy:

Pra falar de Metal, 4 parágrafos mal são uma introdução. Falam muito de Beatles, Elvis, e toda a importância que esses dois trouxeram para o rock. “Se não fosse Beatles, essas bandas não existiriam”, quem nunca ouviu isso? Mas eu vou falar uma coisa pra vocês: Se não fosse Chuck Berry, Beatles… quem? Beatles e Elvis eram cópias descaradas e mal feitas do verdadeiro rei do rock. Eu diria que, se não fosse Beatles, bandas melhores poderiam existir e, quem sabe, o Indie seria algo interessante. Mas, por que diabos eu to falando isso? Bom, uma das maiores bandas de Metal DEVE ser citada nesse post. A banda que influenciou, e ainda influencia, muitas bandas por aí, e não só de Metal. E não estou falando de Led Zeppelin, outra banda TANGA! Eu estou falando de AC/DC, e se sua mãe te ensinou a fazer o “sinal da cruz” quando criança, é essa a hora de usar. Não vou recomendar nenhum álbum dessa banda, todos são os melhores. Infelizmente, tenho que recomendar uma música. Uma banda com uma letra como a de Whole Lotta Rosie merece o respeito da equipe desse site, definitivamente. Afinal, as gordinhas merecem muito mais que uma música: Merecem uma música do AC/DC.

Se alguém chegou até esse parágrafo com vida, provavelmente não vai passar daqui. Chegou a hora de Alice in Chains. “O QUÊ? ALICE IN CHAIS É T… GRUNGE!”. Mais desinformações. O Grunge não é um estilo musical. O Grunge reúne bandas alternativas, sendo elas até mesmo de Metal, com letras melancólicas e ídolos suicidas. Sim, agora você sabe porque DIABOS Pearl Jam e Nirvana fazem parte do mesmo grupo, sendo relativamente diferentes. Inclusive, na minha modéstia opinião, Alice in Chains é MUITO melhor que essas duas bandas juntas. Basta ouvir o álbum Dirt pra saber do que eu estou falando. Então, nada melhor que pegar um som desse álbum, Them Bones:

Esse texto só não foi um top 10 porque seria injusto, a maioria das bandas ficariam em primeiro lugar. Você já ouviu Superjoint Ritual? Banda de “Metal Maconha” pra uns, e a famosa mistura de Thrash Metal com Hardcore pra outros. Ouça The Alcoholik (Nunca vi um clipe tão tosco). Outra banda legal é Down, Stoner Metal, ou algo parecido. Ouça Stone the Crow, é sensacional. Hm… já faz idéia do que está por vir? Essas duas bandas são dele: Phil Anselmo. Agora sabe, né? Pantera. Eu tinha que deixar minha favorita pro final, é claro. E é difícil recomendar um álbum dessa banda, mas eu fico com o Cowboys From Hell, que trás grandes clássicos como a faixa que leva o nome do cd, Heresy, Cemetary Gates… esse cd é indispensável, e fãs de Guitar Hero quebram a cabeça e os dedos tentando tocar Cowboys From Hell. Então, vamos de Heresy, mesmo. SCRRREEEEEAAAAAAM!

Agora, imagina as duas bandas acima unidas. Tá, nem tanto, o vocal de uma banda faleceu, e o vocal de outra banda saiu da mesma. No que dá? Em um tributo, eu diria. O vocalista Phil Anselmo dividiu o palco com a banda Alice in Chains para homenagear o finado Layne Staley, vocalista da banda. Eu quero viver mais uns anos pra poder afirmar que essa é a melhor música de todos os tempos. Com vocês, Would?:

AUMENTA O SOM! É porque o áudio do vídeo tá MUITO baixo, mesmo. Enfim, agora chega, o resto é com vocês. Mas não pára por aqui, eu queria mostrar pra vocês a obra prima do ano, por Ozzy. I Don’t Wanna Stop, com ele, Zakk Wylde (Black Label Society). SOM DO ANO!

Agora você sabe um pouquinho de Metal. Ou pelo menos conhece um pouquinho de algumas bandas. É claro que tem muito mais, como Sepultura, mas eu não vou cortar o queijo e dar na sua boca. Não vou e nem quero mudar a opinião de ninguém com esse pequeno texto, mas é um equívoco falar que Metal é som de drogado e pessoas sem cérebro. Nos EUA mesmo, foi feito um estudo que comprovou que os estudantes mais intelectuais estão é ouvindo essa barulheira pra “distrair”. Existe muita coisa ruim no Metal, mas por que dar sempre atenção a só elas? Existe muita coisa ruim em todos os estilos, e eu garanto que se todo mundo desse uma chance pra cada estilo, a coluna da semana anterior não teria existido. Ah, e eu não sou metaleiro, que fique bem claro. Se bem que uma calça de couro coladinha ficaria bem em mim. (heh)

Leia mais em: ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Eu sempre me perguntei o que um moleque de 18 anos mal saido das fraldas saberia falar sobre metal. Taí a resposta. Absolutamente NADA.

