Matando e ressuscitando

Nona Arte quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Todo mundo já se perguntou isso, desde os tempos em que mortes não eram populares e que velhas banguelas não voltavam à vida através de uma explosão cósmica. Hoje a lista de personagens que ainda não morreram é, de certa forma, curta. E acredite, os que ainda não morreram vão morrer um dia, cedo ou tarde sua editora vai matá-lo

Mas você já não se preocupa, você sabe que seu personagem vai voltar logo à vida, seja uma edição depois da morte ou um ano, ele sempre volta, e você, mesmo odiando pseudos Jesus Cristos fantasiados, continua comprando e achando fantástico.

Apesar de para nós história em quadrinhos ser apenas entretenimento (talvez algo mais), para as grandes editoras histórias em quadrinhos são a tão sonhada galinha dos ovos de ouro, logo, que se foda a gente, a editora quer lucrar, nem que para isso seu personagem tenha que morrer.
Acontece que essas mortes, infelizmente, dão uma grana do cacete. Tudo começa quando o personagem morre, a edição da morte provavelmente vai ter MUITAS vendas, e a partir disso a propaganda sobre o acontecimento só aumenta. Depois vem a edição em que o personagem volta, ou seja, mais dinheiro. Quando terminada essa “saga”, o personagem volta ao normal, podendo até voltar a ser um zero à esquerda.

O maior exemplo disso é o Superman. O herói vinha numa fase ruim, as vendas estavam baixas e ninguém mais curtia o Super justamente pela sua atitude de “escoteiro”. Os leitores procuravam algo mais agressivo, mais radical. A DC tentou de várias maneiras reanimar o velho azulão, mas não obteve bons resultados. Logo matou ele e fizeram todo o arco do funeral e depois o retorno e bingo, as hqs venderam muito.

Ainda tiveram outros que morreram e voltaram e venderam muito, mas não tanto quando o Super.
Outra morte que “abalou” o mundo dos quadrinhos, e também o mundo fora dele, foi a recente morte do Capitão América. A morte foi tão comentada que passou até em mídias e programas que nunca deram a mínima para quadrinhos. O Capitão ainda não voltou à vida, mas quando voltar vai ser outra grande venda para a Marvel.

Mas claro que não é preciso de uma ressurreição para ter boas vendas. Ainda há personagens que apenas morreram e venderam bem, a vitima da vez foi o Robin.
Jason Todd (segundo Robin) não tinha lá tantos fãs, nisso a DC abre uma votação perguntando se ele deveria viver ou não, a resposta foi não, e nosso pequeno prodígio morreu pelas mãos do Coringa, o que além de aumentar as vendas ainda fez o Coringão mostrar porque ele é o pior inimigo do Batman.

Uma nova morte que abalou agora é a do Jonathan Kent. O pai do azulão morreu na edição Action Comics 870 com um ataque cardíaco.

As mortes vão indo e voltando, com grandes e pequenos personagens, e sempre trazendo dinheiro. Mesmo com uma grande parte odiando esses arcos, as pessoas sempre lêem e por isso sempre temos novas mortes. De certa forma elas até são legais, eu particularmente gosto de algumas mortes, dão uma animada no personagem, é uma maneira de começar no zero. Óbvio que tem muitas que são ridículas e exageradas, como os casos da Tia May. A única coisa que fica em falta nas histórias geralmente são as ressurreições, pois os personagens simplesmente aparecem de volta à vida.

A única coisa que me preocupa em relação às mortes é a do Batman. Já têm noticias rolando sobre a possível morte do morcegão, e também de quem vai assumir seu manto, mas enfim, apesar de muita gente odiar vai vender bem. E eu, você, e todo mundo que odiou essa noticia, provavelmente vai ler o arco.

Leia mais em: ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • infelizmente o asa noturna, que é um dos ultimos robins foi escolhido para ser o novo batman, oq axo extremamente escroto, o batman é provavelmente um dos poucos senao o unico herói que tem toda uma historia e teorias sempre… nao e´um cara fódao lutando
    é só um cara que deu a cara a tapa…. e prefiro que ele tome uma pilula para viver pra sempre doq ser trocado por asa noturna…

    se alguem qisér ver a época do batman velho.. uma das melhores sagas do morcego é a saga Batman – O Cavaleiro Das Trevas, mostra ele depois de 10 anos de aposentadoria e escrito por um dos mais fódas do mundo do gibi…. F.M.

    bom é isso… vale a pena conferir

  • Marcio

    O Jason Tod foi ressucitado no ultimo ano, e provavelmente ele é q vai assumir o manto do morcego apos a “final crisis”!

  • Isso me lembra: Tia May fiadaputa! Quando ela finalmente ia morrer, vem o Mefisto e faz uma troca que só Joe Quesada aceitaria…

  • Por isso que eu gosto do Spawn, a morte dele já é o início da história…

  • Ziderich

    A morte do Capitão América, ao contrário de outras foi muitíssimo bem feita. Eu tenho a edição já e ainda vou comprar o relançamento, pra daqui alguns anos eu vender e faturar uma grana hehehehe.

  • Java

    putz ontem fui da uma cagada e não tinha papel igienico… em oque tem a ver o cu com as calsas? é que fui da uma procurada onde se guarda os pakote de papel(não vo fika escrevendo igienico toda hora) e achei algumas HQ do meu cunhado no lugar e resolvi ver um que dizia em letras do lanterna verde A liga Vive bem eu que tinha recém lido este post pensei merda, isso não ta acontecendo dae resolvi ler e notei que faustos mata a liga da justiça composta com um flash de nome diferente e o lanterna verde chamado de cavaleiro esmeralda(u tiu da mascara que consegue acerta a cor amarela), supergay, mulhersemropa, o et e o tiu de preto que acha que é um morcego… bem tudu blz… mas dae 100 anos depois os cara meio que clonam eles (um esperimento pra dar poderes) e fizeram uma nova liga com uma copia do gavião negro no lugar do lanterna um tiu careca de flash e um ruivo cabeludo e viracasaca no lugar do super… blz a historia se desenrola e aparece o ajax xeio de xifre kebrando o pescoso do faustos… bem oque acontece? PORRA MORREU TODO MUNDO E RESSUCITARÃO? quem queira entender pq ressucitaram leiam essa edição que não direi qual foi… xD

  • Jack

    Quem é o mustela que deixa emos e miguxos escreverem dessa forma nesse tão respeitado e comentado SITE? Aprenda a escrever, seu Java energúmeno, antes de postar algo, ou pelo menos jogue no Word e mande fazer correção ortográfica. Não que prezo pelo português mais correto, mas escrita assim é Ph$da de ler, seu Noob do C$#aio!
    Mas comentando do post, eu acompanhava em 1994-1995-1996 as HQs do SH, e com as ocorrências de morte/funeral/retorno/revanche, a/as editores conseguiram boas vendas por este período, sendo que várias pessoas passaram a ler as revistas normais também.
    A HQ da morte do Batman é ótima, mas percebe-se que sem uma continuação (Que é o de se esperar de uma morte) a revista tem apenas as vendas imediatas da edição, não fazendo com que leitores não acostumados ou desanimados com a séria voltem a ler. Mas como já dito, nos fornece uma boa dose de descontração e de leituras na hora do banheiro.

busca

confira

quem?

baconfrito