Legendas TV fora do ar

Primeira Fila sexta-feira, 06 de fevereiro de 2009

A coluna dessa semana será curta, pois tudo que tenho a dizer sobre o assunto se resume a algumas frases. Essas seriam: RÁ, se fuderam! Eu sempre disse que esse negócio de baixar filmes (e legendas) não é legal e a justiça brasileira concorda comigo

Ok, não é só isso que quero dizer!

Da última vez que falei do assunto, todos partiram direto a dizer que DVD pirata é coisa do passado e a moda agora é namorar pelado fazer download dos filmes. Discordei educadamente nos comentários, e aqui adiciono mais alguns motivos pra não gostar nadinha dessa conversa de download.

  Aposto que tentou clicar! Viciado maldito…

1- Tem muito tempo que não baixo um filme, então sou suspeita pra falar que a imagem é ruim. Só que os três TODOS os filmes que baixei eram péssimos e só se adequaram à tela do iPod, mesmo antes de convertidos. Pode ser sim que simplesmente não tenha procurado direito e que existam uns com qualidade mais alta, mas eu acredito que simplesmente não tem como um download ter qualidade mais alta que a de um de cinema ou a de um DVD original.

2- Acredito que uma parte razoável da população ainda tenha uma carroça no lugar de um computador, como eu. Tenho muito mais paciência pra esquecer um filme por um mês e esperar que ele saia em DVD do que pra esperar um tempão enquanto ele baixa. E mais um bom tempo pra baixar legenda. Particularmente, nos filmes que baixei, deixei a legenda pra lá. Eram todos em línguas que eu falo, então… Por sinal, vão fazer uns cursos de línguas, seus incultos!

3- Putz, vai logo numa locadora. Não tem dinheiro quer comprar um filme? Sem problemas, ALUGUE. E depois, se quiser, faça uma cópia só pra você. A lei anti-pirataria diz no 4º ítem do 1º artigo que não tem problema fazer “cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto

  “Agora se atreva a fazer uma cópia pra você e outra pra sua tia!”

Tá vendo, a justiça também concorda comigo que esse é um tipo “menos pior” de pirataria. Até porque sim, leitores revoltadinhos, eu SEI que séries, por exemplo, são pra lá de caras e nem todo mundo é filho de ministro como eu. Continuo defendendo a locação nesse caso também, mas entendo quem não tenha paciência pra esperar acabar uma temporada e ela sair em DVD. Nem todo mundo tem espírito de bom samaritano como eu. Tem ainda o fato de que bons cinéfilos (principalmente os fãs de cinema europeu) nem sempre encontram alguns filmes porque eles simplesmente NÃO CHEGAM ao país. O jeito então é procurar nos sites de download da vida, o que não significa nescessariamente acha-los. Por sinal, se alguém aí tiver mais filmes com o Daniel Brühl ou o Louis Garrel, favor entrar em contato no meu e-mail.

Pois então, defendidas as situações em que acho que a pirataria é de Deus, vamos todos refletir… Ninguém aqui acredita em Papai Noel e acha que o mundo é feito só de boas intenções, certo? Então vocês têm que concordar que nem todos os que procuram sites de torrent são bons cidadãos atrás de uma série que vai demorar anos pra sair ou filmes que os distribuidores não se deram ao trabalho de trazer para o nosso Brasil varonil. De onde exatamente vocês acham que os verdadeiros filhos da p queridos que produzem cópias piratas em grande escala tiram os filmes e suas respectivas legendas? AÍ sim é que está o X da questão. Como é que o governo vai saber quem tá lá baixando um filme só pra assistir e jogar fora e quem vai fazer trocentas cópias depois?

  E agora, Drummond?

Nós vivemos num país onde todos são culpados até que se prove o contrário, por mais que não seja isso que a lei diga. Partindo desse pressuposto, é mais do que natural que a ACPM – Associação Antipirataria de Cinema e Música – tenha tirado o Legendas.TV do ar. E talvez tenha até demorado muito. Se isso é certo ou errado, não sei. Mesmo. A única coisa certa é que o site em questão vai achar um jeito de voltar (nem que seja hospedado no Azerbaijão) e que, mesmo se não voltar, vai ser IMPOSSÍVEL a curto prazo que os orgãos do governo (ou associações aleatórias) consigam tirar do ar todos os sites de download. O Legendas.TV foi só um peixinho. Por isso não faz muita diferença sabotar o site da ACPM, assim como não faz diferença que eles sabotem o Legendas.TV, que já voltou, inclusive, como acabei de acabar de ver.

Pirataria é sempre um tema delicado, porque o que é pirataria pra vocês pode não ser pra mim e vice-versa. Só que a lei existe, por mais incompleta que seja. Vamos convir que querendo ou não, o trabalho do Legendas.TV atrapalha toda uma cadeia de autores, atores, produtores, diretores, contra-regra, flanelinhas dos artistas e, claro, dos pobres tradutores oficiais. Se as pessoas não compram os originais essa galera toda acaba prejudicada, em especial os que não são figurões como os atores. O Tom Cruise tá se lixando se você compra um piratão, mas enquanto isso o orçamento dos filmes vai diminuindo e menos assistentes vão sendo contratados.

 “RÁ, se fode aí baixando filme… Tô nem aí!”

Eu não tenho uma solução pra esse problema. Essa idéia de “propriedade intelectual” é meio confusa pra mim, pra justiça e pra maioria da população. E vocês? Alguma solução pra salvar o mundo hoje?

  E tenho dito.

Leia mais em: , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

busca

confira

quem?

baconfrito