Jogando e ficando puto Pt. 4

Nerd-O-Matic quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Comentário relevante da semana

Na semana que passou tivemos tantos comentários brilhantes que ficou até difícil escolher só um. Vamos aos DOIS comentários mais geniais da semana então:

Boa Bel. Bel Boa. A Bel é prata da casa e, apesar de dizer nos seus textos que não curte levar atrás, aqui no cantinho do Huno o álcool entra e a verdade sai.

E depois o Red, dando uma aula de como fazer um comentário tosco e mentiroso, porém engraçado.

Orra véi, ri pra caralho. Red, cê é um ogro: parabéns.

Coisas que eu odeio nos games pt.4

Cês acreditam que já faz um mês que eu só tô reclamando dos jogos? Porra, é muita acidez nervosa pra uma coluna só. Vamos fazer o seguinte: na semana que vem dou uma pausa com o Jogando e Ficando Puto, abordo um tema diferente e depois volto de novo à carga na outra semana. É tanta coisa pra reclamar que eu não consigo largar do tema em definitivo. Nosso tema de hoje é:

MUITA HISTÓRIA, POUCO JOGO

 Quer história vai ler um livro?

Eu adoro RPGs, Sério mesmo, eu jogo qualquer coisa de rpg que aparecer pela frente. Eu não sei exatamente o que me atrai para esse gênero específico, mas tem algo a ver com poder desenvolver os personagens ao longo do tempo, participar de caçadas e matanças de monstros épicos, descobrir itens cada vez melhores e, principalmente, poder participar de uma história bem contada.

É claro que nem todo RPG conta uma boa história, mas é o gênero onde você tem mais chances de encontrar uma história envolvente ao mesmo tempo em que está jogando vídeo-game. É mais vantajoso que ler a mesma historinha num livro, por exemplo. Você participa e faz a história avançar. E nos melhores RPGs você tem até o poder de decidir como a história vai se desenvolver. Um dos melhores exemplos disso é Chrono Trigger, com seus vários finais. Um ótimo RPG, porque te faz voltar a jogá-lo depois de terminado, só pra você ver quais são os outros finais.

Mas o ponto de hoje é justamente este: historinhas deveriam ser coisas confinadas aos RPGs. Se tem um lance que me deixa muito puto é quando um jogo INSISTE em emendar um arremedo de história num jogo que poderia passar muito bem sem ela.

 NFS só tem enredo de bosta, aí eles apelam pra mulher gostosa. Por mim tudo bem.

Imediatamente me vêm à cabeça a série Need for Speed. Sempre uma história completamente débil mental TENTANDO acompanhar o jogo. Aí acontece aquela coisa clássica de você simplesmente ficar apertando o start e o x pra ver se pula tudo de uma vez. Caralho, pensem comigo: qual é a sua expectativa quando você pega um jogo como Need for Speed? O NOME do jogo é “Necessidade de Velocidade”, e daí você lá, louco pra enfiar o dedo no botão do acelerador e estourar todos os nitros possíveis, fazer drifts que vão quase te jogar pra fora da tela e explodir seu carro, fugir da puliça e achar todas rampas do jogo que vão te lançar voando sobre os oponentes… resumindo: tocar o horror e rodar adrenalina pelo sistema.

Aí não rola nada disso. Cê liga o jogo e além de ficar aguentando tela de loading, ainda tem que ficar vendo tela de historinha. E historinhas totalmente clichê, com roteiros mal-chupados de filmes como “Velozes e Furiosos” ainda por cima.

Putaqueospariu Electronic Arts, pára de tentar contar história, por favor. Tentem fazer como Gran Turismo, que nunca teve PORRA NENHUMA de história, mas continua sendo o melhor simulador de direção que existe.

Mas tem coisa pior. Peguem Tekken, por exemplo. Sempre achei Tekken um ótimo jogo de luta, fácil de começar mas difícil de dominar. Lutas rápidas, cenários e lutadores bem-feitos, enfim, um primor de jogo pra quem gosta de baixar o sarrafo num oponente. Mas aí tu vai lá e vê aquela BOSTA FUMEGANTE que é o modo Tekken Force, onde os caras quiseram criar um história pra você ir seguindo com o personagem. Aquilo ficou muito ruim. A história não serve, os cenários não servem e tosquíssimo modo de luta beat em’ up ficou a coisa mais horrível do mundo. E os caras colocaram aquilo desde Tekken 3, se bem me lembro.

 Force Mode é um saco

Mas ainda tem coisa pior do que historinhas num jogo onde você não queria ver historinha: historinhas que não dá pra pular. Porra, essas são de matar.

