Matt Groening ou Seth MacFarlane? Epílogo

Televisão quarta-feira, 22 de julho de 2009

Após uma ausência forçada por conta de um dogão-jesus-me-chama (ou um café-da-manhã-com-suco-quente-e-presunto-duvidoso), cá estou de volta para encerrar a série sobre quem é o melhor, se Matt Groening ou Seth MacFarlane.

Para falar a verdade, a resposta saiu na última coluna – Matt Groening disparado – o objetivo agora é fazer uma breve reflexão sobre essa discussão.

Como sugeri no primeiro texto, apesar de terem o mesmo estilo de família tipicamente americana, tanto Os Simpsons, quanto Family Guy não tem nada a ver um com o outro. Como um leitor escreveu nos comentários, Family Guy talvez tenha mais a ver com South Park, o que também não concordo.

Animações são únicas, não existem concorrentes entre si. O que existe é se um agradou ou não. Se agrada, beleza, mas se a audiência não gostar… É cancelamento.

E é o que acontece.

 Seth, em carne e osso, com suas criações de acetato.

Brasileiro gosta de fazer comparações, principalmente entre coisas que não tem nada a ver, criando rótulos e criticando aquilo que não entende. Raramente uma animação mais complexa faz sucesso por aqui, como Drawn Together ou as do bloco do extinto Adult Swin.

Bob Esponja já foi tachado de desenho gay, Padrinhos Mágicos de promover magia negra e nem vou falar de animes, senão fico aqui o dia inteiro.

Metade das piadas de Family Guy e Os Simpsons não são entendidas pelo público daqui, principalmente as que envolvem história e cultura pop. O povo entende um pouco as tiradas visuais.

 Groening em 3×4

Mesmo assim, quando tem algo que acha que não agradou, está feita a polêmica, como no caso do episódio dos Simpsons no Brasil.

Vou encerrar por aqui, talvez, no futuro, retome o tema.

Voltando ao assunto da comparação entre os dois autores.

A genialidade de Matt Groening se mede pela sua capacidade de se reinventar e explorar bem o cotidiano, os personagens secundários e a polêmica do momento, mesmo fazendo o feijão-com-arroz que faz hoje. Também sabe quando é hora de tirar o time de campo, como fez com Futurama.

 Cada um explora suas criações…

Já MacFarlane ainda não tem esse timing, tanto que Family Guy já foi cancelada e, atualmente, anda sem graça, abusando de piadas forçadas, flashbacks e roteiro fraco. Curiosamente American Dad está em seu melhor momento.

Mesmo assim, é pouco para quem pretende chegar aos pés de Groening.

O velho Matt já está dando pinta que vai parar e MacFarlane pode ser um herdeiro natural ao trono, mas ainda tem muito que aprender se quiser ser comparado ao pai de Homer, Margie, Bart, Lisa e Maggie.

 …do jeito que achar melhor.

Enfim, quem quiser concordar ou discordar, os comentários estão aí embaixo.

Quem quiser assistir aos desenhos e ter uma nova opinião, pode entrar em FX Brasil, para ver Family Guy, ou em Mundo Fox, para assistir Os Simpsons.

Semana que vem retornamos à programação normal.

Leia mais em: , , , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • théo

    A última temporada de FG tem seus momentos, mas boa parte se concentra em piadas fracas, trilha sonora e efeitos especiais. Acho que o melhor episódio é o do Hitler, eu ri pra caralho da cena de perseguição no submarino.

    American Dad tá mesmo surpreendente, eu fiquei com dores no corpo com o episódio do DeLorean. “There’s so much crime in the desert!”

  • Realmente, o episódio do Hitler foi o melhor dessa temporada de FG.

    American Dad está arrebentando, uma pena que não explorem mais o potencial do Klaus.

  • é muito difícil saber quem agrada mas, por min tudo bem, tanto FG quanto Os Simpsons são duas séries ótimas.

  • Artur Barz

    Se em Simpsons tem os episódios que é só você ver os primeiros minutos que você já adivinhou o que ocorrerá em seguida, em Family Guy é diferente. Family guy tem suas nuances non-senses, aqueles cortes imprevisiveis, aquelas comparações que se tornaram marca registrada do desenho…É um desenho muito mais interessante. Mas sim, eu gosto de simpsons. Das series animadas mais famosas, eu acho Family Guy melhor que South park e Simpsons, o primeiro por ter já ter apelado demais com conspirações e episódios que fazem tempestade num copo d´agua por qual quer coisa, e o segundo, por ter se tornado previsível.

  • bruno

    o klaus é a “meg” do american dad kkkkkk

busca

confira

quem?

baconfrito