Liga da Justiça – O Filme

Cinema quarta-feira, 06 de junho de 2012

Os Vingadores fizeram aí um bilhão de dinheiros, o filme foi um estouro. A Marvel tá com o rabo cheio de dinheiro e continua investindo. O segundo filme dos Avengers é certeza, além de outros filmes mais, e ainda mil boatos sobre o que vai ou não acontecer. Enquanto isso, a DC faz o que sempre fez, aposta em filmes de heróis individuais, provavelmente rezando para que sejam blockbusters. Mas se a Marvel tem um filme fodástico da sua equipe principal, por que a pff grandiosa Detective Comics, que os fãs adoram exaltar, não faz a mesma coisa?

Primeiro, é preciso dizer o óbvio: Um filme como Vingadores não saiu do nada, assim como um da Liga da Justiça não sairia. A Marvel começou o grande projeto lá por 2008 e só agora, quatro anos depois e vários filmes lançados, construindo sorrateiramente o plano de fundo dos Vingadores, é que lançou o filme. É uma operação que ainda está em andamento e que exigiu muito, aposto. Logo, isso demonstra intenção. Aparentemente, a DC não tem intenção de fazer um filme da Liga a curto ou médio prazo, mesmo que muitos estejam já falando nisso. Se espera que haja uma espécie de resposta aos Avengers, e os fãs começaram a imaginar isso como que por instinto. O que a DC parece estar fazendo mesmo é tentar apostar em filmes de seus dois personagens que dão dinheiro em qualquer lugar: Superman e Batman. São provavelmente os dois super-heróis mais importantes dos quadrinhos e da editora, e a DC os explora como se fossem minas de diamante na África. Ou ainda, cabe uma distinção aqui: Dos dois personagens, o mais judiado é o Superman. O Homem-Morcego já teve seus momentos toscos, e agora se recupera com a trilogia do Nolan. Já o Super-Homem saiu de um fracasso há pouco mais de cinco anos e agora parece que vai se enfiar em outro.

É bem verdade que a DC já tentou fazer filmes de outros heróis seus. Podemos citar o filme da Supergirl, em 1984 (Risos), ou quem sabe do Lanterna Verde, esse que saiu ano passado? Esse que todo mundo falou bem bagarai. Tem também a Mulher-Gato, de 2004. É, tá, vou parar com isso, dá vergonha alheia, eu sei. Ei, não tinha um filme do Flash pra televisão? TÁ, TÁ, parei mesmo agora.

 É sério, existiu mesmo.

Uma coisa crucial para que um filme da Liga da Justiça acontecesse ainda nesta década seria uma mudança completa nos universos cinematógráficos atuais dos dois personagens principais da DC, e da filmagem de longas pelo menos interessantes dos integrantes da Liga. É, é mais ou menos o que o Marvel fez pra lançar os Avengers, mas o caso é que essa fórmula funciona. Como eu disse antes, não se pode tirar um filme desse porte do nada, do ar, e seria esquisito fazer isso sem antes trazer pra perto dos espectadores personagens como a Mulher-Maravilha, Mulher-Gavião e até o Flash mesmo. Sim, eles são conhecidos pra você, que é fã ou que pelo menos conhece um pouco de HQs, mas pra muita gente só há Batman e Superman e o resto é secundário. Pra fazer funcionar uma liga, não pode ser assim.

Sobre a mudança completa, pensem no seguinte: Nos filmes do Super-Homem não há outro herói. Nos do Batman, também não. Nem se cogita isso. Ou seja, seria preciso começar tudo de novo, mostrando a existência de outros, ou ao menos arranjar um jeito em filmes futuros. Mas como fazer isso, por exemplo, no universo realista e sombrio de Dark Knight? É, é complicado.

Enfim, seria interessante um dia escrever um texto com o mesmo título deste, e saber que é uma realidade. Aliás, acho que o tema merece uma análise mais aprofundada, como essa feita em um site especializado. Está em inglês e recomendo que quem puder e se interessar leia. De resto, aguardo os boatos, que já correm soltos, e as opiniões de vocês, leitores, e nossos colunistas sobre essa parada. Vida longa e próspera, pessoal.

Leia mais em: , , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Joao

    Nem precisa escrever nada. Basta rodar um filme baseado nos quadrinhos dos anos 80 “Batman o Cavaleiro das trevas” escrito pelo Frank Miller. Estão todos os herois juntos, a história é fantastica e ninguem ia pensar nos vingadores tao cedo.

busca

confira

quem?

baconfrito