Por que, você sabe, tem horas que a gente só quer dar uma jogadinha esperta, pegar o joystick, desligar o cérebro, tocar um foda-se em perder um tempinho com seu vídeo-game preferido. Não tem coisa mais desrespeitosa com o jogador do que OBRIGAR ele a assistir uma bosta duma historinha que não faz diferença nenhuma no jogo. Você está efetivamente comendo o tempo do jogador com algo que ele não quer fazer. Custa botar uma opção pra pular as cenas ou filminhos ao toque de um botão? Porra, não pode ser tão dificil.

Bônus irritação: Cenas de execução de magias que não dá pra pular. Extremamente irritante você ter que aguentar as mesmas longas cenas a cada vez que executa a porra da magia. Estou falando de você Final Fantasy VIII.

Mas o pior de todos mesmo é Metal Gear Solid. Não me entendam mal, eu sempre curti MGS, principalmente por causa da história. Eu acho que o Hideo Kojima criou um universo muito lôco, que funciona perfeitamente com o estilo de jogo de ação tática. Mas caralho, quando cê fica quase uma hora apertando botão x pra passar CADA DIÁLOGO dos personagens, isso é algo que faz você perder um pouco do amor pelo jogo sabe? Lembram do Metal Gear 3 com quase uma hora de história só para o jogo começar? Pelamor, isso é abuso sexual da minha paciência.

 Quer ler um livro vai jogar vídeo-game

Desenvolvedores, duas dicas espertas pra vocês: botão de pause e botão de pular cena. Sério, não façam a gente perder mais tempo do que já perdemos com as telas de loading.

Leia mais em: , , ,

Antes de comentar, tenha em mente que...

...os comentários são de responsabilidade de seus autores, e o Bacon Frito não se responsabiliza por nenhum deles. Se fode ae.

  • Daniel

    Cara! Eu adoro Soul Reaver, baixei o 2 pra pc mas quando vou jogar é uma porrada de video irritante que não pode ser pulado e eu doido pra passar a espada nos monstros mas amarrado na frente do vídeo! Que merda! Eu já gritei um monte de vez aqui em casa: “Desenvolvedor filha da puta, custa botar um botão pra pular a cena?”

  • Renan

    Cara, concordei com quase tudo até o momento que você disse “Cenas de execução de magias que não dá pra pular (FF-VIII)”
    Da sim, véi! pelo que me lembro (há vários anos atrás) era só aperta “Select” ou “Select + Start” que pulava as CG’s dos GF’s (Guardian Forces) “nussa como me lembrei disso!?!? o.o”
    Ao menos que você queira apertar “Quadrado” igual um retardado para aumentar o poder do seu GF ¬¬’
    Quanto ao resto do artigo, nota 10.
    Abraço.

  • Paulo Figueiredo

    Nossa véio, uma coisa que me dexa “sangue nos zóio” jogando é o tal do cheater em jogos online.
    PUTA QUE O PARIU!!
    Vc joga o maldito jogo desde 300 a.c ai chega um corno maldito que joga a 3 minutos o diabo do jogo e fode com a sua diversão e com a diversão do todos no server.

  • ViniLaqua

    Por isso eu jogo STALKER, se tu quer ficar 3 horas vendo todos os diálogos, vc fica, senão senta o dedo nessa merda.

  • Vitor

    No Metal Gear tem botão de pular dialogo até no Metal Gear Solid 1. É só segurar triângulo.

  • joao

    puts,imagina um jogo com tela de loading Ultra demorada,que te faz ficar perdido por um TEMPÃO e que seja com um personagem muito homo?

  • HAHA! eu começei a ler, e quando falou em cenas q não da pra pular, pensei na hora em MGS! Só pra ter uma idéia, eu queria um XBOX360, mas quando descobri q MGS4 so ia pro PS3, tive q escolher entre console preferido e jogo preferido. E o Snake tinha robozinho ajudante.
    Lembrando q MGS4 tem mais tempo de histórinhas do q de jogo!

  • Luke2206

    Além do que acontece muito de você precisar parar numa cena importante mas o jogo não permite pausar a cena.
    Aew você tem que parar por algum motivo (seja porque num dá mais pra segurar a vontade de ir no banheiro, seja porque chegou visita e só tem você pra ir lá abrir o portão), aí lá vai você muito fulo ter que perder a cena(e depois possivelmente ter que refazer todo o processo pra vê-la) só porque naum dá pra pausar a merda. ;/

  • Sagara

    Primeiro jogo que pensei nessas telas de Loading que não dar pra pular foi Black. Puta videos chatos ¬¬

  • Red

    vlw aew Atila, to tentando a cada dia ficar com o estilo mais parecido com o do kratos pra tentar comer o cu da bel ahahaha

  • O pior de tudo é que agora tudo tem que ter história. Até Street Fighter agora tem enredo elaborado, e como eu disse em um texto meu, tem como eu colocar a história no meio dos golpes para dar mais acertos ou tirar mais sangue do oponente?

