Maiz oçê imteinde uqê eu tô falanu, né?!

Livros segunda-feira, 06 de setembro de 2010

Tem muita gente que fala o português coloquial errado. Para quem não entendeu (E isso significa que eu estou falando sobre você nesse parágrafo): tem gente que fala o português que já é errado, errado. Não tá entendendo porra nenhuma? Pois bem, vou ilustrar:

O interessante sobre a burrice é que em 99% dos casos, ou a pessoa é MUITO burra ou é só ligeiramente burra, no melhor estilo “8 ou 80”. O jeito que uma pessoa fala é o reflexo direto de como aquela pessoa escreve: Se você fala mortandela, você escreve mortandela. E a recíproca é verdadeira: Escreveu adevogado, você fala adevogado.

Além de ser extremamente irritante ouvir alguém falando coisas como menas, agente vamos e eu si divirto é (Falo agora por mim, vocês deixem suas opiniões nos comentários) um quebra clima gigantesco. Pare e preste atenção no jeito como as pessoas falam e você verá que ouvir um consçença é algo absurdamente chato.

Claro que ninguém fala tudo 100% certo, é algo quase impossível quando se está falando normalmente, sem prestar atenção à fala. É algo muito comum usar apenas o “mais” enquanto se fala, mesmo que o sentido seja de “mas”, só que na hora de escrever isso, a diferença entre “mas” e mais” é uma exigência.

 Tá dando pra entender?

Aquela história de “pra tudo na vida tem limite” é a mais pura verdade. Qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento em seu idoma não gosta de ouvir uma pessoa falando muito errado, é chato, irritante, tosco. Não que a pessoa tenha que saber todas as regras existentes no idioma, mas pelo menos tem que ter um vocabulário “limpo”. Pra vocês terem uma idéia da ironia, o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vinicios Vilaça fala errado.

 E se veste mal

Então, caros leitores, vai aí uma dica, mas (MAS) e só para quem não quer ser odiado por todos ao seu redor: Só abra a boca, não importa o que você iria falar, se você tiver o mínimo (De zero à dez, digamos… 6) de conhecimento do seu idioma, não importa qual seja (Nota: sejE NÃO existe) ele. Mas (MAS) mais (MAIS) importante que isso, não use terno e gravata azuis.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito