Medo da Verdade (Gone, Baby, Gone)

Cinema terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

A distribuidora Buena Vista tá de brincadeira. Lançar um filme policial com este baita elenco (veja abaixo) e com uma indicação ao Oscar (melhor atriz coadjuvante, Amy Ryan) diretamente em dvd (menos mal, que já está previsto para ser lançado agora em abril) é incentivar a pirataria. Custava muito colocar MEDO DA VERDADE em circuito cinematográfico?

gonebabygone.JPG

A separação do casal preferido dos paparazzi, Jennifer Lopez e Ben Affleck, fez muito bem ao jovem ator que passou a se dedicar a projetos fora do esquemão hollywoodiano como Hollywoodland (um suspense com toques noir, que lhe valeu prêmios por atuação em festivais) e aqui assume o roteiro (em parceria com Aaron Stockard) e a direção desta adaptação de Dennis Lehane.

Para quem não ligou o nome a pessoa, o último filme adaptado da obra de Lehane foi o ótimo Sobre Meninos e Lobos (dirigido pelo mestre Clint Eastwood e que garantiu um Oscar ao ator Tim Robbins e a Sean Penn). Iinclusive, quem começa a assistir MEDO DA VERDADE logo observa a semelhança no ambiente entre estes dois filmes, a cidade de Boston. No entanto, por um revés do destino, o filme de Affleck foi lançado na mesma época do caso Madeleine, a menina inglesa que sumiu do hotel em Portugal na época de seu lançamento. No filme, dois detetives particulares são contratados para encontrar uma menina de quatro anos que desapareceu misteriosamente em um bairro pobre de Boston. Eles acabam descobrindo que nada é o que parece ser.

amyryan.jpgIndicada ao Oscar, Amy Ryan, e Ed Harris

Voltando ao filme, apesar de ser um policial com todas as convenções do gênero presente (bandidos com cara de mau, policiais nem tão bons assim, reviravoltas), os personagens de MEDO DA VERDADE são o verdadeiro motivo para o sucesso do filme. Todos são construídos de maneira ambígua e com questionamentos interessantes, como a ética do detetive particular Patrick (Casey Affleck, que teve um excelente ano com este personagem e Robert Ford de O Assassinato de Jesse James…) ou mesmo o descaso maternal da viciada Helene (excelente presença da Amy Ryan).

Mesmo assim, com uma temática pesada e sombria, incluindo corrupção policial, MEDO DA VERDADE não consegue fugir da comparação com Sobre Meninos e Lobos, e fica difícil acreditar numa dupla de detetives particulares “tão novinhos” como Casey e Michelle Monaghan (como esta atriz é linda).

detetives.jpgJovem casal de detetives

Indicações ao Oscar 2008

*Melhor Atriz Coadjuvante – Amy Ryan

Medo da Verdade

Gone, Baby, Gone (114 minutos – Policial)
Lançamento: Eua, 2007 Direção: Ben Affleck
Roteiro: Ben Affleck e Aaron Stockard baseado no livro de Dennis Lehane
Elenco: Casey Affleck, Michelle Monaghan, Morgan Freeman, Ed Harris, Amy Ryan, Amy Mandigan

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Guillermo

    Só uma correção: Ben Afleck está há tempos no esquema outside Hollywood. Basta ver os seus filmes com o brilhante diretor Kevin Smith.

    DÍ-LHE GRÊMIO!!!

busca

confira

quem?

baconfrito