  • Felipe

    assassin’s creed é um jogo do caralho, com gráficos impressionantes até num pc meia boca que nem o meu…

    mas já viu a porra do tempo que demoram pra passar os vídeos estúpidos dele?!?!?!!?!
    boa parte deles não acrescentam nada na história, e não tem como pular isso.

    porra… cê tá louco pra esfaquear uns templários, fazer le parkour em tudo quanto é prédio e ver os cada cena com aquele puta sistema de gráfico… e A MERDA DO VÍDEO não fecha!

    o pior é que tu ainda tem que interagir com a bagaça, senão o jogo não segue…

  • Eles podiam colocar as histórias na própria TELA DE LOADING,assim,perdiamos menos tempo.

    Se quisesse continuar lendo a história,continuava,senão,aparecia um “Press X to start the Level”, ou algo assim,dependendo do jogo.

    Muito mais facil,íamos perdem MUITO MENOS tempo,com certeza

  • Java

    cara joga Warriors Orichi… você pode pular a historia, loading de 5seg, e o melhor vc usa 1 samurai pra matar um exercito… nesse jogo só falto ter sangue ao inves de luzinha… que é um bom tema para esta coluna “CADE A PORRADO SANGUE” Você vai jogar joguin bacan que te falarão que da pra passa o facão na geral dae vc ve só uma luzinha saindo do kra ao invéz de sangue… -.-‘

  • Red

    Que mane sangue a gente quer ve xota, peitinho, bunda…

    Cara tu ja falou das telas de loading, de ficar perdido, dos bugs, dos puzzles, dos protagonistas gay e agora da porra da historinha que não dá pra pular. o que mais falta?

    só consigo imaginar fatores externos tipo;
    Tu tá jogando a 1 hora e falta luz pouco antes do salve.
    Tu tá no meio de uma viagem longa pra caralho e acaba a bateria do PSP

    Ou fatores historicos agregados:
    Teu Play1 que depois de velho reiniciava sozinho e não lia os jogos.
    Quando tu era criança e tava jogando megadrive e tua mae enchia teu saco pra ir pra escola, tu se arrumava puto ia pro fliper e quando tava lá jogando amarradão batia a policia, matavam alguem ou pior vinha um puto e botava uma partida contra.

  • haha! acabo de perceber uma coisa! se alguns jogos tivessem a opção de pular as cenas, iriam perder a ”estimativa de horas pra terminar”, tipo, os jogos só durariam umas 3 horas! E por acaso, alguem ja jogou o faroeste GUM?

  • Lucas

    O pior é Okami. Meia hora de história chatíssima EM FORMATO DE TEXTO que não dá para pular. E a cada chefe derrotado, mais 20 minutos de textos idiotas.

    E isso somado ao fato de não dar indicação para o locar que você deverá ir depois.

    Acho que esse são os principais motivos de tanta gente preferir os jogos old school. Eles eram só jogo, não tinham perda de tempo com encheção.

  • Sgt.KAR98

    É,achava que era o único a ter reclamações.
    Três coisas de emputecer nos jogos de hoje

    1.Jogos parnasianos (muito bonito,mas nada de jogo quase)

    Antigamente (como sou OLD),os jogos de 64 ou PS1 tinham gráficos de matar,mas o que importava era o jogo.Você zerava um jogo em uns 20 dias e depois jogava ele por mais um mês,no mínimo.Hoje,se acaba em uma semana no máximo e pode jogar ele no lixo,que num tem mais nada pra fazer nele.
    Alguém lembra de Goldeneye?Cara,era jogo que num acabava mais!Se jogava por meses,anos até.
    Pega um dos 007 de hoje.4 dias se você aguentar, de tão ruins que são.

    O pessoal dos games tá dando muita atenção pros designers gráficos e de som e pagando mal os malditos roteiristas!

  • Sgt.KAR98

    2.Esconde-esconde

    Cara,eu sei que vou ser criticado,mas Splinter Cell é uma merda mór.Que graça tem eses jogos de ficar andando pela sombra o tempo todo como um rato de esgoto?????
    Jogo de tiro antes você chutava a porta e entrava fuzilando,no máximo,tinha uma ou dous missões stealth,não essa coisa de cagaço de aparecer.
    Jogo moderado mesmo,aliás,excelente é Hitman 2,que é stealth sem ser bunda mole.

