Manual para Avacalhar o Leitor de sua HQ – Faça uma Atualização

HQs quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Esse texto faz parte de uma série, que você pode acessar aqui.

Cara, vou confessar um negócio pra vocês, eu adoro usar o Superman como exemplo porque já fizeram de quase TUDO com ele. E quando digo quase tudo, é porque estou falando sério, ele tem mais de seis décadas de histórias, nas quais ele já sofreu muito nas mãos de roteiristas insanos com idéias ridículas. Sabem qual foi a “atualização” dele? Simples, se tornar elétrico.

Vamos recapitular: Superman é aquele alienígena de Krypton que ninguém mais agüenta ouvir a história. Ele veio á Terra, cresceu e liberou poderes por causa do Sol Amarelo. Em todos os seus anos de vida NUNCA teve qualquer ligação com eletricidade. Então, do nada, perde suas forças e precisa de uma recarga que o deixa… Elétrico? Quem foi o imbecil que liberou a criação disso?

Superman Elétrico
E pensar que eu gostava desse visual

Aviso a qualquer roteirista: Se for para mudar algo na síntese do personagem, que faça direito! Aliás… Para quem ainda não sabe… Antes de revisar pela milionésima vez a origem de alguém e lançar uma nova Gênese faça o favor de pesquisar se isso já não foi feito de novo na última década e pense se vale a pena fazer qualquer banana pagar 6,90 (Isso se sair barato assim) por MAIS UMA versão da mesma droga de história. Francamente! Ele poderia fazer um bom lanche com essa grana toda.

Então, já que citamos a DC e suas múltiplas explorações, vamos á Marvel. Só que a Marvel, apesar de todas as loucuras cometidas desde o Ano 2000 (Entre elas tentar fazer os X-Men ficarem bem de preto), surgiu com uma boa idéia: O Ultiverso, uma releitura de não apenas um personagem, nem de um grupo, mas de TODO o seu universo Marvel. E ficou realmente bom! Puderam explorar as péssimas idéias do passado, como a Saga do Clone do Homem-Aranha, em diferentes pontos de vista. Só que, pra variar, resolvem estragar o que já está bom e prometem para este ano um mega-crossover que remodelará o Ultiverso.
“Mas Black, isso é ruim?”. Ce tá me zoando, não é, pequeno gafanhoto? Veja Crise nas Infinitas Terras e Crise Infinita. Veja Massacre Marvel. São atitudes para renovar algo que está fora de ordem. O quê no Ultiverso está fora de Ordem? Sabe qual o problema? Outra coisa que o século XXI recebeu das editoras: A mania dos Mega-Eventos. Todo ano estamos recebendo recheados Crise Infinita, 52, Guerra Civil e o que mais eles podem inventar.

Ultiverso

Agora, entenda pequeno gafanhoto que, apesar do que indica, nem toda atualização é ruim. Se o cara vive em um mundo onde tecnologias novas são inventadas todos os dias, é ridículo ele ainda usar um pedaço de pau e uma pedra. Ou seja, seria muito estranho se a Oráculo, maior fonte de informação do Universo DC, em plena era da Informática não fosse a maior hacker existente e conhecesse inúmeras funcionalidades do computador mais forte que existe na Terra. Aliás, ela poderia reprogramar TUDO na NASA sem precisar de ajuda nenhuma.

Huuuum
Nerd e com essas coxas??? Huuuum…

Quer saber de uma atualização que deu certo, mas ainda não chegou ao Brasil? Quem leu Crise Infinita conheceu o Novo Besouro Azul, um chicano com bom conhecimento de tecnologia que encontrou o besouro do primeiro Besouro Azul. Além dos poderes gerados pela armadura que o envolve, ele tem acesso á habilidades alienígenas que estariam contidas no amuleto, vindo de uma raça que há muito tenta dominar a Terra. De qualquer forma, a visão futurista de um personagem clássico, porém obscuro, foi uma boa se considerar o que já foi feito com outros personagens renovados nos últimos tempos.

Besouro Azul

Não gostou? Gostou? Comente já!

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • nm

    Discordo no ponto ”querer renovar”. Pelo menos no ponto da marvel (já disse que prefiro a marvel que a DC?)
    Vou citar a Civil War: É do caralho, eles não só fizeram umas história bem inovadora, como algo que não poderia ficar ISOLADO em alguns personagens. Isso é algo que TINHA que atingir todo o universo marvel (apesar de ser meio contra esse esquema de tacar tudo num mesmo mundo, deixando coisas estranhas). É inovação e foi boa, ao contrário da Crise Infinita da DC.
    A saga do Massacre foi boa, outra que afetou todo o universo marvel, apesar de ser desnecessário e ficar com pontos falhos.
    Porque picas, aparece um SUPER VILÃO pronto pra comer o cu de qualquer puto que se meter no caminho, dai o Quarteto Fantástico que consegue peitar o GALACTUS , vai ficar com medinho porque não é algo que eles devam se envolver?
    Na Civil War mostra muito bem isso: Não são heróis para defender coisas isoladas, todos são patriotas que já deram a bunda pra proteger os EUA (E o mundo inteiro).
    Esse é o ponto alto que eu prefiro a marvel, além de heróis são HUMANOS. Nada daquela perfeição exagerada que muito ocorre na DC.

    Acho que o fato de ”fazerem sagas gigantes que afetam todo mundo”, não é o problema. Até porque, mesmo assim, as histórias paralelas CONTINUAM acontecendo. One More Day é um exemplo (apesar de ser uma merda). Ou as dezenas de outras revistas com centenas de outras personagens, reclamar disso ao meu ver é besteira.
    O problema é como tu disse no caso do Super Homem.
    Mesma coisa de querer ”remodelar” o Iceman com….sei lá, poderes de FOGO.

  • Ziderich

    O pior é que o Puto do Superman azul tinha um visual legal =D

  • Black

    Como eu disse. Adorava aquele visual. Mas a idéia era sem pé nem cabeça.
    N M. Concordo contigo. Civil War é do cagaio. Mas você já viu o que vem aí? Se não, dá uma procurada por Invasão Skrull, você vai querer MATAR o Quesada. E eu falo sério.

busca

confira

quem?

baconfrito