  • théo

    @Junior
    Falou o velho gagá que compra cuecas tamanho P e tem uma tatuagem do LED ZEPPELIN.

  • Friederichs

    Não conheço essas bandas, ou melhor, se conheço é meio superficial..

    Qndo eu escutava mais metal, eram uma coisas com solos medonhos de longos, q por serem muito longos, eles injuaram.

  • christian

    Isso só pode ser pegadinha!!!
    Agora foi prá acabar —-dentre essas bandas só existe uma banda de Metal —AC/DC
    Explico: Metal= Led Zepellin=Deep Purple=Iron Maiden
    Todas as outras que foram descritas acima são filhotes de Thrash chupados de Metallica (que eh Thrash) e com misturas de Slayer soh isso….
    Nao estou desmerecendo essas bandas —-aliás todas elas são muito fodas mesmo—– Más daí a falar que eh metal soh se for na prateleira de cd de loja……
    Metal eh muito mais que isso ……Onde foram parar bandas como : Anthrax, Exodus, Testament,
    A lista eh imensa……

  • théo

    @christian
    Concordo em termos, véi. Tipo, essas que você citou são metal, sem dúvida, mas a coluna retrata meu gosto, então eu fui um pouco específico. E também citei que seria só “um pouquinho” de Metal, a lista é MUITO grande, mesmo. Eu tive que resumir, não dava pra citar tudo. Não deu pra citar Motorhead, Anthrax, Sepultura, Judas Priest, entre outros ícones. Levaria MESES pra ter algo completo.

    Mas, cê vai ter que concordar, é difícil achar uma lista dessas por aí. No mínimo, cê acharia Korn, SOAD, entre outras.

  • Gosto é gosto e o texto é grande… por isso só li o 1º paragrafo!

  • NM

    Véi, só acho que da próxima vez que você decidir falar um texto sobre ”metal”, não se resuma a apenas bands de Thrash e alguns outros pingados.
    Fale de todos os estilos
    ”Ui mais ficaria grande demais, mimimi”
    Então fizesse o que tu fez, mas citasse uma bande de cada estilo, até os que tu não gosta.

  • théo

    @NM
    Mas assim não poderia ser um “Metal pra quem tem bom gosto”, não nesse sentido. Você vê que eu recomendo bandas, seria meio estranho eu recomendar algo que eu não goste. E, repito: Um POUCO sobre o metal.

    Se eu fosse diversificar e falar sobre o metal em geral, aí sim.

  • christian

    Só DE TER DEIXADO KORN, SOAD, LINKIN PARK, POD, BLIND GUARDIAN, ENTRE OUTRAS DE FORA JAH TAH VALENDO A INTENÇÃO…..MAIS UM QUE EU ACHO QUE NAO PODIA TER SIDO ESQUECIDO EH O “THE GATHERING” DO TESTAMENT
    POR SE TRATAR DE UM ALBUM MUITO PESADO E CONTAR COM UM SUPER TIME DE MUSICOS QUE DEPOIS NUNCA MAIS VOLTARAM A TOCAR JUNTOS NUM ALBUM…SEM CONTAR QUE EH O METAL COMO TEM QUE SER : PESADISSIMO …..

    QUEM NAO OUVIU ESSE, E FALA QUE EH METALEIRO: EH “TANGA”

    CHUCK BILLY-VOCAIS
    ERIC PETERSON-GUITARRA
    JAMES MURPHY-GUITARRA
    STEVE DI GIORGIO-BAIXO(DEATH, CONTROL DENIED E NO MELHOR ALBUM DO ICED EARTH FOI ELE QUEM TOCOU)
    DAVE LOMBARDO-(PRÁ QUEM NAO SABE:::: O MELHOR BATERISTA DE TODOS OS TEMPOS E DA BANDA MAIS FODA—SLAYER) BATERIA

    TUDO ISSO NA MINHA OPINIAO, NAO QUERO SER O DONO DA VERDADE…..

  • théo

    @crsitian
    Taí, boa dica. Depende MUITO do colunista, essa citação de bandas, no caso desse post.

    E cês reclamaram que eu citei muito thrash. Po, de 12 bandas, 4 são thrash.

  • Hum, cadê o Motorhead? E o Anthrax? Hum…

  • Therion

    Que porra de Slipknot, Papa Roach… Aff, isso nunca que é metal.

  • théo

    @Júlio
    Véi, só não citei essas duas por não ter muito material sobre elas. Mas o Lemmy tá aí.

  • És medíocre, não citaste FANTÔMAS.