  • Java

    “Red: Que mane sangue a gente quer ve xota, peitinho, bunda…”

    @Red

    vai pro putero então, porra, seu punhetero… mas se qr buceta peitinho e bunda em jogo vai jogar popotan (melhor jogo hentai que conheço, e único)

  • atillah

    @ Renan

    É evidente que tem que aumentar o poder das guardian forces, então não dava pra pular as animações.

    @ Vitor

    Dava pra pular a história em MGS, mas o que me enche o saco é apertar x de 3 em 3 segundos mesmo que você queira acompanhar a história. Isso é ridículo, tem n maneiras mais fluidas de fazer o lance rolar. Ainda mais com quase 1 hora de introdução ao jogo.

    @ Junnin

    História na tela de loading foi a idéia mais genial que eu já vi qualquer leitor meu dar nessa coluna.

    Isso me lembrou God of War que, além de ter história empolgante e ser um jogo do caralho, NÃO TEM LOADING.

    @ Red

    Minha imaginação não tem limites. Aguarde e confie.

    @ Lucas

    Não acredito que eu esqueci de Okami. Aquela história inicial GIGANTE que não dá pra pular e ainda não se deram ao trabalho de botar vozes na merda da história, só aqueles barulhinhos irritantes. Okami é o campeão de história pentelha.

    @ Sgt.KAR98

    Curti o lance dos “jogos parnasianos”, vou usar.

  • Glauber

    Depois desse artigo o Átila passou a Bel.(Posso ter sido influenciado por ter as mesmas opiniões presentes no artigo, também. XD)

    Quanto a MGS: A história inicial do 3 é porque eles tinham que introduzir a história desde o MGS 2. E não quiseram fazer uma “história-jogável”. Eu como fã de MGS, suporto numa boa(só fico puto quando a porra da história tá acabando, e aí não posso pausar e tenho que ver tudo de novo da próxima vez XD).
    Histórias em Loading não dão certo pq, obviamente, o Loading ia acabar antes da história, e pq a animação da história ia pesar muito, o dificultaria carregar o jogo.
    Outra coisa, porque o uso da imagem de Valkyrie Profile ali? :o

    Fiquei surpreso que você curta RPG. Você não parece lááááá o tipo de pessoa que curte o RPG.

  • André

    Na minha opinião, um dos “culpados” desses problemas nos jogos são as próprias revistas e sites de reviews. Um dos principais critérios de avaliação dos jogos é o tempo de horas jogadas. Por isso, os desenvolvedores forçam o jogo a ser extremamente longo, aplicando técnicas idiotas e iritantes como:
    – Filmes e apresentações que não poder ser puladas;
    – Deixar o jogador perdido, fazendo que gaste tempo para se localizar;
    – Ter que passar pelo mesmo local inúmeras vezes
    – Ter que ir até certo local para iniciar uma missão, sendo que se o jogador morrer, terá não só que refazer a missão, mas ir até ela novamente, como em GTA.

    A GameSpot, por exemplo, costuma das altas notas para os jogos como Okami, sem ao menos criticar esses erros imperdoáveis. Já jogos que se focam na jogabilidade, mas duram menos do que 10 horas de jogo, costumam ser extremamente criticados.

    Isso faz com que o jogador fique realmente MUITO PUTO com os jogos da geração PS2, PS3 e XBOX 360 (sendo que muitos jogos de Wii também abusam de apresentações em formato texto, como Zelda). Um dos reflexos disso foi Megaman 9 ser consideirado o melhor jogo da E3 de 2008! Um jogo com visual e áudio 8-bits em pleno 2008 mostra que os desenvolvedores precisam rever seus conceitos de como fazer jogos!

  • Shimoo

    É por isso que eu gosto de Half-Life. Sem filminhos, cut-scenes e essas frescuras ( falando em frescuras, pqp com FFVIII, quanta baitolagem pra solta uns rainhos). Poucos jogos passam sua história como em HL, com diálogos curtos e no meio da ação, nada de tirar o controle do jogador para fazer ele prestar atenção na marra ( ou passar as cenas bem rápido ). É uma boa alternativa.

  • Matheus Santos

    No MGS 3 é só apertar o Triângulo para pular os dialogos no Rádio mais rápido.e nas animações vocÊ aparta R1 para pegar cenas inéditas, e pode mover a camera com Triângulo e os analógicos

  • Me lembrei de Yakuza. Consegui aquele jogo quando estava sem videogame, tinha que jogar nas locadoras, o jogo parecia ser legalzinho mas eu não jogava 2 minutos já iam enchendo de cenas. Eu quero lá saber se o cara tá preso, como matou o mafioso, to cagando, eu quero jogar, se eu quisesse ver filme eu ia ao cinema, porra!

busca

confira

quem?

baconfrito