  • Vampyr

    Puta merda…na moral, um texto sobre metal escrito por alguém que aparentemete não gosta de metal…acho que é um EMO pelo uso da gíria TANGA!…e ainda por cima pra designar certas bandas…

  • théo

    @Vampyr
    Citar Pantera, Slayer, Metallica, AC/DC… po, todas as bandas. Enfim, só de citar Corrosion Of Conformity DEFINITIVAMENTE é pra alguém que não gosta de metal.

  • tipo, ‘cê devia ter deixado claro que o artigo é sobre METAL, não sobre HEAVY METAL =O.
    anyways, bom gosto é muito subjetivo. e sim, slipknot, korn, linkin park, e todas as bandas que vocês acham tanga, tem elementos de metal =O.

    agora escreva sobre punk e inclua umas bandas “emos”, aí já era, seus acessos vão TRIPLICAR (Y)

  • V

    Ow véi, cê é muito trasher stoner… O tema “Metal” é grande demais pra ser discutido em qualquer tipo de post… Inclusive, cê citou muito de thrash, stoner, deu referências de groove, Ac/Dc que é, acima de tudo HARD ROCK PICA-GROSSA, deu umas citadas em New Metal, Punk e Heavy Metal…
    Mas não cobriu nem a ponta do iceberg. Heavy, melódico, power, hard, progressivo, black, death, folk, viking, industrial, wave…E todas as misturas que vem dessa gama de bases… Muita coisa foi simplesmente deixada de lado… Ninguém te culpa, é simplesmente um tema grande demais.

  • théo

    @V
    Tá, mas ALGUÉM chegou a entender que eu citei só ALGUMAS bandas de metal, que acompanhadas com o título “Metal pra quem tem bom gosto” e pelo fato de eu estar indicando, seriam bandas que EU goste?

    Vou tentar de novo, véis: Eu NÃO estou dando uma aula de Metal, eu estou falando um POUQUINHO sobre ele e indicando algumas bandas. Se eu não curto Metal Melódico e mal conheço Viking Metal, por que RAIOS eu indicaria bandas desse estilo?

    URRÚ! Cês são MUITO chatos.

  • Eu acho que todos vocês metaleiros são gays.
    Eu disse TODOS.

  • Luks

    A maioria das bandas q vc citou aew eu não considero metal a não ser Slayer,que se caracteriza + por um Death Metal do que Metal.Exodus,Anthrax e Circle II Circle são umas das melhores bandas de Metal que eu já vi.Tudo que voce citou nao passa de New Metal ou Rock Alternativo.Mas adimiro seu blog e por ter postado muitas bandas legais que eu desconhecia.

  • théo

    @Luks
    Cara, quantos anos você tem?

  • Ostrogoth

    Seria legal se fizesse uma série de posts, abordando cada subgênero de metal e seus representantes. Qualquer coisa dá um toque pra trocarmos algumas idéias.

  • Matheus

    Iron Maiden e Led Zeppelin “Tanga” -> parei de ler aí…

  • Daniel

    Vc só pode estar brincando…
    Iron Maiden é tanga e Alice in Chains é o máximo? E cadê bandas como Bleeding Through e Heaven Shall Burn? Sem falar em outras bandas que são simplesmente CRIADORAS do metal, como Black Sabbath…
    Respeito sua opinião, mas não concordo.

  • théo

    @Daniel
    Cê foi o mais coerente, cara, mas como você mesmo disse, a coluna é feita pela minha opinião, não é uma matéria pra Folha, manja? Então, só expus meu gosto e recomendei pro povo.

  • Qual o problema com SOAD?
    Não é metal, mas é ótimo. Aliás, não ser metal já dá 50% da qualidade deles.

  • joao

    meu deus,que bando de CHATO.

  • Rodrigo

    Porra, os caras sao muito chatos msm.

  • beavis

    e eu achando que tinham torrado só o meu saco no texto das bubble gum. foda hein!

  • williamhrs

    huhu opiniao e opiniao claro(pqp teclado sem acento aqui no trampo bugo tudo) agora ali quem zuo blind guardian nos comments merece a morte(ehasuieha) falar que blind nao e metal e piada….. power metal ou melodico e metal , mto mais metal q essas bandinha de new ou industrial…. e falto citar umas bandinhas tr000 from hell ae ne tem mtas boas tbm eshauiehas

  • Vane

    @Eric

    Tu devia ir num bar que toca metal e gritar: “Todo cabeludo é viado!!” ou “Metal é coisa de boiola”. Depois me conta o que aconteceu.

    E realmente, o pessoal é chato mesmo. Música tem criações e bandas novas a cada segundo, não tem como citar tudo. Os comentários refletem muito que muita gente não sabe interpretar o que lê.

busca

confira

quem?

baconfrito